Para a maioria dos moradores das periferias, o acesso à cultura tem diferentes obstáculos, sejam financeiros ou estruturais. Pensado nisso, surgiu o projeto Criando Criadores, iniciativa focada em fomentar a capacitação cultural na periferia paulistana que tem revelado diversos artistas da Zona Leste de São Paulo – entre eles, o coletivo Chá da Tarde, que lançou seu primeiro videoclipe na semana passada.
O grupo nasceu na comunidade do Jardim Keralux e foi selecionado para a terceira edição do projeto, que também é a primeira realizada à distância. Ao lado do Criando Criadores, o coletivo lança sua primeira produção musical, “Novos Tempos”, música que dialoga sobre as condições da população negra, periférica e dos LGBTQIA+ com o ritmo próprio do sexteto. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, conta Peu Morais, um dos seis integrantes.
Além de Peu, o Chá da Tarde também é formado por Ingrid Oliveira, Camis Roberta, Emerson Oliveira, Gabriel Kinder e Gustavo Dias, que se aproximaram ainda mais durante os últimos meses de quarentena em meio à ações para a comunidade. “Nossa comunidade começava a enfrentar uma crise de saúde pública e não podíamos negar esforços. A partir daí, começamos a entender nossa identidade como um coletivo”, afirma Peu.
Assista ao videoclipe oficial de “Novos Tempos” na íntegra:
O Criando Criadores foi fundado em 2017 e é fruto da parceria com o Cingulado, o Movimento Cultural Ermelino Matarazzo e a ArcelorMittal. O projeto tem aproximado vários artistas da Zona Leste de São Paulo do mercado musical por meio de cursos gratuitos, encontros com profissionais e várias outras atividades de incentivo à produção cultural, além de contemplar, por fim, um artista da região com a produção de um videoclipe e um single a cada edição.
A edição de 2020 contou com a participação do poeta Sérgio Vaz, da cantora Anelis Assumpção e do rapper Black Alien – este que participou de um bate-papo com o Chá da Tarde, que foi a atração de abertura de um de seus shows virtuais. Em outros anos, projeto já contou com nomes como KL Jay, Rincon Sapiência, Drik Barbosa, Fióti, Tássia Reis, entre vários outros.