in ,

3 fatos sobre Ítalo Ferreira, medalhista de ouro em surfe nas Olimpíadas 2020

ítalo ferreira olimpíadas 2020

Na madrugada desta terça (27), Ítalo Ferreira se tornou o primeiro medalhista de ouro do Brasil nas Olimpíadas de Tóquio. O surfista venceu na final o japonês Kanoa Igarashi, japonês responsável pela eliminação de outro brasileiro, o Gabriel Medina.

Você conhece Ítalo Ferreira? Separamos 3 fatos da vida do surfista que merecem nossa admiração.

Olimpíadas 2020: 3 fatos da vida de Ítalo Ferreira

1) Ele começou a treinar com tampas de caixa de isopor

Ítalo é potiguar, natural de Baía Formosa, e teve desde muito novo o mar como “quintal de casa”. Apaixonou-se pelo surfe aos 8 anos, e até os 10 treinava de forma amadora com pranchas emprestadas de primos seus ou com tampas de caixa de isopor de seu pai, que vendia peixe na cidade.

ítalo ferreira olimpíadas 2020
Foto: Reprodução/WSL (World Surf League)

Aos 10 anos, Ítalo ganhou uma prancha rendendo sua primeira vitória, em um torneio local. Esse torneio foi o passo com pé direito na grandiosa carreira que o atleta tem hoje.

2) Conquistou grandes prêmios ao longo da carreira

Com o passar do tempo, Ítalo foi recebendo destaque. Foi bicampeão no Mundial Pro Junior. O surfista também foi campeão brasileiro em 2014, ano em que se juntou à Liga Mundial de Surfe (WSL), que é a maior patente do esporte.

Em 2015, iniciou muito bem o torneio mundial, ficando em sétimo lugar no ranking geral e ganhando uma premiação honrosa de “Novato do Ano” (Rookie of the Year).

Atualmente, ítalo Ferreira é o campeão mundial de surfe. Ele venceu o torneio no ano de 2019, e em 2020 o torneio foi suspenso pela pandemia. No ranking geral é o segundo colocado do mundo, atrás do brasileiro bicampeão mundial (2014 e 2018), Gabriel Medina.

Agora, Ítalo se torna o primeiro campeão de surfe olímpico (esta edição é a primeira com a modalidade) e o primeiro medalhista de ouro do Brasil nos jogos em Tóquio.

3) Irá inaugurar um instituto para crianças

Foi anunciado no início desse ano a fundação do Instituto Ítalo Ferreira. O surfista pretende transformar a casa de sua vó, Dona Mariquinha (que faleceu há dois anos), em Baía Formosa, em um instituto de apoio para crianças que sonham com o surfe.

Após conquistar o ouro olímpico, Ítalo se emocionou e lembrou da avó, que era sua inspiração. Confira o que disse o surfista em entrevista à Rede Globo:

“Eu queria que minha avó estivesse viva para ela ver isso. Para ver o que eu me tornei, o que eu consegui fazer pelos meus pais, por aqueles que estão ao meu redor. Não sei, não tenho palavras, só tenho a agradecer, realmente. É algo que eu almejei bastante, que eu sonhei. ‘Tá lá do lado da minha cama essa frase que eu falei no início (“Diz amém que o ouro vem”). Todo dia eu orei às 3h da manhã, pedi a Deus que ele realizasse meu sonho. E taí, meu nome está escrito na história do surfe”

-citou ítalo para a Globo

Sobre o futuro instituto, Ítalo comentou, emocionado:

“Com essa oportunidade, vou poder contribuir um pouco mais na evolução dessa nova geração. Poder ter esses garotos dentro do instituto, poder ensinar e mostrar a eles que é possível, que eles podem alcançar o objetivo também”

Antes mesmo de ser medalhista nas Olimpíadas 2020, Ítalo Ferreira já era campeão. Felicitações ao melhor do mundo no surfe!

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *