in

Rock in Rio 40 anos: uma linha do tempo da história do festival

Festival completa quatro décadas de vida neste 11 de janeiro

Por Allan César, Gabriel Haguiô, Luciana Lino, Manuela Sant’ana e Mariana Alves – Em setembro de 2024, o Rock in Rio antecipou a festa e realizou sua edição comemorativa de 40 anos de história. Hoje, 11 de janeiro de 2025, o festival celebra exatas quatro décadas desde a primeira abertura de portões, em 1985. Desde então, já foram 24 edições que encantaram não só o Rio de Janeiro como o mundo – mais de 12 milhões de pessoas já passaram pelo festival em terras cariocas, Lisboa, Madri ou Las Vegas.

Rock in Rio no mundo


Tamanha grandeza se expandiu para outros lugares do mundo, levando a magia do festival a novos cantos do globo. Passando por Portugal, Estados Unidos e Espanha, quase chegando à Argentina, relembre momentos marcantes das edições internacionais do festival!


Rock in Rio Lisboa

Após o sucesso no Brasil, o festival alçou voos e teve Lisboa, capital de Portugal, como sua primeira parada. Em maio de 2004, a Cidade do Rock foi erguida no Parque Tejo Lisboa, tendo em seu line-up artistas e bandas internacionais como Foo Fighters, Metallica, Slipknot, Alicia Keys e Britney Spears, além de artistas portugueses e brasileiros como Pedro Abrunhosa, Gilberto Gil, Ivete Sangalo e Daniela Mercury.

Hoje com 20 anos e 10 edições, o Rock In Rio Lisboa é um expoente de sucesso do festival. Em sua última edição, a de 2024, o Parque Tejo Lisboa recebeu mais de 300 mil visitantes nacionais e internacionais vindos de 106 países, além de shows de artistas como Ed Sheeran, Doja Cat e Camila Cabello – sem contar brasileiros como Jão, Pedro Sampaio, Dilsinho, Luísa Sonza, Mc Cabelinho e tantos outros.

Uma curiosidade sobre o Rock in Rio Lisboa é que Ivete Sangalo se apresentou em todas as suas edições desde estreia. O talento e o carisma da artista encantou o público português.

Leia também: Rock in Rio Lisboa 2024: confira destaques de 2º dia com Ed Sheeran, Jão e mais


Rock in Rio Madri

A segunda parada do Rock in Rio na Europa foi em Madri, na Espanha. O festival chegou lá em 2008, tendo em seu line-up nomes como Amy WinehouseThe Police e Bob DylanCarlinhos Brown e Ivete Sangalo foram os responsáveis por dar um toque brasileiro a versão espanhola da festa.

Madri ainda teve mais duas edições, uma em 2010 e outra em 2012. Bon JoviRihanna, Miley Cyrus, Shakira e McFly estavam entre as atrações de 2010. Dois anos depois, foi a vez da última edição do festival realizada na capital espanhola ganhar vida. David Guetta, Maná, Lenny Kravitz e Red Hot Chili Peppers se apresentaram no evento.


Rock in Rio EUA

Em 2015 foi a vez do festival chegar à América do Norte. Erguida na Strip, um dos principais endereços de Las Vegas, o evento possuia, assim como nas outras versões internacionais, estrutura e formato semelhantes da versão brasileira. No Doubt, Metallica, Taylor Swift, Bruno Mars, Linkin Park, Ed Sheeran, John Legend, Sepultura, Joss Stone e Ivete Sangalo se apresentaram na única edição americana do festival.


Rock in Rio Buenos Aires

Em 2014, estava programada uma edição do festival em Buenos Aires e outra em Madri. No entanto, uma crise financeira no mercado do entretenimento fez com que essas edições não fossem realizadas.


CLIQUE EM “PRÓXIMO” PARA CONTINUAR A LEITURA