in , ,

5 idols que ainda precisam servir o exército da Coreia do Sul (como funciona?)

Se tem um assunto que deixa os fãs de K-Pop apreensivos, esse com certeza é o alistamento de idols sul-coreanos ao exército do país. Os artistas, assim como qualquer jovem da Coreia do Sul, devem obrigatoriamente servir as forças armadas do território asiático.

Recentemente, o membro e líder do MONSTA X, Shownu, se tornou o mais novo integrante de um boygroup a se listar ao exército. Segundo o site Soompi, Son Hyun Woo (seu nome de batismo) se afastará das suas atividades profissionais ainda no dia 22 deste mês, no qual, passará por duas semanas de treinamento militar e, após isso, cumprirá o serviço como funcionário público. Através de um post na rede social sul-coreana Fan Cafe, o idol confirmou sua ida.

“A partir de 22 de julho estarei fazendo uma breve pausa para cumprir de minhas obrigações de defesa nacional. Parece que foi ontem mesmo quando fiz meu debut, mas agora é hora de eu ir para o exército”, disse o líder em carta aberta ao público.

Conforme a Starship Entertainment, agência do MONSTA X, para evitar aglomerações, o alistamento de Shownu não terá horário e nem local divulgados.

O cantor de 29 anos é mais um entre os inúmeros cidadãos sul-coreanos que cumprirá suas obrigações perante o serviço militar, servindo ao exército, à marinha ou aeronáutica. Vale lembrar que devido à questões de saúde, Shownu atuará como servidor não-ativo, pois já passou por uma cirurgia no olho e sofreu uma fratura no ombro.

Mas como esse processo funciona e quais os artistas que ainda precisam dedicar seu tempo às obrigatoriedades militares da Coreia do Sul? Confira!

Idols e o alistamento militar no país

Sendo uma obrigatoriedade a todos os homens sul-coreanos, o alistamento militar na Coreia do Sul inicia a partir dos 18 anos. Muitos jovens decidem cumprir suas obrigações com o país ainda nos seus 20 anos de idade, no entanto, o serviço pode ser adiado até que o coreano faça 30 anos.

Assim como no Brasil, as mulheres não são obrigadas a cumprir suas atividades diante da defesa nacional da nação. Enquanto isso, aqueles possuem dupla cidadania devem escolher entre continuar com a cidadania coreana e cumprir com o serviço obrigatório, ou podem revogá-la. No caso de revogação, o cidadão passará a ser visto como estrangeiro no país.

Apesar da obrigação de servir o Estado, nem todos são enquadrados no mesmo nível de cargo dentro das forças. Para os que detêm de alguma comorbidade, e dependendo de qual for, esses podem fazer os serviços não-ativos, como trabalho policial ou governamental. 

No caso daqueles fisicamente aptos, o serviço ativo tanto no exército quanto na marinha ou aeronáutica, continuará sendo o modelo de cumprimento do cidadão.

A isenção de cumprimento militar é imposta apenas à comorbidades como diabetes e atletas ganhadores de medalhas olímpicas. Nesses casos, a obrigatoriedade é extinta.

Caso contrário, o coreano que não atender ao prazo de alistamento estabelecido dentro da faixa-etária de até 30 anos poderá ser preso.

Lei BTS

Lei do bts que muda a faixa etária de alistamento para idols no exército
Foto: Divulgação/Big Hit Music

Contudo, com a ascensão global do K-Pop, mudanças vêm ocorrendo e uma nova norma denominada “Lei BTS”, em homenagem ao maior grupo musical masculino da atualidade, foi aprovada no ano passado com o objetivo de adiar o serviço militar obrigatório até os 30 anos, faixa essa que antigamente se estendia até os 28 anos.

O projeto de exceção foi concebido para incluir mega-astros de K-pop que proporcionam melhorias no status cultural da Coreia do Sul e fortalecem a sua economia. O septeto é um exemplo clássico desse acontecimento, já que o grupo se tornou rapidamente um fenômeno mundial, elevando assim, a categoria sociocultural e econômica do país.

5 idols que ainda precisam servir o exército da Coreia do Sul

Embora as leis estejam mudando, ainda há Idols que precisam exercer seu papel como cidadãos sul-coreanos e cumprir suas responsabilidades perante os serviços militares do território asiático. Vem quem são eles!

1. Seokjin do BTS

Ainda que Jin, de 29 anos (idade coreana), esteja dentro da faixa etária aprovada recentemente pelo Parlamento da Coreia do Sul, o membro do Bangtan segue sendo um dos artistas sul-coreanos que deve cumprir um período de serviço militar ao país logo logo!

É importante ressaltar que na cultura coreana a idade é contada de forma diferente da Ocidental. Para eles, quando você nasce, já possui um ano, pois eles levam em conta os 9 meses de gestação. Ou seja, com o aniversário de 30 anos de Seokjin chegando no mês de dezembro deste ano, o limite de idade de alistamento do vocal line para o exército fica cada vez mais próximo.

Logo, as ARMYs precisarão se preparar para um possível desfalque no grupo!

Idols alistamento no exército
Foto: Divulgação

Leia também: BTS e Coldplay juntos? 3 motivos para crer em uma parceria

2. Wonho

Wonho, ex-integrante do Monsta X, é com certeza um dos próximos a se alistar no serviço militar sul-coreano. Com 29 anos, considerando a idade coreana, o cantor está a um passo de integrar o exército do país.

Idols alistamento no exército
Foto: Divulgação

3. Jay B do GOT7

O líder do GOT7 e agora também artista solo, Jay B, seu novo nome artístico, nascido em 1994, mas que a partir do sistema coreano considera-o com 28 anos, permanece cada vez mais na frente da linha de sucessão do grupo para se alistar ao exército coreano.

Idols alistamento no exército
Foto: reprodução/Instagram

4. Vernon do SEVENTEEN

Rapper principal do SEVENTEEN, Hanson Vernon é um dos casos de dupla nacionalidade que no futuro precisarão cumprir as responbilidades com a defesa nacional do país. Filho de mãe estadunidense e pai sul-coreano, o nova-iorquino que se mudou para Coreia do Sul aos 5 anos, optou por permanecer com as duas nacionalidades. Logo, deverá se alistar como os outros cidadãos coreanos.

Idols alistamento no exército
Foto: Divulgação

5. Mino do WINNER

Nascido em 30 de março de 1993, Song Min Ho é um dos que nasceram em 1992, segundo a cultura coreana, sendo então um dos “mais antigos” para o alistamento. Com 28 anos para Ocidente e 29 para a Coreia do Sul, Mino poderá se alistar a qualquer momento.

Em 2022, o integrante do WINNER terá 29 anos no Ocidente e 30 na Coreia. Essa é a “idade maxima” que as empresas costumam mandar seus idols ao exército.

Foto: Divulgação

Preparados para o momento nenhum pouco esperado do alistamento dos seus idols ao exército, kpopers? Então conta pra gente no nosso Twitter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *