in , ,

CHARTS: Kendrick Lamar tem a maior estreia do ano com “DAMN.”

Aconteceu de novo. Após surpreender toda a indústria fonográfica com um dos melhores discos de hip hop dos últimos tempos, “To Pimp A Butterfly”, Kendrick Lamar superou novamente seus próprios limites com o lançamento de “DAMN.”, que não só alcançou a mesma aclamação crítica de seu antecessor, mas ainda tornou-se o trabalho de maior sucesso comercial do rapper de Compton.

O álbum, que era um dos títulos mais aguardados para 2017, obteve números de vendagem avassaladores em sua semana de abertura nos Estados Unidos e debutou diretamente no topo, consagrando-se como a maior estreia do ano até então em território americano. Além disso, o disco também assumiu a vice-liderança na parada britânica, não sendo páreo para o comercialmente estabelecido “÷”, de Ed Sheeran.

O lançamento de “DAMN.” também contribuiu para o crescimento de singles como “HUMBLE.”, que sobe para a primeira colocação da tabela americana e figura entre as posições de destaque no Reino Unido pela primeira vez, e “DNA.”, uma das faixas mais aprovadas pelos fãs de Kendrick em todo o álbum que assume a quarta colocação nos Estados Unidos.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Após o lançamento de possivelmente um dos melhores discos do ano, “DAMN.”, e duas apresentações estrondosas no renomado festival Coachella, já era hora de Kendrick Lamar alcançar o pico que lhe faltava: o topo da Billboard Hot 100 por um single solo. E nessa semana, o rapper conseguiu chegar ao primeiro lugar da tabela americana de singles com “HUMBLE.”.

A canção, que obteve a maior estreia de uma faixa de rap na parada em quase sete anos, registrou aproximadamente 67,4 milhões de audições em serviços de streaming nos Estados Unidos (um aumento de 56% em relação a última atualização da lista), 53 mil downloads e uma audiência de 23 milhões em airplay, desbancando assim a soberania de “Shape Of You”, de Ed Sheeran, que desce para a vice-liderança.

Além de “HUMBLE.”, K. Dot também aparece com outro single entre as dez faixas melhor posicionadas: “DNA.”, uma das músicas que conquistaram maior destaque na tracklist de “DAMN.”, estreia diretamente na quarta colocação ao acumular incríveis 51 milhões de streams, tornando Lamar o primeiro artista a ocupar dois dos cinco primeiros postos da Billboard Hot 100 desde outubro do ano passado, quando tanto Justin Bieber quanto o The Chainsmokers atingiram tal feito.

Outra faixa de grande destaque na atualização mais recente da tabela americana de singles é o sucesso latino “Despacito”, fruto da parceria entre os porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee, que sobrevoou 39 posições rumo ao nono lugar da lista com cerca de 60 mil vendas digitais e 24,1 milhões de streams pelos Estados Unidos graças ao seu remix com a participação especial de Justin Bieber.

Antes de “Despacito”, a última faixa na língua espanhola a alcançar as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 tinha sido “Macarena”, hit do Los Del Rio que ocupou o topo da tabela por 14 semanas em 1996

“Despacito”, porém, não foi o único single a firmar uma nova posição de pico na parada nessa semana. Com exceção da faixa, duas canções também se superaram na tabela: “Mask Off”, sucesso viral do rapper Future que sobe para o quinto lugar com seu crescente percentual de streams; e a mais recente música de trabalho de Zedd com Alessia Cara, “Stay”, que assume a sétima colocação ao chegar à marca de 91 mil downloads após o seu desconto no iTunes americano.

Com isso, os dez singles melhor colocados da Billboard Hot 100 nessa semana são:

1. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (3–1)
2. “Shape Of You”, Ed Sheeran (1–2)
3. “That’s What I Like”, Bruno Mars (2–3)
4. “DNA.”, Kendrick Lamar (*)
5. “Mask Off”, Future (7–5)
6. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (-)
7. “Stay”, Zedd e Alessia Cara (14–7)
8. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (5–8)
9. “Despacito”, Luis Fonsi com Daddy Yankee e Justin Bieber (48–9)
10. “XO TOUR Llif3”, Lil Uzi Vert (8–10)

Kendrick Lamar é um nome que dispensa apresentações no mercado americano, e o rapper comprovou isso com o lançamento de seu mais novo trabalho de estúdio e mais novo líder da Billboard 200, “DAMN.”. O disco, que era amplamente antecipado tanto pelo público quanto pela crítica, acumulou impressionantes 603 mil cópias vendidas ao longo da última semana e firma-se como o maior sucesso comercial da carreira do californiano, sucedendo “Untitled Unmastered” e “To Pimp A Butterfly”, que também chegaram ao topo da lista em 2016 e 2015, respectivamente.

Com as vendas de “DAMN.”, Kendrick superou a marca estabelecida por “More Life”, mais recente projeto de Drake que obteve 505 mil unidades comercializadas em seu lançamento, em março, tornando-se assim a maior estreia da Billboard 200 em 2017

Entre o percentual total alcançado por “DAMN.”, 58% partiu de unidades físicas e digitais (aproximadamente 353 mil, o maior número de cópias em tais formatos desde dezembro do ano passado) e 37% por meio de execuções em plataformas de streaming (equivalente a 227 mil vendas, o segundo maior índice de streams na história da parada americana, atrás apenas de “More Life”, de Drake).

Logo abaixo de Lamar, encontra-se outro estreante na atualização dessa semana. “The Search For Everything”, disco inédito de John Mayer, somou 132 mil cópias comercializadas (descartando os números obtidos por seus EPs predecessores, os chamados “Wave One” e “Wave Two) em seus primeiros sete dias disponível, o suficiente para ocupar a segunda colocação da lista.

O álbum é o oitavo trabalho de John a aparecer entre os dez primeiros lugares da tabela e o quarto a se tornar vice-líder. O cantor já chegou à primeira posição em outras três ocasiões, nos lançamentos de “Heavier Things” (2003), “Battle Studies” (2009) e “Born And Raised” (2012).

A terceira e última estreia da semana entre os dez títulos melhor colocados da Billboard 200 é a da trilha sonora de “Velozes e Furiosos 8”, que se encontra no décimo lugar. O trabalho, que conta com a participação de artistas como Pitbull, Camila Cabello, 2 Chainz, Wiz Khalifa, Migos, G-Eazy, Lil Uzi Vert, Young Thug, Travis Scott, entre diversos outros, obteve 37 mil unidades vendidas e foi alavancado pela chegada do filme nos cinemas americanos.

Confira como são ocupadas as dez primeiras posições da Billboard 200 nessa semana:

1. “DAMN.”, Kendrick Lamar (*)
2. “The Search For Everything”, John Mayer (*)
3. “More Life”, Drake (2–3)
4. “÷”, Ed Sheeran (3–4)
5. “Memories… Do Not Open”, The Chainsmokers (1–5)
6. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (7–6)
7. “24K Magic”, Bruno Mars (6–7)
8. “FUTURE”, Future (9–8)
9. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (11–9)
10. “The Fate Of The Furious: The Album”, trilha sonora de “Velozes e Furiosos 8” (*)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Após estrear diretamente no topo da parada britânica com o seu single de estreia solo, Harry Styles não conseguiu se manter na liderança por uma segunda atualização seguida. O cantor cede o primeiro lugar para “Shape Of You”, sucesso de Ed Sheeran que chega à sua 14ª semana não consecutiva à frente da lista, enquanto que “Sign Of The Times” despenca para a quarta posição.

Em questão de semanas não consecutivas no topo do Official Charts, apenas uma faixa obteve um número maior do que “Shape Of You”: “I Believe”, hit de Frank Laine que ocupou a primeira colocação da tabela britânica por 18 atualizações em ocasiões separadas ao longo do ano de 1953

Vale ressaltar que as vendas de Ed Sheeran nas tabelas de singles e álbuns beneficiaram-se pela atual turnê do cantor, a chamada “Divide Tour”, que possui sete apresentações no Reino Unido agendadas até o dia 3 de maio, além dos oito shows já performados pela Inglaterra, Escócia e Irlanda que contribuíram para o crescimento comercial de singles como “Galway Girl” e a própria “Shape Of You” e dos discos “÷” e “X”.

Já a segunda colocação é ocupada por outra canção que encontra-se em uma crescente comercial pelo Reino Unido: “Symphony”, última música de trabalho do Clean Bandit em colaboração com Zara Larsson que estabelece uma nova posição de pico na tabela. A parceria tem conquistado cada vez mais espaço entre as faixas mais ouvidas em serviços de streaming e mais vendidas digitalmente, o que tem contribuído fortemente para o seu desempenho por aqui.

Um dos maiores destaques dessa semana, entretanto, fica por conta de “HUMBLE.”, de Kendrick Lamar. O mais novo single do rapper escalou 25 degraus rumo à sexta posição da lista graças ao lançamento de “DAMN.”, que também viabilizou a estreia de outras faixas do americano em posições menores pela tabela.

Considerado isso, os dez singles melhor posicionados nessa semana na tabela britânica são:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (2–1)
2. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (4–2)
3. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
4. “Sign Of The Times”, Harry Styles (1–4)
5. “Passionfruit”, Drake (-)
6. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (31–6)
7. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (6–7)
8. “Solo Dance”, Martin Jensen (7–8)
9. “Stay”, Zedd e Alessia Cara (8–9)
10. “Issues”, Julia Michaels (11–10)

Por uma diferença de 30 mil cópias vendidas, Kendrick Lamar não conseguiu alcançar o pico da tabela britânica de discos. O mais novo álbum de estúdio do rapper, “DAMN.”, estreia na segunda posição no Reino Unido, logo atrás de “÷”, de Ed Sheeran, que chega à sétima semana consecutiva no topo da parada.

Apesar de não ter repetido a mesma façanha do que em sua terra natal, Kendrick conseguiu emplacar todas as 14 faixas da tracklist de seu novo disco na parada de singles, com maior destaque para “HUMBLE.”, que se encontra no sexto lugar, e “DNA.”, que debuta na 18ª colocação.

Além de “DAMN.”, outro trabalho que também garante uma das dez primeiras posições da tabela britânica de discos em sua primeira semana é “Youth”, de Tinie Tempah, que torna-se o terceiro álbum do rapper a figurar entre as colocações de destaque do Official Charts ao largar no nono degrau da lista.

Confira como ficam as dez primeiras colocações da tabela britânica de discos com sua última atualização:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “DAMN.”, Kendrick Lamar (*)
3. “Human”, Rag’n’Bone Man (2–3)
4. “More Life”, Drake (-)
5. “Wonderland”, Take That (-)
6. “Memories… Do Not Open”, The Chainsmokers (3–6)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (-)
8. “X”, Ed Sheeran (10–8)
9. “Youth”, Tinie Tempah (*)
10. “Glory Days”, Little Mix (13–10)


O lançamento de singles como “Lust For Life”, parceria entre Lana Del Rey e The Weeknd, e “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, canção inédita de Shawn Mendes, devem manter as paradas movimentadas na próxima semana, com possíveis estreias entre as posições de destaque de tais.

Já em questão de álbuns, é esperado que quatro títulos obtenham maior evidência ao menos nos Estados Unidos: “8”, primeiro trabalho de estúdio do Incubus em mais de seis anos; “Digital Druglord”, novo projeto de Blackbear; “Love And War”, mais recente disco de Brad Paisley; e a trilha sonora de “Guardiões da Galáxia Vol. 2”, lançada uma semana antes da estreia mundial do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *