in ,

CHARTS: The xx interrompe série do Little Mix na parada britânica

Sem lançarem material inédito em pouco mais de quatro anos, o The xx escolheu o mês de janeiro de 2017 para seu aguardado retorno ao cenário alternativo. E, após tanto tempo afastados dos holofotes da indústria fonográfica, o trio britânico provocou alvoroço nas tabelas musicais com seu novo disco, “I See You”.

O trabalho, com uma sonoridade mais otimista do que de seus antecessores, conseguiu bons índices comerciais ao grupo em sua primeira semana, estreando diretamente na primeira posição da parada britânica de álbuns e ocupando a vice-liderança nos Estados Unidos, com desempenho insuficiente para ultrapassar o sucesso de “Starboy”, de The Weeknd, por lá.

Além do The xx, o The Chainsmokers também decidiu lançar o próximo single de seu trabalho de estreia na semana passada. Com “Paris”, a dupla de música eletrônica pretende alçar novos voos e garantir recordes de vendagem inéditos — o que não é uma meta muito distante, dados os primeiros dados comerciais da canção.

2017 ainda nos deve apresentar diversos outros lançamentos pela frente. Entretanto, se tivermos que tirar alguma expectativa baseada nos primeiros nomes de destaque do ano, podemos ficar tranquilos em relação aos próximos meses.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Apesar de ter estreado no topo da tabela e ter quebrado recordes de streams, “Shape Of You”, de Ed Sheeran, não conseguiu se manter na primeira colocação após a sua estreia. A canção foi desbancada por “Bad And Boujee”, parceria viral entre o trio Migos e o rapper Lil Uzi Vert que retorna à liderança da lista pela segunda semana não consecutiva.

A faixa registrou cerca de 68 mil vendas digitais e 43 milhões de execuções em plataformas de streaming nos Estados Unidos ao longo da última semana, o suficiente para superar os índices do britânico, que chegou às marcas de aproximadamente 120 mil downloads e 21,3 milhões de streams com “Shape Of You”, enquanto “Castle On The Hill” despenca para a 28ª posição.

A grande estreia dessa atualização da Billboard Hot 100 fica por conta da mais nova música de trabalho do The Chainsmokers, “Paris”. A nova canção do duo, que deve alcançar picos ainda maiores nas próximas semanas com sua divulgação, obteve 92 mil downloads e 14,6 milhões de reproduções em serviços de streaming.

Além do lançamento do The Chainsmokers e do crescimento comercial do Migos, também é importante lembrar do novo pico de “Bad Things”, colaboração entre Machine Gun Kelly e Camila Cabello que chega ao sexto lugar da parada; e a brusca escalada de “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, parceria de Zayn com Taylor Swift que alcança a oitava colocação.

Confira os dez melhor posicionados nessa atualização da Billboard Hot 100:

1. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (2–1)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (1–2)
3. “Black Beatles”, Rae Sremmurd e Gucci Mane (-)
4. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (5–4)
5. “Starboy”, The Weeknd e Daft Punk (4–5)
6. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (10–6)
7. “Paris”, The Chainsmokers (*)
8. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (12–8)
9. “Don’t Wanna Know”, Maroon 5 e Kendrick Lamar (8–9)
10. “24K Magic”, Bruno Mars (7–10)

O retorno do The xx em “I See You” não foi suficiente para destronar The Weeknd do topo da Billboard 200. O novo trabalho do grupo registrou a marca de aproximadas 46 mil unidades vendidas pelo território americano em sua semana de estreia — número inferior ao de seu antecessor, “Coexist”, que chegou às 73 mil cópias comercializadas em sua abertura.

Com “I See You”, o The xx alcançou um novo pico na Billboard 200 ao chegar na segunda posição da tabela. Os seus predecessores, “Coexist” e “xx”, debutaram nas 5ª e 92ª posições, respectivamente

Já o último trabalho de The Weeknd, “Starboy”, se segura na liderança pela quarta semana não consecutiva. O álbum teve 61 mil unidades comercializadas ao longo da semana, indicando uma leve queda de 3% em suas vendas em comparação à outras atualizações da parada americana. Porém, com a promoção de outras faixas do disco, como “I Feel It Coming” e “Party Monster” (que recentemente recebeu um videoclipe oficial), é esperado que o desempenho do disco volte a crescer.

Enquanto isso, grande parte dos dez melhores colocados despencou ao manterem percentuais próximos aos da semana passada. Os destaques ficam por conta das gravações de “Hamilton: An American Musical” e “Stoney”, mais recente trabalho de Post Malone que se seguraram nos sexto e nono lugares, respectivamente; e a trilha sonora da animação “Trolls”, que escalou quatro casas rumo à décima posição.

Veja como ficam as dez primeiras colocações da Billboard 200 nessa atualização:

1. “Starboy”, The Weeknd (-)
2. “I See You”, The xx (*)
3. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (2–3)
4. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (3–4)
5. “24K Magic”, Bruno Mars (4–5)
6. “Hamilton (Original Broadway Cast Recording)”, elenco de “Hamilton: An American Musical” (-)
7. “4 Your Eyez Only”, J. Cole (5–7)
8. “Views”, Drake (7–8)
9. “Stoney”, Post Malone (-)
10. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (14–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Ao contrário do outro lado do oceano, Ed Sheeran continua liderando a parada de singles de sua terra natal. O cantor ocupa as duas primeiras posições da tabela britânica de singles com suas duas novas faixas, “Shape Of You” e “Castle On The Hill” — esta que deve ver seus percentuais comerciais aumentarem com o lançamento de seu videoclipe.

Enquanto “Shape Of You” registrou cerca de 66 mil downloads e 11 milhões de streams na terra da Rainha em sua segunda semana, “Castle On The Hill” alcançou 41 mil vendas digitais e 7,8 milhões de audições em serviços de streaming no Reino Unido.

Apesar de assegurar mais uma semana com as duas primeiras colocações da Official Charts para si, Ed não é o único destaque desta atualização. O cantor divide tal brilho com a estreia de “Paris”, do The Chainsmokers, na décima posição, e com o crescimento comercial de “You Don’t Know Me”, parceria entre Jax Jones e Raye que subiu cinco casas para chegar ao quarto lugar da tabela.

“You Don’t Know Me” é a segunda faixa de Jax Jones a figurar entre as cinco primeiras posições da tabela britânica de singles. Em 2014, o produtor apareceu no topo da lista com sua colaboração com Duke Dumont, “I Got U”.

Confira as dez primeiras posições da parada britânica de singles:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (-)
3. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
4. “You Don’t Know Me”, Jax Jones e Raye (9–4)
5. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (4–5)
6. “Touch”, Little Mix (5–6)
7. “Call On Me”, Starley (8–7)
8. “September Song”, JP Cooper (7–8)
9. “I Would Like”, Zara Larsson (6–9)
10. “Paris”, The Chainsmokers (*)

Se nos Estados Unidos o retorno do The xx pareceu tímido, no Reino Unido o trio conseguiu se destacar mais. Por aqui, “I See You” estreou logo no topo da tabela e quebrou a série de três semanas consecutivas de “Glory Days”, mais recente disco do Little Mix que agora desce para a segunda posição, como líder da lista.

O novo trabalho de estúdio do The xx registrou aproximadamente 26,5 mil unidades vendidas em sua primeira semana nas lojas físicas e digitais, tornando-se o segundo álbum do grupo a alcançar o topo da tabela britânica de discos.

Além do trio britânico, outras estreias de destaque na parada nessa semana ficam por conta dos novos títulos de Bonobo, Rick Wakeman e Wiley, que debutaram nas quinta, sétima e nona colocações, respectivamente.

Também vale a pena ressaltar o enorme crescimento comercial da trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” na tabela britânica. Após conquistar sete Globos de Ouro e quebrar o recorde de filme com maior número de prêmios em uma só edição, o longa-metragem aparece no terceiro lugar após estrear na 99ª colocação da lista.

Com isso, as dez primeiras colocações da tabela britânica de discos ficam assim:

1. “I See You”, The xx (*)
2. “Glory Days”, Little Mix (1–2)
3.“La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (99–3)
4. “Ladies & Gentlemen: The Best Of George Michael”, George Michael (-)
5. “Migration”, Bonobo (*)
6. “Classic House”, Pete Tong (2–6)
7. “Piano Portraits”, Rick Wakeman (*)
8. “Starboy”, The Weeknd (11–8)
9. “Godfather”, Wiley (*)
10. “Blue & Lonesome”, The Rolling Stones (-)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *