Zayn Malik construiu uma carreira de sucesso junto ao One Direction, mas estes nunca foram exatamente seus planos. Em entrevista à revista Fader, o cantor revelou que sempre se sentiu “deslocado musicalmente” dentro do grupo. “Nunca houve espaço para que pudesse experimentar criativamente na banda”, desabafou o artista.
“Se eu cantasse um refrão ou verso que fosse minimamente R&B, ou minimamente ‘eu’, ele seria sempre regravado umas 50 vezes até que ficasse bem pop, genérico, para que pudesse ser usado. Todas as vezes em que eu sugeria algo, era como se não encaixasse com o grupo”, lembrou.
Para Malik, a ideia de deixar o grupo sempre existiu, mas ele não sabia quando o faria. “No dia em que decidi ir, me pareceu certo. Eu acordei naquele dia e pensei ‘Eu preciso ir para casa. Eu preciso ser eu mesmo agora, porque já aguentei o bastante’“, contou.
Segundo o britânico, o problema era que a banda não “se colocava nas músicas que cantava”. “Eram músicas que era simplesmente dada para nós, e eles falavam ‘é isso o que as pessoas vão comprar'”, disse Zayn. “Nós podíamos ser a maior, mais famosa boy band do mundo, mas eu me sentia estranho. Nós tínhamos que ficar felizes com algo que não nos deixava felizes”.
Sobre seu primeiro álbum solo, que vem produzindo desde a saída do 1D, Zayn revelou que a inspiração foram suas experiências fazendo parte da banda. “É um disco bastante pessoal, e nós o gravamos no meio da floresta, na verdade, o que foi em diferente. É um sentimento bom, sair de um lugar no qual todos te diziam o que fazer, por causa de certas expectativas, e criar algo sob a minha própria perspectiva. É libertador”, destacou.
Já sobre suas influências, o cantor revelou que o R&B e rap serão alguns dos ritmos presentes no álbum previsto para 2016, pelo selo da RCA. “Eu escutava muito da música de Bollywood quando era criança, e isto definitivamente influenciou um pouco [este disco], e quando fiquei mais velho, comecei a ouvir os discos antigos do meu pai, tipo música dos anos 90, muito R&B e muito rap”.
Confira uma prévia instrumental de “Befour”, faixa inédita que deve integrar o material: