Nesta terça-feira (27), a Seleção Brasileira de Futebol Feminino levou a melhor contra a Zâmbia nas Olimpíadas 2020, vencendo de 1 a 0. Muito talentosas, as mulheres do time conquistam não só resultados incríveis, como também o coração do público e seu espaço no esporte. Então, vamos celebrá-las e relembrar alguns momentos marcantes de suas trajetórias até os dias atuais!
Leia também: Olimpíadas 2020: veja horários e datas dos jogos das seleções brasileiras de futebol
3 momentos memoráveis da Seleção Brasileira de Futebol Feminino
1) Cristiane bate recordes de gols em Olimpíadas
Sim, a maior artilheira do futebol feminino é nossa! Além desse título, Cristiane Rozeira de Souza Silva também é a dona de um recorde incrível: ela é a maior jogadora a fazer gols nas Olimpíadas, totalizando 14.
Infelizmente, esse ícone não foi convocado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, mas está como comentarista da Globo e torcendo muito pelas colegas. Inclusive, sua colega de campo Marta Vieira está muito próxima de bater o recorde de Cristiane: a jogadora, eleita várias vezes a melhor do mundo, está com um total de 13 gols.
2) Apoio da torcida no Rio 2016
Jogando em casa, a Seleção Feminina não estava muito acostumada com a proximidade da torcida brasileira nas partidas, já que a maioria acontecia fora do país. Porém, as Olimpíadas de 2016 serem no Rio de Janeiro proporcionou algo especial para nossos atletas, incluindo as meninas do futebol.
Em entrevista à CBF sobre momentos marcantes desse evento, as jogadoras não deixaram de mencionar sobre o que aconteceu em Belo Horizonte, quando toda a torcida acendeu as luzes dos seus celulares, e o estádio inteiro gritou “Eu acredito” depois que a Marta errou o pênalti contra a Austrália.
Leia também: Olimpíadas 2020: Ítalo Ferreira vence surfe; veja 3 fatos sobre o campeão olímpico
3) Juntos até o fim
Foi isso que o público demonstrou para a Seleção Brasileira de Futebol Feminino durante a semifinal das Olimpíadas de 2016. Com mais de 30 mil pessoas presentes no Maracanã, estádio no Rio de Janeiro simbólico para a cultura brasileira, as meninas acabaram perdendo sua vaga na final para a Suécia e, mesmo com a derrota, a torcida conseguiu animá-las com uma chuva de aplausos de pé. Elas merecem, não é?
Leia também:
- Olimpíadas 2020: confira o calendário da equipe brasileira de ginástica artística
- Olimpíadas 2020: veja datas e horários das disputas da seleção brasileira de handebol
- Olimpíadas 2020: confira horários e datas dos jogos das duplas de vôlei de praia
- Olimpíadas 2020: confira horários e datas dos jogos das seleções de vôlei