in

Benny Blanco, Ed Sheeran, Khalid e Halsey são acusados de plágio por “Eastside”

Como diria Chacrinha, “nada se cria, tudo se copia”, e é isso que dois compositores norte-americanos estão alegando que Benny Blanco fez com música “Eastside”. As informações são do site TMZ. De acordo com o portal, os compositores Konstantine Lois e Shane Williams estão processando todos os envolvidos no processo de criação do hit – além de Benny Blanco, a lista inclui Ed Sheeran, Khalid e Halsey. Eles alegam que o single é um plágio da música “Loveless”, composta por eles.

Leia também: Childish Gambino está sofrendo processo por suposto plágio de “This Is America”

Foto: Divulgação

Acusação de plágio de “Eastside”

Benny Blanco lançou “Eastside” em 2018 ao lado de Halsey e Khalid. Com contribuição de Ed Sheeran na composição, a faixa se tornou o maior hit do produtor até hoje. A música rendeu-lhe seu primeiro e único Top 10 na Billboard Hot 100. Além disso, a música possui mais de um bilhão de streams no Spotify e mais de 500 milhões de visualizações no Youtube.

Porém, de acordo com Lois e Williams, esse mérito não é de nenhum desses artistas. Os compositores alegam que Benny Blanco copiou a música “Loveless”, lançada em 2015. Por esse motivo, os dois entraram com um processo por violação de direitos autorais contra Halsey, Khalid, Benny Blanco, Ed Sheeran e a Sony Music. Para Lois e Williams, as duas músicas possuem similaridades “mais do que óbvias”.

De acordo com TMZ, nos documentos do processo, a dupla aponta para semelhanças nas notas, tempos e batidas. Além disso, eles também deixam evidente o porquê de não acharem que se trata de uma simples coincidência. Eles lembram de uma entrevista dada por Benny à revista Vibe, onde ele fala que escuta de 10 a 12 artistas novos diariamente à procura de inspiração. Lois e Williams acreditam que o produtor acabou esbarrando com a sua música na internet e então “pegou” algumas partes para usar em “Eastside”.

Ouça as duas músicas abaixo:

Ed Sheeran já foi acusado de plágio anteriormente

Está não é a primeira vez que Ed Sheeran se vê envolvido em uma acusações de plágio. Em 2018, a empresa Structured Assets Sales processou o cantor britânico por suposto plágio de “Thinking Out Loud” de um dos clássicos dos anos 70, “Let’s Get It On”, de Marvin Gaye. A companhia detém um terço dos direitos autorais da música do patrimônio do coautor Ed Townsend. De acordo com o processo, a música de Ed possui “melodia, ritmos, harmonias, bateria, linha de baixo, coral de apoio, tempo, síncope e looping” de “Let’s Get It On”. Recentemente, o juiz que analisa o caso recusou uma tentativa de Ed de dispensar o processo.

A mesma acusação já havia sido feita pelos herdeiros de Ed Townsend dois anos antes. Na época, Ed Sheeran se pronunciou alegando que não houve plágio e que as semelhanças entre as duas músicas são “coincidência”. Segundo o TMZ, Ed afirma que as duas faixas se parecem pois a progressão dos acordes e os padrões das baterias “são extremamente comuns” no mundo da música. Ele ainda destaca que não existem semelhanças entre os vocais e estruturas da canção.

Compare as duas músicas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *