Por Allan César, Gabriel Haguiô, Luciana Lino, Manuela Sant’ana e Mariana Alves – Em setembro de 2024, o Rock in Rio antecipou a festa e realizou sua edição comemorativa de 40 anos de história. Hoje, 11 de janeiro de 2025, o festival celebra exatas quatro décadas desde a primeira abertura de portões, em 1985. Desde então, já foram 24 edições que encantaram não só o Rio de Janeiro como o mundo – mais de 12 milhões de pessoas já passaram pelo festival em terras cariocas, Lisboa, Madri ou Las Vegas.
The Town: o “irmão mais novo” do Rock in Rio
Em 2023, o Brasil conheceu mais um festival organizado por Roberto Medina: o The Town, realizado em São Paulo. Dentro dos 40 anos de história do Rock in Rio, o The Town surge como um “irmão mais novo” que expandiu a visão de mercado da Rock World, empresa responsável pela realização dos dois eventos.
“Quando veio a pandemia, com toda a tragédia que aconteceu e o impacto nos negócios, colocamos o objetivo de sair maior do que entramos. Ele surge dessa vontade lá de trás de olhar pro mercado de São Paulo e criar um projeto que fosse a cara da cidade. E aí, a pandemia veio e criou um espaço de tempo pra gente planejar e materializar esse sonho”, contou Luis Justo, CEO da Rock World.
À medida que a segunda edição do The Town se aproxima, em setembro deste ano, as expectativas de como o festival irá celebrar os 40 anos de Rock in Rio aumenta. Mas de acordo com Justo, “uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa”. “Não temos previstas ações específicas de celebração do Rock in Rio, porque a intenção é de fato que ele tenha uma personalidade de marca muito própria”, explica.
A primeira edição do festival paulistano contou com um show de luzes acompanhado de uma performance de Ney Matogrosso. A ação remontou esse mesmo momento na estreia do Rock in Rio, em janeiro de 1985, com o próprio Ney como o artista que abriu o primeiro dia. Contudo, Justo esclarece que não há planos para homenagens diretas dentro do The Town esse ano.
“A ação não vai ser direta, porque estamos construindo a personalidade do The Town. Mas ele, sem dúvida nehuma, é um reflexo do legado desses 40 anos de história. É muito mais uma percepção do DNA do Rock in Rio cada vez mais presente nesse amadurecimento no The Town”, conta.
A primeira edição foi marcada por shows de Post Malone, Foo Fighters, Maroon 5 e Bruno Mars, que protagonizou duas noites de festival. Mas para além da parte musical, o evento recebeu críticas nas redes sociais por conta de dificuldades de acesso e acessibilidade no Autódromo de Interlagos. Segundo Justo, a nova edição receberá um olhar ainda mais atento para esses pontos como forma de aprimorar a experiência com os aprendizados da primeira edição.
E as novidades sobre a segunda edição do The Town não param por aí: o line-up já teve nomes confirmados como Green Day, Iggy Pop, Sex Pistols e Katy Perry. O restante da programação será divulgada ao longo dos próximos meses.
Sem grandes spoilers, Luis Justo contou ao Tracklist que o repertório deve seguir o olhar já esperado desses festivais, com uma abordagem eclética, equlibrando legado e novidades. “Quando formos para a divulgação dos demais dias, podem esperar esse mesmo tipo de olhar: um mix de artistas de vanguarda que nunca vieram, mas estão hoje nas paradas, com artistas que já estiveram presentes em outras edições do Rock in Rio, misturando nostalgia e artistas contemporâneos – alguns que já passaram por aqui e outros que estão vindo pela primeira vez para tocar no Brasil. Vale sempre esperar esse olhar plural, pensando em todas as idades, todas as gerações e gêneros musicais”, promete.
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