Por Allan César, Gabriel Haguiô, Luciana Lino, Manuela Sant’ana e Mariana Alves – Em setembro de 2024, o Rock in Rio antecipou a festa e realizou sua edição comemorativa de 40 anos de história. Hoje, 11 de janeiro de 2025, o festival celebra exatas quatro décadas desde a primeira abertura de portões, em 1985. Desde então, já foram 24 edições que encantaram não só o Rio de Janeiro como o mundo – mais de 12 milhões de pessoas já passaram pelo festival em terras cariocas, Lisboa, Madri ou Las Vegas.
A celebração dos 40 anos do Rock in Rio
A última edição do Rock in Rio, em setembro de 2024, foi o grande palco de celebrações dos 40 anos de história. Agora, a celebração continua com outras ações que devem se estender ao longo do ano.
Uma das grandes partes dessa movimentação é o musical “Rock in Rio – O Musical”, que estreia neste sábado (11), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O espetáculo tem produção de Charles Möeller e Cláudio Botelho, além de trilha sonora e curadoria musical de Zé Ricardo. A produção foi apresentada dentro do festival em uma arena no parque Olímpico, e agora fica em cartaz na Cidade Maravilhosa até 23 de fevereiro.
“É um espetáculo mesmo, são 2 horas de apresentação falando sobre a criação do Rock in Rio, englobando todas as adversidades que o Roberto [Medina] enfrentou para poder fazer acontecer. Fala sobre o momento histórico dos anos 80 quando tudo aconteceu. O musical está incrível e é a forma mais bacana de fazer homenagem a um símbolo da cultura do Rio e do Brasil: através da própria cultura”, pontuou Justo.
40 anos após o seu primeiro respiro, o Rock in Rio segue conquistando fãs de todas as idades e eternizando músicas, momentos e apresentações na memória de milhares de brasileiros. A cada edição, o festival se renova para um novo público, e assim, a história continua a ser escrita a cada edição.