in , ,

“Songs About Jane” e mais 3 álbuns inspirados em pessoas reais

Álbuns como “Songs About Jane”, disco de estreia do Maroon 5, entre outros, seguem sendo inspirados por pessoas reais, o que deixa a história por trás de cada canção mais interessante. Afinal, artistas tendem a usar de suas experiências pessoais e amorosas para produzirem seus materiais musicais.

Quem nunca se sentiu representado pelas vivências passadas de determinado cantor ao ouvir uma faixa específica? Essas são algumas da sensações geradas pelas práticas vividas por outras pessoas, e quando essas são interpretadas, as emoções se intensificam de forma mais expressiva.

Além desse fato, a curiosidade sobre como se deu e o que aconteceu até a produção dessa música ou disco é um sentimento que corrói os ouvintes daquele artista. Confira a fundo sobre os contextos e inspirações que rodeiam alguns projetos discográficos!

4 álbuns inspirados em pessoas reais

1. “Songs About Jane” – Maroon 5

Imagem de recursos do Maroon 5 Songs About Jane Facts
Foto: Divulgação

Lançado em 25 de junho de 2002, o material debut do Maroon 5, “Songs About Jane”, narra a história de um amor condenado que rendeu às estrelas da música mais de 10 milhões de cópias vendidas em todo o mundo e tornou o nome do conjunto musical famoso na indústria fonográfica.

Inspirado no relacionamento de 4 anos do vocalista Adam Levine com a modelo e escritora da Vogue, Jane Herman, o álbum é um compilado de experiências amorosas que o cantor teve com Jane.

O âmbito de grande parte do “Songs About Jane” foi desenvolvido durante um período em que a banda californiana morou em Nova York, onde a exposição do vocalista a sons mais urbanos realmente moldou a direção do material.

Cada uma das 12 canções do disco contém pelo menos uma referência ao relacionamento de Levine com Jane Herman. Mas apesar do fim do casal, o cantor já afirmou que os dois continuam amigos até hoje.

No Grammy Awards de 2006, o hit “This Love” garantiu ao grupo a vitória na categoria de Melhor Performance Pop de Duo ou Grupo com Vocal, vencendo The Killers e The Black Eyed Peas.

2. “21” – Adele

adele
Foto: reprodução/Instagram

O icônico álbum de Adele liberado no dia 19 de janeiro de 2011, que ao longo tempo se converteu em um dos discos mais marcantes e premiados da história da música e que revelou de vez a britânica ao mundo, é uma obra inspirada em uma intensa e profunda relação da cantora com o seu ex-namorado, o músico e ator Slinky Winfield.

O britânico que foi o grande gás inspirador para as ferozes composições das faixas do “21” foi apresentado à voz de “Hello” por amigos em comum, de Londres, e namorou Adele depois que ela já era famosa. 

“Ela gosta de manter parte da própria vida reservada, mas não é segredo que Slinky é o cara que inspirou 21 [o segundo disco da cantora, lançado em 2011]“, disse um amigo da artista ao jornal The New York Post.

O single de sucesso “Rolling in the Deep” é um dos exemplos dessa narrativa amorosa que se transformou na música do ano e venceu o Grammy de “Gravação do Ano”. O disco também se configurou no produto discográfico mais vendido de 2011 vendendo 15 milhões e 300 mil cópias.

Leia também: 10 anos de “21”: quais foram as conquistas do álbum de Adele?

3. “Changes” – Justin Bieber

O penúltimo disco de Justin Bieber é inteiro sobre sua esposa, a modelo Hailey Bieber. A revelação foi feita em uma entrevista para o radialista Zane Lowe, da Beats1 da Apple Music. “Estou casado agora e tenho a melhor esposa. Ela me apoia muito e sou muito honrado de ser seu marido. Esse é um álbum que escrevi no primeiro ano do nosso casamento.”

Embora o casal vivesse de idas e vindas, eles finalmente se entenderam e selaram um relacionamento sério desde 2018. Em 2019, o canadense e Hailey se uniram em uma cerimônia para a realização do casamento.

“Changes” quem contém hits como “Yummy” e “Intentions” foi indicado a três categorias do Grammy Awards 2021, incluindo “Melhor Álbum Pop Vocal”.

4. “Wonder” – Shawn Mendes

Shawn Mendes em uma foto preto e branco olhando para cima para a foto promocional de seu documentário in wonder
Foto: Divulgação

O recente álbum de Shawn Mendes, “Wonder”, tem como musa inspiradora ninguém menos que a cantora Camilla Cabello, sua namorada e também parceira musical em músicas como “I Know What You Did Last Summer” e o hit global “Señorita”.

O cantor em entrevista a Apple Music revelou que o disco foi escrito para a cubana: “Eu fui para Miami e estava morando com Camila e seus pais e sua irmã e eu fiquei em pânico durante a primeira semana”.

Comecei a me acostumar com o quão bom é estar no mesmo lugar todas as noites, para ir ao cinema, fazer o jantar com a família e lavar roupa. Eu sei que parece muito bobo, mas quando você está viajando pelo mundo desde os 15 anos, tipo, não me lembro a última vez que senti o cheiro de roupa suja. É um cheiro bom. É um cheiro muito calmante. Parece que estou crescendo.

A canção “Always Been You” é uma representação desse amor em forma de composição, ao destacar o momento em que o canadense se apaixonou por Cabello.

“Estávamos em Nova Iorque e minha música tocou na rádio. Aí, percebi que a música era sobre ela. E falei: ‘é sobre você. Tudo é sobre você. Sempre foi sobre você’. E ela: ‘como assim?’. E eu respondi: ‘todas são sobre você. Todas as músicas que escrevi”, lembrou. Das catorze faixas presentes no trabalho de Shawn, dez são sobre Camila Cabello.

Leia também: Shawn Mendes lança “Wonder”, um álbum sobre Camila Cabello

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *