in ,

Entenda as referências de “Empatia”, novo clipe de Priscilla Alcantara

Priscilla Alcantara vem conquistando cada vez mais o público com o seu talento e carisma único. Com o disco “Gente” recém lançado, não era segredo que em breve começaríamos a ver vários hits da cantora por ai. Hoje (15), Priscilla lançou o quarto clipe dessa nova fase, “Empatia”.

Empatia já era um hino e o clipe teria que ser de altíssimo nível para poder fazer jus a musica, e adivinha só… FEZ MUITO! O clipe, produzido pela Multiforme Filmes, é lindo e cheio de referências bíblicas e também a obras de arte. Reunimos todas as referências que achamos nesse post aqui, para que você assista o clipe com outros olhos.

JOÃO 13

“Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura. “

Algumas horas antes de sua morte, Jesus se reuniu com os apóstolos para comemorar a Páscoa. Ele sabia que os deixaria pra ir pra cruz, então em seus últimos momentos pegou água e toalha e começou a lavar os pés de seus apóstolos.

“Estava próxima a festa da Páscoa. Jesus sabia que tinha chegado a hora de ele ir embora deste mundo e voltar para o Pai. Ele tinha sempre amado aqueles no mundo, que eram dele, e mostrou a eles que seu amor era completo.  Jesus e os seus discípulos estavam jantando. O diabo já tinha convencido Judas Iscariotes a trair Jesus. (Judas era filho de Simão.) Jesus sabia que ele tinha vindo de Deus e que ia voltar para Deus. Ele também sabia que o Pai tinha lhe dado poder sobre todas as coisas. Por isso, durante a ceia, Jesus se levantou, tirou a sua túnica e, pegando uma toalha, amarrou-a na cintura.  Depois, derramando água numa bacia, começou a lavar os pés dos seus discípulos e a enxugá-los com a toalha que tinha na cintura.”

LUCAS 22

“Tomem isto e partilhem entre vocês. Pois não beberei vinho outra vez até que venha o reino de Deus” 

Também no jantar de Páscoa, Jesus ofereceu o vinho (seu sangue) e o pão (seu corpo) para que os apóstolos comessem.

“Jesus disse: ‘Estava ansioso para comer a refeição da Páscoa com vocês antes do meu sofrimento. Pois eu lhes digo agora que não voltarei a comê-la até que ela se cumpra no reino de Deus’. Então tomou um cálice de vinho e agradeceu a Deus. Depois, disse: ‘Tomem isto e partilhem entre vocês. Pois não beberei vinho outra vez até que venha o reino de Deus’.Tomou o pão e agradeceu a Deus. Depois, partiu-o e o deu aos discípulos, dizendo: ‘Este é o meu corpo, entregue por vocês. Façam isto em memória de mim'”

Além de ser uma referência bíblica, esse take também faz referência a um dos quadros mais famosos de DaVinci, “A Última Ceia”.

JOÃO 18:10

“Assim, os soldados, seu comandante e os guardas do templo prederam Jesus e o amarraram”

Prestes a ser preso no Jardim de Getsêmani, Jesus foi abordado por soldados romanos. Um de seus discípulos (Simão Pedro), interviu. O mesmo sacou uma espada e foi a cortar a orelha de um dos membros daquele grupo; O texto bíblico se desenrola de forma melindrosa, aliás estavam prestes a prender Jesus Cristo, uma figura muito visível e querida pelo povo. Malco foi o homem a ser atingido na orelha, e a estória contada pelo apóstolo João é detalhada e diz que foi exatamente a orelha direita. Malco ao ter sua orelha direita cortada seria uma grande fonte de implicações em sua vida; Ele era servo, um dia poderia vir a ser sacerdote, porém não sem sua orelha direita.

JOÃO 8:1-11

“‘Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?'”

Maria Madalena, uma prostituta, seria apedrejada pelos escribas e fariseus mas Jesus a livrou da morte e a fez uma seguidora dele. Ele falou que quem não tivesse um pecado sequer jogasse a primeira pedra.

“[…]ficou só Jesus e a mulher que estava no meio. E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

JOÃO 20:25

“Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei”

Jesus fora sepultado; Mulheres anunciaram que Ele não estava mais em seu túmulo. Tomé não creu e duvidou, perdendo sua fé até que Cristo se mostrou a ele mostrando suas feridas.

Também faz referência a obra “O incrédulo Tomé”, quadro do pintor Caravaggio. (Na real a obra e o clipe fazem referência ao trecho bíblico, mas vocês entenderam, né?!)

E já que falamos de arte, segue ai algumas referências lindas que a Priscilla fez para alguns quadros famosos…

O NASCIMENTO DE VENUS – SANDRO BOTTICELLI

Esse quadro é de 1485 e é uma das obras mais populares do mundo. Lady GaGa já usou muito de referência!

NOS PORTÕES DA ETERNIDADE – VINCENT VAN GOGH

Essa pintura de Van Gogh não é uma das mais populares, porém, vale lembrar que ela foi feita duas semanas antes dele cometer suicídio. Adiciona muito ao contexto do clipe.

A CRIAÇÃO DE ADÃO – MICHELANGELO

Outra obra muito popular e com muito valor contextual. A cena retrata um episódio do Livro de Genêsis, que é quando Deus cria o primeiro homem: Adão.

Todos esses trechos falam da empatia da forma mais pura possível! E ai, o que mais você viu que a gente deixou passar? Fala lá no nosso twitter!

Referências coletadas por – Victor Wulfric

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *