O filme “Ainda Estou Aqui” foi o principal destaque do Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, que ocorreu neste domingo (12)! A premiação norte-americana é mais um passo na campanha da produção para o Oscar 2025.
Leia mais: Letterboxd Year in Review 2024: como ver a sua retrospectiva?
Leia mais: SAG Awards 2025: veja a lista completa de indicados
Dirigido por Walter Salles, o longa-metragem é baseado no livro homônimo e biográfico de Marcelo Rubens Paiva. Ambientada no Rio de Janeiro no início dos anos 70, a trama retrata a família Paiva – formada por Rubens, Eunice e seus cinco filhos – durante o endurecimento da ditadura militar.
Um dia, Rubens é levado por militares à paisana e desaparece. Sua esposa, Eunice, passa a dedicar sua vida à busca pela verdade sobre o destino de seu marido – situação que se estende por décadas. Neste cenário, ela é obrigada a se reinventar e traçar um novo futuro para si e seus filhos.
Fernanda Torres e Fernanda Montenegro interpretam Eunice Paiva em diferentes fases da vida; enquanto Selton Mello vive Rubens Paiva. O elenco inclui, ainda, Guilherme Silveira, Valentina Herszage, Luiza Kosovski, Bárbara Luz, Cora Mora, Antonio Saboia, Maria Manoella, Marjorie Estiano, Gabriela Carneiro da Cunha, Olívia Torres, Humberto Carrão e mais.
“Ainda Estou Aqui” leva o prêmio principal no Festival de Palm Springs
Durante o Festival Internacional de Cinema de Palm Springs, o título brasileiro levou a categoria de Melhor Filme – a principal da noite. A honraria é dada por membros da Fipresci (Federação Internacional de Críticos de Cinema).
Em sua declaração, o júri disse: “‘Ainda Estou Aqui’ transmite o horror de uma ditadura iminente sob a perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas sua família de cinco pessoas, mas também sua dignidade. Evocando a gravidade da violência sem recorrer ao melodrama, o diretor Walter Salles captura um momento crítico da história com detalhes minuciosos e envolventes”.
A bancada de jurados foi composta por Brian D. Johnson, crítico de cinema canadense; Marcelo Janot crítico de cinema brasileiro; e Paola Casella, crítica de cinema italiana. Além de “Ainda Estou Aqui”, o júri concedeu prêmios a títulos como “Emilia Pérez”, “Vermiglio” e “No Other Land”.
No geral, o festival aconteceu entre 2 a 13 de janeiro de 2025, e exibiu mais de 165 filmes de mais de 71 países. O evento é um termômetro para os indicados ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Não perca nenhuma novidade! Nos siga no X/Twitter, no Instagram e no TikTok.