in , ,

5 curiosidades dos bastidores do Rock in Rio, segundo Medina

Um dos maiores festivais do mundo, o Rock in Rio já tem mais de 30 anos de história e muita coisa que aconteceu pelos bastidores. Em recente entrevista para a revista Veja, o empresário criador do evento, Roberto Medina, compartilhou com os leitores algumas curiosidades que valem a pena conferir.

5 curiosidades dos bastidores do Rock in Rio

1) Os prejuízos da primeira edição

Perguntado sobre como a pandemia da covid-19 afetou o evento, Medina responde que nada se compara a primeira edição, de 1985. Apesar de ter sido um grande sucesso de público, o empresário perdeu 8 milhões de dólares.

“Fui perseguido pelo então governador do Rio, Leonel Brizola, que achava que eu pretendia entrar para a política e, por isso, emperrou a construção da Cidade do Rock e me obrigou a destrui-la depois. Agora tenho um negócio consolidado e o que perco hoje ajusto na frente. Todos os grandes patrocinadores foram mantidos e entraram mais dois.

Foto: Marcos Michael/Veja

2) Os pedidos das celebridades que mais deram dor de cabeça

Todos sabem que, quando um artista é convidado a se apresentar, há uma série de requisitos – desde os mais simples aos mais esdrúxulos. Nos bastidores do Rock in Rio não foi diferente. Medina conta que, logo na primeira edição, aprendeu na marra a lidar com isso.

“O Prince exigiu 400 toalhas brancas e só usou trinta. O Elton John queria rosas com talos de exatos 14 centímetros no camarim. Mas ninguém supera o Axl Rose, que deu trabalho aqui e em Portugal.

Em 1991, no Maracanã, um funcionário da equipe do Guns N’ Roses se envolveu em uma briga com uma pessoa da Rede Globo. A confusão se estendeu pelo dia inteiro e o Axl disse que só teria show quando lhe entregassem a fita com as imagens da alteração. A crise teve fim meia hora antes de ele subir ao palco: uma pessoa da banda foi à Globo e viu as imagens serem desgravadas.

Em Lisboa, o Axl levou nove calças jeans iguais e cismou que só se apresentaria com a que tinha esquecido no avião. Mandamos buscar, claro. […] Agora, tenho uma equipe grande e isso fica diluído, mas no primeiro Rock in Rio era tudo centralizado em mim. Acabei o festival com 15 quilos a menos.”

3) Os artistas que nunca se apresentaram

É fato que o público tem seus artistas queridinhos para ficar pedindo na line-up do festival. Mas o próprio Roberto Medina também tem em mente nomes que ainda faz questão que se apresentem, apesar de recusarem.

“[…] independentemente da edição, me esforço de forma incansável para ter duas pessoas. Uma é o Roberto Carlos. Quando nos encontramos, ele chega a fugir de mim de tanto que fico em cima.

A outra é Lady Gaga. Há quatro anos ela cancelou a vinda por motivos de saúde e fiquei frustrado. Nós a procuramos agora, mas não tem interesse, no momento, em turnês na América Latina. Vou continuar enchendo a paciência dela.”

Foto: Divulgação

4) O que esperar da edição de 2022

Durante a sua fala para a Veja, Medina adiantou características do que podemos esperar da próxima edição do Rock in Rio:

  • Serão anunciados mais três nomes específicos de rock;
  • O evento seguirá com protocolos de segurança, como máscaras e álcool gel;
  • Provavelmente será exigido passaporte da vacina;
  • A Cidade do Rock terá um aumento de 20% no espaço;
  • Será mantido o número de 100 mil pessoas por dia;
  • Haverá distanciamento nas filas das atrações e mais pias para lavar as mãos.

5) Outros projetos que vêm por aí

Medina afirma que o ser humano precisa dos encontros e do convívio em pessoa. O seu otimismo em relação à retomada dos eventos o fez mergulhar em dois novos projetos.

“[…] um evento musical grandioso que se chamará The Town e acontecerá em São Paulo a partir de 2023. Também tenho a ideia de fazer um grande parque temático na Floresta da Tijuca, sem tirar uma única árvore. O Brasil precisa voltar a pensar grande.”

O Rock in Rio 2022 vai acontecer nos dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro de 2022. Saiba tudo sobre o festival aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *