in ,

Grupo k-pop IZ*ONE chega ao fim; entenda o que aconteceu

Hoje (29) é o último dia do grupo k-pop IZ*ONE (ou também IZONE), que chega ao fim após dois anos e meio de muito trabalho e uma imensidão de fãs. Apesar de serem um sucesso, a notícia foi confirmada no mês passado pelo Mnet, canal de TV sul-coreano focado em música, e pelo jeito não terá volta. O motivo é a não renovação do contrato do grupo, mas há muita polêmica envolvendo a corrupção no mundo do k-pop por trás disso.

Foto: Divulgação

IZ*ONE teve sua estreia em 2018 por meio do programa “Produce 101”, um reality show do canal Mnet. As meninas participaram da edição “Produce 48”, temporada em parceria com o grupo feminino japonês AKB48, que teve como propósito lançar o próximo girl group ao mundo do k-pop. O público foi quem escolhe as integrantes entre 96 meninas do Japão e da Coreia do Sul, além do nome, conceito e primeiro single.

Para o debut do grupo, foi escolhida a música “라비앙로즈 (La Vie en Rose)”, que foi lançada alguns meses depois do fim do programa e alcançou o topo de diversas paradas musicais, inclusive da K-pop Singles Chart no iTunes. Além disso, também foi lançado um clipe que ultrapassa a marca de 149 milhões de visualizações no Youtube atualmente.

Entenda a polêmica que levou ao fim do IZ*ONE

Após um ano de IZ*ONE, o “Produce 101”, reality show responsável pela formação do grupo, teve uma nova edição. Dessa vez, foi chamado de “Produce X 101”, que reuniu 101 participantes que tinham o objetivo de serem parte do próximo boy group do k-pop. Então, o grupo masculino X1 foi criado e lançado ao mundo da música.

Foto: Divulgação

Até que um dia, alguns fãs foram checar os resultados finais das edições do reality show e perceberam um padrão estranho nos votos finais. Então, decidiram entrar com uma ação contra o canal de televisão Mnet, acusando-os de fraude eleitoral.

A polícia foi acionada e foi até a emissora com um mandato de busca. Durante a investigação, descobriram que todas as temporadas do “Produce 101” foram compradas por empresas de alguns idols. Além disso, há rumores que alguns membros já haviam sido decididos antes mesmo do programa começar.

Durante as investigações, a polícia descobriu que o mesmo esquema de compra também aconteceu com outros três realities shows da emissora.

IZ*ONE: fãs tentam salvar o grupo de k-pop do fim

Frente ao escândalo, o grupo X1, que tinha contrato para cinco anos, chegou ao fim após cinco meses em atividade. Já o IZ*ONE teve o lançamento de seu álbum “Bloom*IZ” adiado e suas atividades foram suspensas por um tempo. Sobre os contratos das doze integrantes, houve uma negociação para que o grupo continuasse ativo até abril desse ano – no caso, hoje (29).

Leia também: IZONE quebra recorde de vendas com comeback, “BLOOM*IZ”; confira

Muito tristes com a notícia, os fãs organizaram diversos projetos para tentar salvar e até mesmo relançar os grupos. Os fãs coreanos do IZ*ONE já arrecadaram cerca de $ 2 milhões e estão levantando dados para saber se os WIZONEs de outros países também querem participar, já que as doações estão limitadas à Coreia do Sul.

Não se sabe os resultados que os projetos terão, mas os fãs continuam decididos a ajudarem seus idols e trazerem seus grupos favoritos de volta. Quem sabe em breve não temos novas notícias?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *