in

Black Music & Entertainment Walk Of Fame: veja o que rolou na cerimônia

Brown Skin Girl por Beyoncé
Foto: Reprodução

Em uma grande festa, ícones da arte foram homenageados em uma nova calçada da fama. A atração fica na cidade de Atlanta e é dedicada exclusivamente para artistas negros. Confira o que rolou na cerimônia do Black Music & Entertainment Walk Of Fame!

Leia também: Beyoncé anuncia campanha contra a fome no Brasil; saiba como ajudar

"Black Music & Entertainment Walk Of Fame: veja o que rolou na cerimônia"
A cantora Beyoncé foi uma das estrelas homenageadas no evento. (Foto: Reprodução)

Inaugurada ontem (17/6), a nova calçada apresentou suas primeiras 12 celebridades em uma cerimônia no Estádio Mercedes-Benz e contou com a presença de políticos e músicos, como Jermaine Dupri, Missy Elliott, Dallas Austin, Kirk Franklin e Shirley Caesar.

Em vez de estrelas, símbolo da antiga calçada da fama, os emblemas que estamparão os espaços dos artistas são chamados de joias da coroa (crown jewels) e os homenageados são chamados de reis e rainhas.

“As pessoas sempre dizem que esta é a Black Hollywood, então por que não temos praças de Hollywood para celebrar nossa negritude? É muito importante que hoje façamos história”, disse Erica Thomas, representante do Distrito 39 da Geórgia.

A nova calçada incluiu quatro “iniciados fundacionais” — James Brown, Otis Redding, Quincy Jones e Stevie Wonder. Além disso, conta com outros ícones: Michael Jackson, Beyoncé, Sean Combs, Usher, Shirley Caesar, Kirk Franklin, Missy Elliott e OutKast.

De onde surgiu a ideia?

A atração comemorativa foi ideia de Erica Thomas e Catherine Brewton, vice-presidente da Broadcast Music, Inc. (BMI).

As duas também fundaram o Georgia Entertainment Caucus em 2019, em colaboração com os fundadores da Black American Music Association, Michael T. Mauldin e Demmette Guidry.

A prefeita Keisha Lance Bottoms disse que a calçada da fama não demorou muito para sair do papel e complementou:

“Da mesma forma que Atlanta influenciou o movimento pelos direitos civis, e continuamos a definir a fasquia muito alta, sabemos que continuamos a influenciar a música.”

Dickens e Brown então se juntaram ao prefeito no palco para ler uma proclamação declarando o dia 17 de junho de 2021 da Calçada da Fama da Música Negra e do Entretenimento.

Os organizadores disseram que apresentarão mais celebridades influentes na calçada da fama ainda este ano, antes de mudar para um calendário anual.

Eles também enfatizaram o desejo de incluir pessoas influentes na mídia, no cinema, na televisão e em outras áreas do entretenimento, não apenas na música.

Alguns homenageados e os discursos de aceitação

Durante uma cerimônia repleta de estrelas, os homenageados e seus familiares destacaram o significado daquela celebração.

Deanna Brown Thomas, filha de James Brown, disse que o emblema de seu pai representa “uma história que será cimentada na terra permanentemente para as gerações futuras”.

Em entrevista ao The Atlanta Journal-Constitution, ela disse esperar que a geração mais jovem se inspire.

É importante que as pessoas se lembrem que na época dele, ele tinha que fazer o trabalho. Não havia auto-tune para fazer você soar melhor, nenhuma rede social.

Você tinha que entrar com talento puro. E ele estava fazendo isso nos dias de segregação e deixou este mundo melhor do que o mundo em que ele nasceu. Ele nos deixou mensagens que estarão aqui até o fim dos tempos.

Já o filho de Sean Combs, Christian, falou sobre a importância de Atlanta para sua família, tanto do lado paterno quanto materno. Sua mãe, a falecida modelo Kim Porter, era de Columbus, Geórgia.

O discurso de Missy Elliot

Talvez o momento mais emocionante durante a cerimônia tenha vindo da homenageada Missy Elliott. Durante seu discurso, Elliott frisou a importância de uma homenagem que criada especificamente para destacar artistas negros e foi aplaudida de pé.

Eu lutei [para vir] porque [a COVID-19] ainda está lá fora. Mas então eu pensei, meu pessoal tem me apoiado todos esses anos.

E [somos] muito rápidos para ir a qualquer outro prêmio, mas a razão de sermos aceitos é porque nosso pessoal nos aceita primeiro. E é por isso que estou aqui. Quero que todos saibam que aprecio [isso] e sou tão humildemente grata.

“Assistindo @MissyElliott
chorar enquanto se apresenta na Calçada da Fama da Black Music e Entertainment… uau.”

Homenagem especial a Otis Redding

A lenda da música de Macon (cidade da Geórgia) Otis Redding, também está entre o grupo inaugural de homenageados da Black Music & Entertainment Walk Of Fame em Atlanta.

Ele nasceu em Dawson e sua família se mudou para Macon quando ele tinha apenas 2 anos. Depois de se apresentar no Douglass Theatre ainda adolescente e trabalhar com a banda de apoio de Little Richard, Redding gravou suas primeiras canções em 1962.

E rapidamente ganhou destaque, fazendo uma turnê pelos Estados Unidos e pela Europa e gravou sua música mais famosa, “(Sittin’ On) The Dock of the Bay”. Tragicamente, Redding morreu em um acidente de avião em 10 de dezembro de 1967.

A herança artística de Redding

O legado do artista é continuado em Macon pela Otis Redding Foundation no centro da cidade, onde seu neto Justin Andrews atua como diretor. Infelizmente, ele nunca conheceu seu avô.

Em uma entrevista, Andrews disse que lhe perguntam como é continuar o legado de um homem que ele nunca conheceu. “Minha resposta é sempre simples. Número um, é a família. Você faz o que tem que fazer pela família”, aifmrou.

“E número dois, ninguém mais fará isso, respeitará e valorizará mais do que nós, porque estamos protegendo o legado de um homem que foi um dos músicos mais incríveis e influentes dos anos 60. Portanto, é uma honra fazer isso”, concluiu.

A fundação planeja construir o Centro de Artes Criativas Otis Redding para abrigar todos os seus programas e serviços sob o mesmo teto e fornecer mais serviços aos jovens.

As histórias de sucesso que tiramos daqui foram realmente incríveis de ver as crianças e seus sucessos ao longo da vida; não no sentido musical, mas apenas com base em sua auto-estima, sua autoconfiança e sabendo que eles podem sair agora e fazer qualquer coisa no mundo que eles decidam fazer.


O que você achou da nova calçada da fama? Quais artistas você gostaria que fosse homenageado? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas redes socais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *