Em mais uma semana agitada no mercado musical, o rapper Future decidiu estrear seu novo álbum de estúdio sem quaisquer avisos prévios e tomou de assalto os destaques comerciais da semana. Com a estreia do título homônimo, que agora figura no topo da parada americana de discos, o trabalho é a sua quarta obra consecutiva a alcançar a primeira posição nos Estados Unidos — série esta que deve se estender mais ainda com a pronta chegada de seu sucessor, “HNDRXX”.

Enquanto que o Reino Unido mantém sua preferência por artistas locais, com Ed Sheeran e Rag’n’Bone Man na liderança das tabelas de singles e álbuns, respectivamente, em território americano o vai e vem em ambas as paradas permanece constante, tanto com a ascensão de artistas como Bruno Mars e Rihanna quanto com a queda de nomes como Katy Perry, que ainda deve se recuperar dentro das próximas atualizações.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

A forte divulgação do single pelas rádios e pela televisão, aliada ao grande poder comercial carregado pelo nome de Ed Sheeran pela atual indústria fonográfica, concedeu à “Shape Of You” facilmente mais uma semana no topo da Billboard Hot 100 — a quinta consecutiva.

A atual música de trabalho do cantor registrou cerca de 147 mil downloads e 41.8 milhões de audições em serviços de streaming pelos Estados Unidos nesta última semana, sendo o suficiente para conter o crescimento de “Bad And Boujee”, colaboração viral entre Migos e Lil Uzi Vert que desbancou Zayn e Taylor Swift na vice-liderança da lista.

O trio americano não foi o único nome a subir na tabela nesta atualização. Bruno Mars, por exemplo, atingiu um pico inédito na parada com o seu novo single, “That’s What I Like”, que assume a quarta colocação ao acumular grandes números de vendas digitais e assim empata com o desempenho de seu antecessor, “24K Magic”.

Já o The Chainsmokers aparece duas vezes entre os dez primeiros colocados: no sexto lugar com “Paris”, que escalou cinco posições com o lançamento de seu videoclipe oficial; e “Closer”, parceria com Halsey que amplia seu recorde como faixa com maior número de semanas entre os cinco primeiros andares da tabela. É aguardado que a dupla ainda estreie sua mais nova colaboração com o Coldplay, “Something Just Like This”, próxima ao topo da lista em sua próxima atualização, podendo tornar-se assim o seu terceiro single entre tais colocações de destaque.

Ainda mais abaixo, Rihanna sobe mais uma posição com “Love On The Brain”, que continua registrando excelentes números mesmo com a sua carência promocional pelos Estados Unidos, enquanto “Chained To The Rhythm”, novo single de Katy Perry e Skip Marley, e “Bad Things”, parceria entre Machine Gun Kelly e Camila Cabello, despencam para as oitava e décima colocações, respectivamente.

Confira as dez primeiras posições da Billboard Hot 100 nessa semana:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (3–2)
3. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (2–3)
4. “That’s What I Like”, Bruno Mars (7–4)
5. “Closer”, The Chainsmokers e Halsey (-)
6. “Paris”, The Chainsmokers (11–6)
7. “Love On The Brain”, Rihanna (8–7)
8. “Chained To The Rhythm”, Katy Perry e Skip Marley (4–8)
9. “Bounce Back”, Big Sean (10–9)
10. “Bad Things”, Machine Gun Kelly e Camila Cabello (6–10)

Com a estrondosa repercussão do lançamento surpresa de seu novo disco homônimo, que obteve aproximadamente 140 mil unidades vendidas nos Estados Unidos ao longo da última semana, Future assegurou mais uma estreia no topo da Billboard 200. Esta é a quarta abertura seguida do rapper na primeira posição da tabela americana de álbuns, sucedendo os trabalhos solo “EVOL” e “DS2” e o conjunto “What A Time To Be Alive”, produzido ao lado de Drake.

“Future” ainda foi sucedido pelo lançamento sem aviso prévio de outro trabalho, “HNDRXX”, na última sexta-feira (24). Caso o disco também debute na primeira colocação, o americano se tornará o primeiro artista da história da Billboard 200 a estrear dois álbuns diferentes no topo da parada em duas atualizações consecutivas.

As outras três estreias da semana entre os dez títulos melhor posicionados na tabela são as de “In It To Win It”, novo trabalho do cantor Charlie Wilson que figura no sétimo lugar; de “Prisoner”, álbum de Ryan Adams que debuta na oitava colocação; e de “Windy City”, primeiro conjunto de inéditas de Alison Krauss em 18 anos que alcança o nono andar da lista.

Enquanto isso, o mais recente trabalho de estúdio de Bruno Mars, “24K Magic”, permanece firme na segunda posição pela quarta semana consecutiva. O último disco a passar tanto tempo na vice-liderança sem chegar ao topo da tabela foi “My Christmas”, de Andrea Bocceli, em 2009.

Sendo assim, os dez títulos melhor colocados nesta atualização da Billboard 200 são:

1. “Future”, Future (*)
2. “24K Magic”, Bruno Mars (-)
3. “Fifty Shades Darker (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Cinquenta Tons Mais Escuros” (1–3)
4. “Starboy”, The Weeknd (5–4)
5. “Culture”, Migos (4–5)
6. “I Decided”, Big Sean (3–6)
7. “In It To Win It”, Charlie Wilson (*)
8. “Prisoner”, Ryan Adams (*)
9. “Windy City”, Alison Krauss (*)
10. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (7–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Ao que tudo indica, o reinado de Ed Sheeran na tabela britânica demorará a cair. O cantor ocupa três dos cinco primeiros lugares da lista com três faixas extraídas de seu próximo trabalho de estúdio, “÷”, incluindo o topo com “Shape Of You”, que se mantém na mesma colocação pela sétima semana consecutiva; e a vice-liderança com a estreante “How Would You Feel (Paean)”, enquanto que “Castle On The Hill” desceu para a quarta posição.

7

É possível dizer que o ótimo desempenho do cantor nesta atualização deve-se à repercussão de sua performance no BRIT Awards, a maior premiação musical britânica realizada na semana passada que contribuiu para as vendas não só de Ed, mas também de Katy Perry e Skip Marley, que foram promovidos para a quinta posição após a elogiada performance de “Chained To The Rhythm”.

Outro destaque do pop entre os melhor posicionados da tabela britânica nesta semana fica por conta da estreia de “It Ain’t Me”, colaboração entre Kygo e Selena Gomez, na nona colocação. É esperado ainda que a canção atinja patamares ainda maiores com a intensificação de sua divulgação pelo Reino Unido.

Confira como as dez primeiras posições da parada britânica de singles são ocupadas nessa semana:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “How Would You Feel (Paean)”, Ed Sheeran (*)
3. “Human”, Rag’n’Bone Man (2–3)
4. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (3–4)
5. “Chained To The Rhythm”, Katy Perry e Skip Marley (7–5)
6. “You Don’t Know Me”, Jax Jones e Raye (4–6)
7. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (5–7)
8. “Paris”, The Chainsmokers (6–8)
9. “It Ain’t Me”, Kygo e Selena Gomez (*)
10. “Touch”, Little Mix (8–10)

Após ser laureado como “Artista Revelação Britânico” no BRIT Awards, Rag’n’Bone Man, tido como um dos mais promissores nomes da indústria fonográfica, segurou mais uma semana no topo do Official Charts com o seu álbum de estreia, “Human”, que, ao atingir a marca de 69 mil cópias comercializadas no período reconhecido pela atualização, acumulou mais vendas do que todos os títulos restantes entre os cinco melhor colocados.

Também é importante ressaltar o crescimento comercial de trabalhos antigos, como é o caso de “X”, último disco de Ed Sheeran que, ao assumir a quarta posição, chega à sua 62ª semana não consecutiva entre os cinco primeiros lugares; e a trilha sonora da animação “Trolls”, que escalou seis casas rumo à sexta colocação, além de artistas que já mantinham um histórico positivo na parada, como Adele e Little Mix.

As duas estreias desta semana entre as dez primeiras posições da lista ficaram por conta de Amy Macdonald, que debutou na vice-liderança com seu mais novo álbum de estúdio, “Under Stars”; e Ryan Adams, que figura na terceira colocação com “Prisoner” e assim alcança uma nova marca pessoal na tabela.

Confira as dez primeiras posições da tabela britânica de álbuns:

1. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
2. “Under Stars”, Amy Macdonald (*)
3. “Prisoner”, Ryan Adams (*)
4. “X”, Ed Sheeran (7–4)
5. “25”, Adele (6–5)
6. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (12–6)
7. “Glory Days”, Little Mix (8–7)
8. “La La Land (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “La La Land: Cantando Estações” (5–8)
9. “Little Fictions”, Elbow (2–9)
10. “Starboy”, The Weeknd (-)


Com grandes novidades do cenário eletrônico, é esperado que a EDM apareça em alta nas próximas atualizações das tabelas de singles. Desde a aguardada parceria entre Zedd e Alessia Cara até colaborações mais inusitadas, como é o caso de The Chainsmokers ao lado do Coldplay e Calvin Harris com Frank Ocean e Migos, o considerável desempenho comercial dessas canções devem as assegurar certo destaque entre os primeiros lugares dos dois lados do Atlântico.

Quanto aos lançamentos de álbuns, Future deve substituir a si mesmo no topo da lista de discos americana com o seu segundo álbum surpresa, “HNDRXX”, enquanto o rapper britânico Stormzy reúne chances reais de debutar na primeira posição de sua terra natal com seu trabalho de estreia, “Gang Signs & Prayer”. Correndo por fora, encontram-se títulos inéditos de nomes como John Mayer, Little Big Town e Aaron Watson, disputando colocações inferiores.

Comentários

Mais lidas
Alguns direitos reservados / 2013 - 2017.
Desenvolvido por Lucas Mantoani.