AREA21, projeto de Martin Garrix e Maejor, conta a história de dois aliens que vieram parar no planeta Terra e decidiram espalhar positividade e mensagens motivadoras para a humanidade. A dupla, que lançou seu primeiro trabalho em 2016, lançou nesta sexta-feira o seu primeiro disco, “Greatest Hits Vol. 1”. Com 12 faixas e 33 minutos de duração, o disco aborda temas como solidão, significado da felicidade e, claro, uma boa festa.
A dupla conversou com o Tracklist sobre o projeto e os planos para um futuro próximo, confira na íntegra a seguir.
Entrevista: AREA21 fala sobre primeiro disco, turnê e futuro
TRACKLIST: Olá pessoal, tudo bem por aí?
Martin Garrix: Tudo bem por aqui! Estamos muito animados com o lançamento do primeiro disco, trabalhamos nesse projeto há muito tempo e é muito bom finalmente poder lançá-lo.
TRACKLIST: Acompanho o trabalho de vocês desde “We Did It” e sempre adorei as produções e as letras inspiradoras. Como surgiu o primeiro projeto do AREA21 e o que é o AREA21 para quem não conhece ainda?
Martin Garrix: Eu conheci o Maejor há alguns anos em uma festa. Foi uma conexão imediata e no final da noite eu o convidei para Amsterdam para produzirmos algo juntos. Ele decidiu que ia comigo naquele momento e foi alí que criamos a primeira música do AREA21. Tudo começou como um projeto paralelo para fazer músicas que não poderíamos lançar como Garrix ou Maejor. Meu estúdio antigo ficava no 21° andar e parecia uma espaçonave, o chamavamos AREA21, o nosso primeiro lançamento se chamou ‘Spaceships’, então foi meio que alí que tudo nasceu.
Maejor: O conceito é de que Aliens tem passeado pelas galáxias, por muitos anos. E todos os lugares que eles vão, acabam encontrando sempre boas energias, as outras espécies estão sempre ajudando uns aos outros. Casualmente eles batem em um satélite e caem na terra, e é a primeira vez que eles percebem coisas negativas como fronteiras, racismo, descaso com o planeta e lutas por conta de crenças religiosas. Nós achamos que era um conceito legal pois nos dava abertura para falar sobre assuntos importantes, que todos nos relacionamos, mas de um ponto de vista “de fora” da situação.
Martin: Nós podemos segurar um espelho na frente das pessoas e esperar que elas percebam coisas muito diferentes ao olhar por um ponto de vista de fora. O disco é basicamente uma coleção do que os aliens viram e pensaram durante o tempo que passaram na terra.
TRACKLIST: ‘Lovin’ Every Minute’ é uma canção incrível! Vocês poderiam nos contar um pouco mais do processo de produção dela?
Martin Garrix: A ideia inicial dessa música já havia sido criada há cinco anos. Eu lembro do Maejor tocando essa melodia e a letra da ponte que tinha. Ele me enviou os arquivos, eu fiz o resto da produção, deixei um pouco mais focada nos clubes e mais dançantes, até que toquei uma vez em Ibiza. Então estávamos trabalhando no disco, começamos a escutar todas as ideias antigas, nós temos muito material não lançado, é insano! No fim, essa música apareceu, refizemos a letra e um pouco da produção.
Maejor: A letra dessa música foi pensada para trazer conforto aos humanos, deixando claro que, no fim, tudo ficará bem. O mundo pode parecer louco, mas há sempre aquele local dentro da nossa mente em que encontramos o silêncio e a paz, aí podemos olhar em volta e entender que vale a pena viver. É um lembrete para amar cada minuto da sua vida.
Leia também: Primavera Sound: saiba tudo sobre o festival confirmado em São Paulo
TRACKLIST: E ‘Followers’? É a minha favorita dos últimos singles lançados.
Martin: ‘Followers’ foi extremamente divertida de fazer. A ideia era fazer uma música que colocasse um espelho na frente dos humanos e os perguntasse: “O que você faria se todas as suas redes sociais não existissem?”. Atualmente as pessoas estão tão focadas nos likes e seguidores, o que postar ou não, o que funciona melhor e etc. Enquanto, inicialmente, as redes foram criadas para compartilhar as coisas boas da vida. Liricamente Maejor fez coisas incríveis. Queríamos fazer as pessoas refletirem sobre o que realmente importa. O seu telefone importa? E você lembra de como era a vida antes de ter seu celular? No clipe é possível ver que em determinado momento jogamos fora os celulares e o mundo começa a sorrir novamente.
Maejor: ‘Followers’ é sobre o que você faria se você acordasse e não tivesse nada relacionado a seguidores. Muitas pessoas provavelmente entrariam em pânico, eu incluso nisso. Não é que somos contra os telefones ou os odiamos, mas que torcemos para que possamos alcançar um balanceamento e não dependermos tanto da nossa “vida eletrônica” a ponto de esquecer da vida real.
TRACKLIST: Vocês tem planos de uma turnê por esse planeta?
Maejor: Nós fizemos nossa primeira aparição no EDC Las Vegas, foi algo bem pequeno, mas deu uma palhinha do que está por vir. Só a possibilidade de ver as pessoas ouvindo nossas músicas e curtindo ao vivo é como um sonho. Estamos desenvolvendo nosso show!
Martin: Para os shows eu estarei tocando guitarra, queremos uma bateria de verdade, um baixista e, claro, a presença de palco insana do Maejor. Precisaremos de espaço (risos). Eu sei que queremos um show muito bom na questão da performance, mas também estamos debatendo como podemos fazer algo visualmente legal. Queremos voar por cima da plateia em uma espaçonave e abduzir algumas pessoas da plateia, queremos trabalhar com ilusão de ótica e etc. Queremos que as pessoas entrem no mundo do AREA21 do momento que entram no local do show até a hora de sair. Agora que finalizamos o disco, estamos trabalhando na criação desse mundo dos shows.