in ,

CHARTS: Kendrick Lamar estreia na vice-liderança americana com “Humble”

Kendrick Lamar retornou em alta nos Estados Unidos. Após figurar na 22ª posição na semana passada com a promocional “The Heart Part 4”, que não teve sua divulgação intensificada, o rapper de Compton assumiu o segundo lugar da tabela americana de singles com a inédita “Humble”, que se tornou sua canção solo melhor colocada na lista.

É esperado que o nome de Kendrick apareça ainda mais em evidência ao longo das próximas semanas com o iminente lançamento de seu aguardadíssimo novo álbum de estúdio. O disco já se encontra em pré-venda e será disponibilizado na íntegra apenas nesta sexta-feira (14), com colaborações com nomes como U2, James Blake e o produtor Mike WiLL Made-It, que também ficou encarregado por “Humble”.

Enquanto isso, no Reino Unido, o Clean Bandit continua a ascender com seu atual single, “Symphony”, gravado junto à sueca Zara Larsson. É esperado que o grupo supere os percentuais alcançados com seu último sucesso, “Rockabye”, parceria com Sean Paul e Anne-Marie que nessa semana aparece em destaque na parada americana.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

O lançamento surpresa de “Humble”, nova música de trabalho de Kendrick Lamar, teve grande impacto nos Estados Unidos, assim como é visível na mais recente atualização da Billboard Hot 100. O rapper debutou o single inédito na segunda colocação com aproximadamente 111 mil vendas digitais e 49,8 milhões de audições em serviços de streaming — sendo a primeira canção a superar “Shape Of You”, faixa de Ed Sheeran que lidera a tabela pela 11ª semana não consecutiva, em tal quesito em mais de um mês.

Ao figurar na vice-liderança em sua semana de abertura, “Humble” obteve a melhor estreia de uma canção de rap na parada americana de singles desde julho de 2010, quando Eminem assumiu a segunda posição com “Love The Way You Lie”, parceria com Rihanna, em sua primeira atualização na lista

Com isso, “Humble” marca a quarta aparição de Kendrick entre os dez títulos melhor posicionados na tabela e se torna a primeira música solo do rapper a atingir tal marca. O americano já chegou entre as colocações de destaque da parada em ocasiões passadas com “Bad Blood”, “Don’t Wanna Know” e “Fuckin’ Problems”, colaborações com Taylor Swift, Maroon 5 e A$AP Rocky, respectivamente.

Além de “Humble”, outra faixa que aparece pela primeira vez entre as dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 é “Body Like A Back Road”, atual música de trabalho de Sam Hunt que escalou seis degraus rumo ao sexto lugar da lista. A canção, que já se encontra na tabela há dez semanas, é a maior representante do country atualmente e teve seu desempenho comercial afetado por sua performance no ACM Music Awards, maior premiação do gênero nos Estados Unidos.

Enquanto isso, um pouco mais acima, “iSpy”, colaboração entre os rappers Kyle e Lil Yachty, chega à um novo pico na parada ao assumir a quarta colocação, superando os índices de vendagem de “Something Just Like This”, parceria do The Chainsmokers — que se torna o terceiro artista com maior número de semanas entre as dez primeiras posições da Billboard Hot 100, apenas atrás de Katy Perry e Drake — com o Coldplay que desce para o quinto lugar.

Dado isso, as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 agora são ocupadas por:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Humble”, Kendrick Lamar (*)
3. “That’s What I Like”, Bruno Mars (2–3)
4. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (5–4)
5. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (3–5)
6. “Body Like A Back Road”, Sam Hunt (12–6)
7. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (4–7)
8. “Tunnel Vision”, Kodak Black (-)
9. “Paris”, The Chainsmokers (-)
10. “Rockabye”, Clean Bandit com Sean Paul e Anne-Marie (11–10)

Assim como tem sido pelas últimas três semanas, “More Life” e “÷”, mais recentes trabalhos de estúdio de Drake e Ed Sheeran, respectivamente, ocupam as duas primeiras colocações da Billboard 200. Enquanto o novo projeto do rapper acumulou o equivalente a 136 mil unidades comercializadas em downloads e streams (registrando uma queda de 40% em relação à atualização passada), o britânico chegou à marca de 80 mil cópias vendidas.

A grande estreia da semana na parada americana de discos, entretanto, é de “Paiting Pictures”, álbum de estúdio inédito de Kodak Black. O título somou aproximadamente 71 mil unidades vendidas (sendo 51 mil delas contabilizadas a partir de execuções em plataformas de streaming) ao longo dos últimos sete dias, o suficiente para garantir o terceiro lugar da lista.

Outro disco que debuta em destaque nessa atualização da Billboard 200 é “Emperor Of Sand”, mais recente trabalho do Mastodon que assume a sétima posição da tabela ao reunir 43 mil cópias comercializadas em sua semana de lançamento. Sendo assim, o álbum se torna o terceiro título da banda a alcançar as dez primeiras colocações da lista, sucedendo “Once More ‘Round The Sun”, de 2014, e “The Hunter”, de 2011.

Por fim, a terceira estreia da semana entre as primeiras posições da parada americana de discos é do grupo de rock cristão MercyMe. O quinteto agora ocupa a décima colocação com o seu mais novo álbum, “Lifer”, que obteve cerca de 33 mil unidades vendidas pelos Estados Unidos até o momento.

Confira os dez títulos melhor posicionados na Billboard 200 nessa semana:

1. “More Life”, Drake (-)
2. “÷”, Ed Sheeran (-)
3. “Painting Pictures”, Kodak Black (*)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (6–4)
5. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (4–5)
6. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (7–6)
7. “Emperor Of Sand”, Mastodon (*)
8. “FUTURE”, Future (9–8)
9. “Culture”, Migos (11–9)
10. “Lifer”, MercyMe (*)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

A tabela britânica de singles não sofre muitas alterações nessa semana, uma vez que Ed Sheeran continua a ocupar três das dez primeiras posições do Official Charts: seu maior sucesso, “Shape Of You”, alcança a 13ª semana consecutiva na liderança, enquanto as músicas de trabalho “Galway Girl” e “Castle On The Hill” se encontram nos segundo e sexto lugares, respectivamente.

Já o mais recente lançamento do Clean Bandit em colaboração com a cantora Zara Larsson, “Symphony”, alcançou uma nova posição de pico no Reino Unido com seus surpreendentes números na terra da Rainha. A faixa chega à terceira colocação da lista após três semanas na tabela, e deve crescer ainda mais comercialmente ao longo dos próximos dias com a intensificação de sua divulgação.

Entre as dez primeiras posições, duas outras canções também atingiram novos recordes próprios na parada britânica: “Stay”, parceria entre Zedd e Alessia Cara que assume a nona colocação; e “Issues”, single que marca a estreia de Julia Michaels (conhecida por ter escrito faixas de nomes como Justin Bieber, Ed Sheeran, Britney Spears, John Legend, Selena Gomez, Fifth Harmony, entre outros) como artista e prova seu sucesso comercial ao assumir o décimo lugar.

As dez primeiras colocações da parada de singles do Reino Unido agora são ocupadas da seguinte maneira:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
3. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (4–3)
4. “Passionfruit”, Drake (3–4)
5. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (6–5)
6. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (5–6)
7. “It Ain’t Me”, Kygo e Selena Gomez (-)
8. “Solo Dance”, Martin Jensen (-)
9. “Stay”, Zedd e Alessia Cara (11–9)
10. “Issues”, Julia Michaels (13–10)

Mantendo o seu domínio em terras britânicas, Ed Sheeran também é líder da lista local de discos. O mais recente álbum de estúdio do cantor, “÷”, foi o trabalho com maior número de vendas pelo Reino Unido pela quinta semana seguida, acumulando cerca de 108 mil unidades comercializadas e contendo o crescimento de “Human”, título de estreia de Rag’n’Bone Man que escalou duas casas rumo à segunda posição da tabela.

Assim como já era esperado, “Automaton”, mais novo trabalho do Jamiroquai, estreou em alta no Official Charts. O oitavo capítulo da discografia do grupo debutou no quarto lugar da lista, superando o percentual obtido pelo seu antecessor, “Rock Light Dust Star”, que foi o sétimo colocado da tabela em sua semana de lançamento.

Vale ressaltar ainda os dois outros títulos estreantes dessa atualização: “Silver Eye”, novo álbum da banda britânica de música eletrônica Goldfrapp que abre no sexto lugar; e “Kidz Bop”, coletânea de covers inédita do grupo infantil Kidz Bop Kids que assume a sétima colocação.

Os dez trabalhos de estúdio melhor posicionados da tabela britânica de álbuns dessa semana são:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Human”, Rag’n’Bone Man (4–2)
3. “More Life”, Drake (-)
4. “Automaton”, Jamiroquai (*)
5. “Wonderland”, Take That (2–5)
6. “Silver Eye”, Goldfrapp (*)
7. “Kidz Bop”, Kidz Bop Kids (*)
8. “100”, Vera Lynn (5–8)
9. “X”, Ed Sheeran (7–9)
10. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (8–10)


A próxima semana nas tabelas musicais deve ser movimentada pelo lançamento de quatro álbuns de destaque comercial: “Memories… Do Not Open”, título de estreia do duo The Chainsmokers que deve estrear entre as primeiras posições nos Estados Unidos; “PTX, Vol. IV: Classics”, coletânea de covers de clássicos gravada pelo grupo Pentatonix; “Starlight (Live)”, disco ao vivo inédito do Bethel Music; e o antecipado “ALL-AMERIKKKAN BADA$$”, do rapper Joey Bada$$.

Em questão de singles, não há dúvidas que a estreia da semana será de “Sign Of The Times”, música de trabalho que marca o início da carreira solo de Harry Styles que deve assumir o topo no Reino Unido e debutar em evidência nos Estados Unidos com seus surpreendentes números de vendas digitais e seu crescente percentual de streaming.

Ouça e siga a nossa playlist oficial no Spotify:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *