in ,

BTS estrelará o Acústico MTV; relembre outras edições memoráveis

bts acústico mtv
Foto: reprodução/Youtube

O MTV Unplugged é um programa musical criado em 1989 que traz artistas para se apresentarem de forma intimista e acolhedora. No Brasil, fora batizado de Acústico MTV e, assim como nos Estados Unidos, trouxe grandes figuras musicais do cenário nacional para cantarem no formato voz-banquinho-violão. Agora, sendo um sucesso mundial, os meninos do BTS serão os grandes convidados do programa.

BTS no Acústico MTV

O grupo de k-pop fará a edição especial do Acústico MTV e performará seus sucessos em um novo modelo. Anunciado na tarde de hoje (9) pelo canal de televisão, a apresentação inédita irá ao ar em 23 de fevereiro às 23h e será gravada direto de Seul, Coreia do Sul.

bts acústico mtv
Foto: Reprodução/Youtube

A estreia global do BTS no programa dará a oportunidade de escutar seus grandes hits de maneira nunca vista antes, permitindo ao MTV Unplugged consagrar sua edição, assim como ocorreu com muitos artistas desde 1989.

https://twitter.com/MTV/status/1359139996058308614?s=20

Após a estreia mundial dos expoentes do k-pop em um dos maiores programas da MTV, relembramos a passagem de outras personalidades da música no Acústico MTV ao longo das últimas décadas.

Leia também: BTS: o impacto das armys no apoio em ações sociais

MTV Unplugged

Pearl Jam – 1992

Em 16 de março de 1992, era apresentado direto do Kaufman Astoria Studios, no Queens, Nova York, o acústico da até então nem tão conhecida banda, Pearl Jam. O grupo naquele momento viu a esperança de triunfar nacionalmente a partir de sua apresentação no programa da MTV.

Segundo o grupo, eles desejavam ter trabalhado em uma setlist completamente rearranjada, já que toda a preparação da perfomance foi bastante conturbada devido a agenda de turnê na Europa.

“Nós literalmente descemos do avião vindos da turnê na Europa, passamos o dia inteiro em um estúdio cavernoso em Nova York e fizemos o show à noite”, disse o baixista, Jeff Ament.

Mariah Carey – 1992

Possuidora de uma poderosa voz, a artista dona de grandes hits já obtinha naquele verão americano dois álbum com sucessos de vendas. Sendo então uma aposta para a indústria, mas ainda sem promover com muitos shows seus recentes trabalhos, a gravadora da cantora agendou um MTV Unplugged no estúdio Kaufman Astoria, no Queens.

A edição de Mariah teve faixas como “Vision of Love” e “Emotions”, além de uma cover de ‘I’ll Be There”, do Jackson Five, cantada ao lado de Try Lorenz, seu vocalista de apoio.

Essa versão em dueto da clássica música dos irmãos Jackson foi bem recebida pela rádio e o especial da artista fora abraçado pela MTV, sendo reproduzido constantemente na grade de programação do canal. Atualmente, o cover de “I’ll Be There” ainda é interpretado por Lorenz e Carey nos shows.

O MTV Unplugged de Mariah Carey é terceiro mais vendido com 11 milhões de cópias.

Nirvana – 1993

Um clássico da versão americana, o MTV Unplugged da banda de rock é a segunda edição em disco mais vendida nos EUA com mais de 15 milhões de cópias comercializadas.

Assim, sendo um dos últimos shows do Nirvana, a apresentação contou com a direção de Beth McCarthy e exalou uma atmosfera sombria. Enquanto ao seu repertório, a banda tocou hits como “Dumb” e “Come As You Are”, e se dedicou a bons covers das faixas de David Bowie, Vaselines, Lead Belly, entre outros.

Jay Z – 2001

O rapper, que havia acabado de lançar o disco The Blueprint, conseguiu dar um novo tom ao programa. Afinal, nem todos imaginavam que o seu gênero musical poderia soar tão bem acusticamente.

Protagonizando ao lado dos Roots como banda de apoio um especial Unplugged, Jay Z trouxe músicas como “Big Pimpin’”, “Can I get A …” e “Hard Knock Life”, além de Mary J. Blige aparecer em “Can’t Knock the Hustle” e Pharrell Williams se juntar ao rapper para “I Just Wanna Love U (Give It Me)”.

A energia do especial foi revigorada a partir dos novos arranjos e acompanhamento, assim, mostrando a essência de cada canção.

Alicia Keys – 2005

A cantora de R&B brilhou com seu show no Brooklyn Academy of Music. Naquela altura dos anos 2000, Alicia Keys tinha dois álbuns rendendo sucesso mundial e seu especial deu um novo toque ao programa que não recebia novos episódios há anos.

Assim, em conjunto com Adam Levine, a artista entregou uma interpretação incrível de “Wild Horses”, dos Rolling Stones, e Mos Def, Common e Damian Marley em “Welcome to Jamrock”. Na época, ela quase levava Bruce Springsteen para apresentar o clássico de 1973, “New York City Serenade”, ao seu lado.

Acústico MTV Brasil

Legião Urbana – 1992

A segunda edição do programa na versão brasileira foi estrelada pela banda brasiliense, o material registrado desse show se tornou o primeiro disco ao vivo do Legião Urbana lançado em 1999 e que contabiliza mais 1,5 milhões de cópias vendidas.

Na apresentação, a banda se responsabilizou de apresentar seus hits como “Pais e Filhos”, “Faroeste Caboclo” e “Índios”, bem como regravações em inglês, como “On the Way Home”, de Neil Young, e a grande versão do disco Acústico MTV, “Hoje a Noite Não Tem Luar”, cover de “Hoy Me Voy Para Mexico”, do Menudo.

Kid Abelha – 2002

Com o álbum da edição acústica mais vendida do Brasil, possuindo 2 milhões de cópias comercializadas, o Kid Abelha fazia um memorável show que contou com participações especiais como Lenine e Edgard Scandurra (Ira).

O repertório se deu desde seus maiores sucessos como “Na Fazenda (Casinha de Sapê)” e “Na Rua”, a faixas então recém-lançadas ou inéditas, como “Nada Sei”.

Capital Inicial – 2000

A partir do Acústico da banda de rock, conhecíamos duas músicas inéditas que se tornariam populares na paradas musicais do Brasil: “Natasha” e “Tudo Que Vai”. Além dessas, as versões acústicas de “Primeiros Erros (Chove)”, “Independência” e “Cai a Noite e Fogo” também se popularizaram.

Chris Brown Jr – 2003

A banda se apresentou em 2003 para o especial com seu show recheado de convidados especiais: Marcelo Nova, Negra Li e Marcelo D2 foram alguns dos presentes. No repertório, o Acústico MTV foi embalado por canções ainda inédita como “Vícios e Virtudes” e “Não Uso Sapato” e regravações de outros compositores.

Sandy e Junior – 2007

Servindo como disco de despedida, pois logo após seu lançamento a dupla de irmãos se separaram, o Acústico MTV de Sandy e Junior é repleto de momentos que trazem o público para mais perto dos clássicos da dupla.

Para completar o set perfeito, Marcelo Camelo faz uma participação em “As Quatro Estações”, Lulu Santos na faixa “Você Pra Sempre” e Ivete Sangalo em “Enrosca”.

Conta nas nossas redes sociais qual música não pode faltar na setlist do Acústico MTV do BTS e qual é sua edição favorita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *