in , ,

“Em um Bairro de Nova York”: confira 5 destaques do filme musical

Foto: Divulgação

Tem algum fã da cultura latina por aqui? 💃🏾 “Em Um Bairro de Nova York”, título brasileiro para a adaptação cinematográfica do musical “In The Heights” — criado por ninguém menos que Lin-Manuel Miranda —, chegou na sexta-feira passada (23/7) à HBO Max. Confira destaques!

"Em um Bairro de Nova York": conheça 5 destaques do filme musical
Foto: Divulgação

Divertido, dançante e emocionante, o longa aborda temas importantes e atemporais, tais como: a imigração latina, a conquista de um lugar no mundo e a realização dos sonhos — que, por vezes, mudam os rumos da vida e não saem como planejamos.

O filme é baseado na obra homônima de 2008, que recebeu 13 indicações ao Tony Awards e levou quatro estatuetas, incluindo “Melhor Musical” e “Melhor Partitura”. A direção ficou por conta de Jon M. Chu (mesmo diretor de “Podres de Ricos” e “Truque de Mestre 2”) e o roteiro, Quiara Alegria Hudes.

Questionado sobre o motivo de ter criado o musical, Lin-Manuel Miranda diz que a falta de oportunidades e representatividade latina em Hollywood — que, claro, não fossem marcadas por estereótipos — foi o ponto chave, ainda em 1999, durante seu segundo ano de faculdade, para começar a pensar e idealizar o espetáculo.

Da mesma forma, o elenco do longa faz jus à diversidade de seu cenário e amplia a história apresentada nos palcos: a vida e os sonhos de pessoas humildes em Washington Heights. “Sem vilões, drogas ou crime. É só uma história contada por latinos com muito amor pela sua cultura”, disse Miranda em uma entrevista à revista VEJA.

Confira 5 destaques do filme “Em um Bairro de Nova York”

1. “96.000”

Um dos números mais contagiantes do filme é, sem dúvida, a apresentação de “96.000” e há uma razão pela qual ela é apresentada logo em um dos trailers do filme: essa canção é uma das favoritas de quem já conhece a peça.

A música começa quando Usnavi (Anthony Ramos) e Sonny (Gregory Diaz IV) recebem a notícia de que venderam um bilhete premiado da loteria, cujo prêmio era de US$96 mil.

Pouco depois, ainda sem saber o grande vencedor, todo o elenco canta sobre o que fariam se ganhassem, terminando com incríveis tomadas e coreografias feitas em uma piscina pública.

“96.000” está repleta de sutis aspectos do hip-hop, pelos quais Lin-Manuel Miranda ficou amplamente conhecido muito antes do seu sucesso “Hamilton”.

Por meio dessa música, todos mostram sua personalidade e sonhos — especialmente Sonny, que tem um discurso épico e revolucionário. As letras e o tema da música ressoam com todos os personagens, que desejam e esperam por uma vida melhor.

2. “Carnaval Del Barrio”

Após uma parte muito importante (e emocionante) do filme, a personagem Daniela (interpretada pela maravilhosa Daphne Rubin-Vega) incentiva a vizinhança, emburrada pelo calor, a comemorar como ela fazia nos morros de Vega Alta — um município de Porto Rico, local de onde emigrou.

Durante a música, o bairro descobre alguns segredos de personagens como Usnavi, Benny (Corey Hawkins), Vanessa (Melissa Barrera) e Nina (Leslie Grace) e se destaca por ser a maior celebração da cultura latina no filme — além de ser muito divertida.

3. “Paciencia Y Fe”

“Paciencia Y Fe” é, sem dúvida, o mais emocionante do filme — há quem diga, inclusive, que esta música é a melhor de toda a trama. Nela, a Abuela Claudia (Olga Merediz) reflete sobre sua vida viajando de Cuba para os EUA em uma sequência de sonhos.

Sua jornada como uma imigrante cubana nos país teve diversos desafios, mas ela acabou encontrando alegria na comunidade de Washington Heights em “Nueva York”, como chamam a cidade.

Fato curioso é que Olga Merediz também interpretou a Abuela na peça original de 2008. Em sua atuação no filme, ela ganhou muitos elogios e não deve deixar nenhum olho seco ao contar a história de sua personagem.

4. “In The Heights”

O número de abertura do filme faz um trabalho incrível de introduzir o público à história e a todos os personagens. De fato, a música “In The Heights” apresenta Usnavi e como ele interage com as outras pessoas de sua vizinhança.

Há um toque especial que o ator Anthony Ramos — que ganhou muita atenção da mídia após sua atuação em Hamilton — traz para as telas. Usnavi é carismático, embora os relatos sobre a fama do personagem sejam “muito exageradas”, como ele canta.

A música não é apenas cativante e muito bem filmada pelo diretor John Chu, mas também faz um ótimo trabalho estabelecendo a atmosfera para o resto do musical.

5. “Breathe”

Essa música se destaca logo na primeira vez que você assistir ao filme. Embora não seja necessariamente a música mais cativante, a personagem de Leslie Grace (Nina) está passando por um dilema que muitos podem se identificar.

Depois de deixar seu pai e a humilde vizinhança orgulhosos por ir para uma faculdade de elite, ela pretende desistir por sentir que não pertence àquele lugar — e o filme aborda sem medo o racismo que pessoas latina passam.

Nina lutou contra a ideia de decepcionar todos que acreditavam nela, especialmente seu pai. Embora existam aspectos de sua história que não sejam relevantes para todos, muitos fãs podem ter empatia com seu dilema. Isso, claro, sem contar com a simpatia da personagem, o que a ajuda a brilhar ainda mais em sua música.


Você já assistiu ao filme? O que achou de “Em um Bairro de Nova York”? É fã de musicais? Acompanhe e comente essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Leia também: Elite: 4 músicas da trilha sonora da quarta temporada que se destacam

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *