in , ,

Review: EP “Juliette” transmite anjos e demônios de um fenômeno

EP Juliette
O EP Juliette chega às plataformas de streaming com recorde no Spotify e apoio de Anitta. (Foto: Divulgação)

É praticamente impossível estar nas redes sociais em 2021 e não ser impactado diariamente por conteúdos produzidos sobre Juliette ou pela Juliette. A campeã da 21ª edição do Big Brother Brasil tornou-se um dos nomes mais populares da internet brasileira e, em meio a vários contratos com marcas nacionais, ostenta mais de 32,6 milhões de seguidores em seu perfil no Instagram. Nesse cenário, chega ao mundo o EP “Juliette”.

Quem acompanhou a participação da paraibana no BBB sabe que ela sempre teve um pézinho na música e não pensava duas vezes antes de soltar a voz no programa. Acontece que esse relacionamento com a arte saiu do grande irmão e invadiu a realidade da ex-sister, nesta quinta-feira (2), com o lançamento do EP “Juliette”. Com seis faixas, o trabalho marca o início da carreira musical da ex-BBB e chega ao mercado com o forte apoio de Anitta, além de um recorde inédito no Spotify. 

O lançamento do EP ganhou uma estratégia digna dos grandes nomes da música mundial e, além de frequentemente aparecer entre os assuntos mais comentados do Twitter, recebeu uma hashtag personalizada nas redes sociais. Em meio ao lançamento popular, Juliette usou as redes sociais para agradecer o apoio dos fãs e disse que esse é apenas o primeiro passo da nova trajetória de sua vida. “Não consigo explicar tudo que estou sentindo. Frio na barriga, felicidade, euforia, medo, paz e gratidão”, escreveu. 

EP “Juliette” carrega essência da ex-BBB

Entre os temas presentes no EP estão o amor, as dificuldades e prazeres da vida e a conexão da cantora com suas origens e a cultura nordestina. “Diferença Mara”, segunda faixa na tracklist, foi escolhida como o primeiro single do trabalho e, na próxima semana, deve ganhar um videoclipe oficial.

Mesmo com composições mais simples e frases que poderiam ser julgadas por clichê ou ‘de efeito’ – como “Nunca foi sorte, sempre foi Deus” ou “Rapadura é doce, mas não é mole” -, o lançamento é uma viagem pela essência da ex-BBB que conquistou fãs ao longo do programa por seu jeito simples de ser. 

A sequência encaixa perfeitamente e o ouvinte é convidado a identificar referências famosas ao longo dos 17 minutos de música. 

EP Juliette
O EP Juliette chega às plataformas de streaming com recorde no Spotify e apoio de Anitta. (Foto: Divulgação)

Na internet, depois do lançamento, a discussão sobre o trabalho de Juliette tomou conta das publicações. Enquanto alguns não economizaram elogios, outros não hesitaram em atacar e desmerecer o esforço e talento da cantora, destacando a simplicidade das composições e o fato de Juliette não ter sido creditada como autora de nenhuma das faixas.

Esse comportamento é prova de que Juliette segue sendo Juliette e, assim como dentro da casa mais vigiada do Brasil, as pessoas continuam a enxergar a maquiadora como um ‘alvo fácil’. Coisas que em outros lançamentos acabam tornando-se secundárias, como letras repetitivas, tornaram-se grandes questões para os comentaristas de internet no EP Juliette. 

Sim, o trabalho ficaria mais fiel aos sentimentos mais profundos de Juliette se fosse escrito pela vencedora do BBB 21, mas isso não é suficiente para invalidar o trabalho, primeiro da carreira, do fenômeno na música – além do fato de que a pressão em cima da nova cantora provavelmente tenha apressado as coisas para o lado dela. O EP Juliette chega às plataformas de streaming meses depois da final do reality que a pipoca virou camarote e essa pressa toda, assim como a chuva de ataques que insistem em aparecer, é mais um exemplo dos anjos e demônios que a ex-BBB precisa enfrentar para ser Juliette.

“Você nunca esteve sozinha”

Durante o discurso final para anunciar a vitória no BBB, Tiago Leifert contou para Juliette que, ao contrário da história de dentro do reality, ela nunca esteve sozinha. Agora, no lançamento do EP, esse argumento do apresentador foi mais do que provado. 

A ex-sister, que está entrando agora no mundo da música, quebrou um recorde importante nas plataformas de streaming e se estabeleceu como a artista com o trabalho com maior número de pré-saves da história do Spotify Brasil. O EP “Juliette” foi salvo mais de 222 mil vezes na plataforma, tirando o recorde que antes pertencia à Luísa Sonza e o icônico “Doce 22”. Somando todas as plataformas, as músicas da ex-BBB foram procuradas (e salvas) por mais de 600 mil pessoas antes do lançamento oficial. 

A conexão de Juliette com os “cactos”, como são chamados os fãs da ex-BBB, é forte e foi registrada em um vídeo promocional do lançamento, durante uma ação promovida em algumas cidades do Brasil. A pedido de Juliette, os fãs receberam flores e uma cartinha assinada para celebrar o lançamento. Confira:

https://twitter.com/acessojuliette/status/1433207846347362304

No fim das contas, fazer música (ou produzir qualquer tipo de conteúdo) é sobre isso, né? Se conectar com os fãs e ser feliz fazendo o que ama.

Anitta, que virou uma grande amiga de Juliette e assina a ficha técnica como uma das produtoras do EP, não escondeu a animação com o lançamento da amiga e, nas redes sociais, chamou o trabalho de “perfeição”.

No fim das contas, “Juliette” é um trabalho que cumpre com o prometido e, de fato, introduz a ex-BBB no mundo da música com uma obra característica e inédita. Musicalmente falando, apesar de bem produzido, o EP fica na média quando analisamos sua composição – tópico que certamente ficaria melhor trabalhado se carregasse pensamentos e sentimentos escritos pela própria Juliette – e a pressa dos produtores (e do mercado) pelo lançamento. Vale lembrar que o EP é o primeiro mergulho profissional da paraibana no mundo da música e, para um debut nesse contexto, o resultado é satisfatório e, mesmo na média, um belo capítulo da vida da pipoca que virou camarote.

Nota: 7,0

O EP é um marco para a ex-BBB e, sendo seu primeiro trabalho musical, eterniza Juliette com um recorde expressivo na principal plataforma de streaming do país. E isso é louvável e nos abre uma expectativa sobre a campeã do BBB 21: o que está por vir?

Ouça o EP “Juliette” no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *