in ,

CHARTS: Eminem emplaca seu oitavo disco consecutivo no topo das paradas

Um dos lançamentos mais aguardados de 2017, “Revival”, comprovou todas as expectativas em torno de si com seus primeiros números comerciais. O nono álbum de estúdio de Eminem estreia diretamente na liderança das tabelas americana e britânica com uma das maiores semanas de venda do ano, tornando-se seu nono título consecutivo a estrear no topo e fazendo do rapper o único artista na história da indústria fonográfica a alcançar tal feito nos Estados Unidos.

No Reino Unido, há ainda mais motivos para os fãs do americano celebrarem. A faixa de maior sucesso do disco até então, “River”, gravada e escrita em colaboração com Ed Sheeran, debutou na segunda colocação na lista de singles. A provável próxima música de trabalho de Marshall Mathers se encontra atrás apenas de outro hit do britânico, “Perfect”, cujas versões com Beyoncé e Andrea Bocelli continuam impulsionando suas vendas pelas duas principais paradas do mundo.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Se “Perfect”, assim como o próprio Ed Sheeran a definiu, é “sua música de Natal sem ser uma música de Natal”, então o estrondoso sucesso da faixa faz jus à data. Pela terceira atualização consecutiva, o cantor encabeça a parada americana de singles com os números grandiosos de sua atual música de trabalho, cuja versão inédita com Andrea Bocelli alavancou ainda mais suas vendas ao longo da última semana.

Juntas, todas as versões da canção somaram 151 mil downloads (com um crescimento de 55% em relação à semana passada) e 43,4 milhões de execuções em plataformas de streaming (número 9% maior que o anterior), o suficiente para desbancar Post Malone e 21 Savage na disputa pela liderança. Vale ressaltar que apenas Beyoncé é creditado ao lado do britânico na lista por seu dueto acústico ter sido a versão predominante no percentual total de vendas da faixa.

Outro artista que também conta com mais de uma versão para um só single é G-Eazy. Com o lançamento de seu remix com French Montana, Juicy J e Belly, “No Limit”, parceria do rapper com A$AP Rocky e Cardi B, conquista cinco postos em direção ao quinto lugar da tabela, tornando-se seu maior sucesso na Billboard Hot 100. Até então, o californiano havia alcançado apenas a sétima posição com o sucesso de “Me, Myself & I”, lançada em 2015 com Bebe Rexha.

As dez primeiras colocações da Billboard Hot 100 são ocupadas pelos seguintes singles:

1. “Perfect”, Ed Sheeran e Beyoncé (-)
2. “Rockstar”, Post Malone e 21 Savage (-)
3. “Havana”, Camila Cabello e Young Thug (-)
4. “Gucci Gang”, Lil Pump (-)
5. “No Limit”, G-Eazy com A$AP Rocky e Cardi B (10–5)
6. “Thunder”, Imagine Dragons (5–6)
7. “MotorSport”, Migos com Nicki Minaj e Cardi B (6–7)
8. “Too Good At Goodbyes”, Sam Smith (7–8)
9. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (-)
10. “Bad At Love”, Halsey (8–10)

A chegada de seu novo álbum de estúdio, “The Beautiful & Damned”, também contribuiu imensamente para as vendas da canção. O disco debuta na terceira colocação da Billboard 200 com aproximadamente 122 mil unidades comercializadas (sendo apenas 68 mil provenientes de suas edições física e digital). O projeto é o terceiro do rapper a ultrapassar os cinco primeiros degraus da lista, sucedendo o antigo quinto colocado “When It’s Dark Out”, de 2015, e “These Things Happen”, que também alcançou o terceiro posto em 2013.

Entretanto, a tabela, assim como já era amplamente esperado, é liderada por Eminem e seu aguardado novo trabalho de estúdio, “Revival”. Ao longo de sua primeira semana disponível, o disco reuniu surpreendentes 267 mil cópias vendidas, tornando-se o terceiro maior lançamento de hip-hop do ano (atrás apenas de “DAMN.”, de Kendrick Lamar, e suas 603 mil unidades; e “More Life”, de Drake, com 505 mil).

Contudo, o rapper alcançou uma marca ainda mais grandiosa com o nono capitulo de sua discografia. O álbum é o seu oitavo título consecutivo a alcançar o topo da Billboard 200, feito inédito na história da parada, sucedendo tantos outros sucessos como “The Marshall Mathers LP” (2000), “The Eminem Show” (2002), “Encore” (2004), “Curtain Call: The Hits” (2005), “Relapse” (2009), “Recovery” (2010) e “The Marshall Mathers LP2” (2013).

Eminem se iguala a Madonna, U2 e Kenny Chesney na lista de artistas com maior número de discos líderes da tabela americana, com oito títulos cada. Agora, o rapper se encontra atrás apenas dos Beatles (19 trabalhos no topo), Jay-Z (14), Bruce Springsteen e Barbra Streisand (11 cada), Elvis Presley (10), The Rolling Stones e Garth Brooks (ambos com 9).

Por fim, Jeezy emplaca seu mais novo álbum de estúdio, “Pressure”, na sexta posição do ranking. O projeto inédito do rapper, que conta com a colaboração de nomes como Kendrick Lamar, J. Cole, Rick Ross, 2 Chainz, Kodak Black e vários outros, acumulou cerca de 72 mil unidades comercializadas em sua primeira de vendas, tornando-se seu nono título consecutivo a ocupar um dos dez primeiros postos da lista.

Assim são preenchidas as dez primeiras colocações da Billboard 200 em sua mais recente atualização:

1. “Revival”, Eminem (*)
2. “Reputation”, Taylor Swift (-)
3. “The Beautiful & Damned”, G-Eazy (*)
4. “÷”, Ed Sheeran (3–4)
5. “A Pentatonix Christmas”, Pentatonix (4–5)
6. “Pressure”, Jeezy (*)
7. “The Thrill Of It All”, Sam Smith (8–7)
8. “What Makes You Country”, Luke Bryan (1–8)
9. “The Anthology: Part 1, The Past Five Years”, Garth Brooks (12–9)
10. “From A Room: Volume 2”, Chris Stapleton (7–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Todas as atualizações de Natal no Reino Unido são sempre recebidas com muito fervor, principalmente por conta da cobiçada liderança durante o feriado. Neste ano, o topo natalino pertence à Ed Sheeran e o sucesso gigantesco de sua última música de trabalho, “Perfect”.

Entre todas suas versões — incluindo a recém-lançada sinfonia gravada com Andrea Bocelli — , a canção totalizou o equivalente à 85 mil unidades comercializadas, contabilizando aproximadamente 45 mil vendas digitais e 6 milhões de audições em serviços de streaming. Vale salientar que a faixa já dispõe de um duplo certificado de platina no Reino Unido, tendo reunido 1,25 milhão de downloads e streams desde o seu lançamento, em março.

O sucesso do cantor na parada britânica se estende ainda à vice-liderança. Sua mais nova colaboração com Eminem, “River” — lançada como parte do último álbum de estúdio do rapper, “Revival” — debuta diretamente na segunda colocação, entrando definitivamente na corrida pelo topo do Official Charts para as próximas semanas.

Há ainda mais uma canção inédita entre as dez melhor posicionadas na mais recente atualização da lista. Trata-se de “Let You Down”, atual música de trabalho do rapper cristão NF que segue conquistando cada vez mais espaço em território britânico, além de já estar consolidada como a canção de maior sucesso do americano no Reino Unido.

Com isso, os dez singles de maior destaque na tabela britânica são:

1. “Perfect”, Ed Sheeran (-)
2. “River”, Eminem e Ed Sheeran (*)
3. “Last Christmas”, Wham! (-)
4. “All I Want For Christmas Is You”, Mariah Carey (2–4)
5. “Anywhere”, Rita Ora (-)
6. “Man’s Not Hot”, Big Shaq (8–6)
7. “Fairytale Of New York”, The Pogues e Kirsty MacColl (-)
8. “I Miss You”, Clean Bandit e Julia Michaels (10–8)
9. “Dimelo”, Rak-Su com Wyclef Jean e Naughty Boy (6–9)
10. “Let You Down”, NF (11–10)

Assim como já mencionado, Eminem domina a mais recente atualização do Official Charts com o lançamento de seu amplamente aguardado novo álbum de estúdio, “Revival”. O disco se torna o oitavo título consecutivo do rapper a chegar ao topo na tabela britânica, marca também alcançada por ABBA e Led Zeppelin na terra da Rainha, além de garantir um certificado de ouro.

Os feitos, contudo, não param por aí. O trabalho também é o segundo projeto com maior número de vendas em sua semana inicial em 2017, tendo acumulado 137 mil cópias comercializadas ao longo de seus primeiros sete dias disponível. O único projeto a ultrapassar tal número foi “÷”, disco de Ed Sheeran que se encontra na vice-liderança dessa atualização com 121 mil unidades distribuídas.

Confira como são ocupadas as dez primeiras colocações da parada britânica de álbuns nessa semana:

1. “Revival”, Eminem (*)
2. “÷”, Ed Sheeran (1–2)
3. “The Thrill Of It All”, Sam Smith (2–3)
4. “Beautiful Trauma”, P!nk (3–4)
5. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
6. “Together Again”, Michael Ball e Alfie Boe (4–6)
7. “A Love So Beautiful”, Roy Orbison e Royal Philharmonic Orchestra (-)
8. “The Architect”, Paloma Faith (6–8)
9. “Glory Days”, Little Mix (8–9)
10. “Who Built The Moon?”, Noel Gallagher’s High Flying Birds (11–10)

Com a chegada do Natal, diversos títulos especiais para a ocasião devem continuar surgindo nas tabelas musicais ao longo da próxima semana. Sucessos como “All I Want For Christmas Is You”, de Mariah Carey, e “Last Christmas”, do Wham!, por exemplo, certamente se consolidarão ainda mais nas primeiras posições, juntamente à discos de artistas como Pentatonix, Michael Bublé, Elvis Presley e Lindsey Stirling.

Entre as novidades, destaca-se a trilha sonora oficial de “O Rei do Show”, recém-estreado musical protagonizado por Hugh Jackman e Zac Efron que atualmente lidera a lista de downloads do iTunes americano, podendo ser um dos grandes destaques da próxima semana. Também vale ressaltar o lançamento do medley de “Thunder”, do Imagine Dragons, e “Young Dumb & Broke”, de Khalid (disponibilizado como uma versão de estúdio após ter sido performado durante o American Music Awards), que deve impulsionar as vendas de ambas as canções.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *