in ,

The Linda Lindas: o que esperar do jovem grupo punk?

Formado por quatro jovens meninas, a banda punk The Linda Lindas vem se destacando cada vez mais no cenário punk internacional. Elas recentemente viralizaram com uma performance que fizeram do single ‘Racist, Sexist Boy‘, na biblioteca pública de Los Angeles.

Lucia, Mila, Bela e Eloise possuem entre 10 e 16 anos e, mesmo tão novas, elas mostram que talento não tem idade. As meninas se conhecem e são amigas há anos, já que Mila (10) e Lucia (14) são irmãs, além de serem também primas da baterista Eloise (13), que trouxe sua amiga Bela (16) para a banda.

The Linda Lindas tocaram juntas pela primeira vez em 2018, no festival Girlschool ao lado da vocalista da banda Yeah Yeah Yeahs, Karen O e a cantora Bethany Cosentino, da banda Best Coast, que as meninas consideram se a ‘mãe de palco’ delas. Já em 2019, elas abriram alguns shows da reunião do grupo de punk rock feminino Bikini Kill, que voltava aos palcos após 22 anos.

Além desses grandes nomes, a banda já foi elogiada também por outros artistas do gênero, como Hayley Williams.

https://twitter.com/yelyahwilliams/status/1367915741903749125
“Atenção: hehe bandas existem e The Linda Lindas é uma das minhas favoritas desde o momento que elas saíram do útero… Veja o cover delas de Bikini Kill e The Muffs”

A chegada da jovem banda trouxe lembranças dos dias de riot grrrl e a expectativa de reviver o rock punk feminino, já que o talento somado a atitude forte das meninas mostra ser um caminho para o sucesso.

the linda lindas
Foto: Jessie Cowan

Gravadora e primeiro EP

Em dezembro de 2020, a banda lançou seu primeiro EP, autointitulado, em todas as plataformas. O trabalho conta com quatro faixas, cada uma escrita por uma das integrantes. Hoje, o EP já se aproxima dos 400 mil streams totais apenas no Spotify.

Após viralizarem com ‘Racist, Sexist Boy‘, o talento da banda The Linda Lindas chamou atenção até mesmo da Epitaph Records, gravadora referência no punk, que acabou contratando a banda.

Além do talento vocal, Mila, Lucia, Bela e Eloise também demonstram muito gosto pelos processos de composição. “É incrível que agora podemos lançar músicas para o mundo. Nós lançamos um EP em dezembro e estamos escrevendo bastante desde então. Queremos lançar mais músicas nesse verão.”, contou Lucia em entrevista a Pitchfork.

Enquanto estão focadas em futuros trabalhos, elas também estão atualmente trabalhando na divulgação do recente single. The Linda Lindas teve sua estreia na TV na última sexta-feira (04), no programa Jimmy Kimmel Live. Durante a participação no programa, as cantoras fizeram uma performance do single ‘Racist, Sexist Boy‘ e falaram um pouco sobre a história por trás da canção.

Mila explicou que ela e Eloise escreveram a música juntas após a mais nova ter sofrido um ataque xenofóbico de um garoto da escola. “Também há muito sexismo em torno de meninos da nossa idade… Então, ficamos muito bravas e decidimos escrever uma música sobre isso.”, Eloise completou.

Opinião da mídia internacional

Com o espaço que as artistas vem conquistando, muitas opiniões positivas sobre o som delas vieram tanto do público quanto da mídia.

“Para uma banda em que uma das integrantes não é ainda uma adolescente, elas conquistaram muitas coisas até agora”, escreveu a Rolling Stone. A revista acrescentou ainda que grandes coisas estão vindo para a banda, mas elas preferem manter um ritmo calmo por enquanto. “Faça o que parece verdadeiro para você mesmo e se divirta enquanto faz. E faça isso com pessoas incríveis que você gosta”, pontuou Eloise durante a entrevista.

Já a Billboard escreveu: “Tem muitas coisas que crianças não são velhas o suficiente para fazer, mas um coisa que elas absolutamente podem fazer é lutar com o poder de guitarras e letras justas. Essa é a tática implantada pela banda feroz The Linda Lindas”.

A aceitação entre os fãs do punk também aumenta cada dia mais, mostrando que um futuro com uma base de fãs sólida está pela frente para a banda.

Construindo uma base consistente rodeadas da admiração de importantes nomes, The Linda Lindas está vindo para provar que são mais que uma banda de um único hit. As jovens garotas estão determinadas a estabelecer seu espaço na indústria enquanto fazem o que gostam, o que a longo prazo, poderá trazer para elas uma carreira duradoura de sucesso.


E você, já conhecia a banda? Comenta com a gente nas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *