Chá da Tarde

Chá da Tarde lança videoclipe com o Criando Criadores, projeto de cultura periférica

Para a maioria dos moradores das periferias, o acesso à cultura tem diferentes obstáculos, sejam financeiros […]

Por em 27 de outubro de 2020

Para a maioria dos moradores das periferias, o acesso à cultura tem diferentes obstáculos, sejam financeiros ou estruturais. Pensado nisso, surgiu o projeto Criando Criadores, iniciativa focada em fomentar a capacitação cultural na periferia paulistana que tem revelado diversos artistas da Zona Leste de São Paulo – entre eles, o coletivo Chá da Tarde, que lançou seu primeiro videoclipe na semana passada.

O grupo nasceu na comunidade do Jardim Keralux e foi selecionado para a terceira edição do projeto, que também é a primeira realizada à distância. Ao lado do Criando Criadores, o coletivo lança sua primeira produção musical, “Novos Tempos”, música que dialoga sobre as condições da população negra, periférica e dos LGBTQIA+ com o ritmo próprio do sexteto. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, conta Peu Morais, um dos seis integrantes.

Além de Peu, o Chá da Tarde também é formado por Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder e Gustavo Dias, que se aproximaram ainda mais durante os últimos meses de quarentena em meio à ações para a comunidade. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, afirma Peu.

Assista ao videoclipe oficial de “Novos Tempos” na íntegra:

O Criando Criadores foi fundado em 2017 e é fruto da parceria com o Cingulado, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal. O projeto tem aproximado vários artistas da Zona Leste de São Paulo do mercado musical por meio de cursos gratuitos, encontros com profissionais e várias outras atividades de incentivo à produção cultural, além de contemplar, por fim, um artista da região com a produção de um videoclipe e um single a cada edição.

A edição de 2020 contou com a participação do poeta Sérgio Vaz, da cantora Anelis Assumpção e do rapper Black Alien – este que participou de um bate-papo com o Chá da Tarde, que foi a atração de abertura de um de seus shows virtuais. Em outros anos, projeto já contou com nomes como KL Jay, Rincon Sapiência, Drik Barbosa, Fióti, Tássia Reis, entre vários outros.


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!