Por Vinicius Falcão – O Rock in Rio Lisboa 2024 começou no sábado (15) e a edição marca a estreia do festival em um novo recinto: no Parque Tejo Lisboa, à beira rio e com a ponte Vasco da Gama como plano de fundo, com lotação máxima de até 80 mil pessoas por dia. Artistas como Ed Sheeran, Evanescence, Jonas Brothers, Doja Cat, Camila Cabello, Luisa Sonza, Jão e Ivete Sangalo se apresentam nos diversos palcos da Cidade do Rock ao longo dos dias 15, 16, 22 e 23 de junho.
O Tracklist esteve presente no segundo dia de evento, realizado neste domingo (16), que contou com shows de Ed Sheeran, Jão, Calum Scott, entre vários outros artistas. Confira os destaques!
Leia também: Rock in Rio Lisboa 2024: saiba como assistir ao festival
Rock in Rio Lisboa 2024: confira os destaques do segundo dia
A edição de 2024 marca os 20 anos do festival português, que, em mais um dia de sold out, calor e agitação, juntou as esperadas 80 mil pessoas em seu novo recinto com um clima familiar e amigável.
A lotação explica alguns entraves, como uma certa dificuldade de locomoção de um palco para o outro. Apesar da quantidade de pessoas no local, assistir aos shows não foi um problema – o Palco Mundo, estrategicamente posicionado em um declive, ajudou na visibilidade para a maioria dos espectadores.
O primeiro artista a se apresentar no palco principal do festival foi o cantor e compositor português Fernando Daniel, que ganhou fama por participar e vencer a 4ª edição do The Voice Portugal, em 2016. Atualmente, é considerado um dos artistas mais promissores da música pop portuguesa.
Jão comove público português
Falando em música pop, mas partindo para o espectro brasileiro, quem também se apresentou no Palco Mundo foi Jão. Momentos antes de seu show, o artista concedeu uma coletiva de imprensa e relembrou com humor sobre ter feito seu primeiro show em solo português.
Quando perguntando sobre carreira internacional, Jão afirmou que já entrou em contato com produtores internacionais, mas que pretende dar esse passo com “parcimônia”. “Eu não me sinto nem um pouco com vergonha de dizer que quero fazer sucesso lá fora”, afirmou o cantor, que também disse não se identificar com o termo “carreira internacional”. “Minha carreira é uma só. Se em algum momento eu tiver vontade de cantar em espanhol, em inglês, é o que eu quero muito fazer”, disse.
Em sua apresentação, inédita no festival, Jão transformou o Palco Mundo em uma estação de rádio, apresentada como “SUPER FM 88,8”, e levou o público ao delírio desde o início com faixas como “Alinhamento Milenar”, “Imaturo”,”Santo”, “Acontece”, e “Idiota”.
A performance teatral do artista também foi um ponto de destaque ao longo do show, bem recebida pelo público lisboeta. “É muito doido estar tão longe de casa e me sentir tão em casa como eu sinto aqui”, afirmou Jão entre aplausos. O cantor também emocionou ao carregar a bandeira LGBTQIAP+ enquanto cantava “Meninos e Meninas” e a cumprir uma promessa que fez a uma fã, que levou um cartaz pedindo um abraço.
Apesar de ter a maior parte do público jovem, adultos também pararam para apreciar o espetáculo. Foi o caso da portuguesa Matilda, de 40 anos, que aproveitou o show junto de sua filha. “Agora entendo o porquê de tantos jovens gostarem dele (Jão) e as músicas não pararem de passar nas rádios (portuguesas). Ele cativa todos os públicos e canta com emoção”, afirmou.
Calum Scott traz emoção e troca com público
Conhecido por sua participação no programa de televisão “Britain’s Got Talent”, o cantor Calum Scott se apresentou pela primeira vez no Rock in Rio. Iluminado pelo pôr do sol, o britânico conquistou a multidão que estava presente em frente ao Palco Mundo.
Calum começou com “Lighthouse”, um de seus mais novos singles. Destacando estar no mês do Orgulho, o artista também entregou faixas mais sentimentais, como “If Our Love Is Wrong” e “Boys in the Street”.
Um dos pontos altos da apresentação foi o carisma de Calum, que teve boa troca com o público. O cantor divertiu os presentes com suas reações e sorrisos a cada vez que alguém descia de tirolesa em frente ao palco.
Com vários momentos marcantes durante o show, o artista colocou todos em êxtase com o cover de “This Love”, do Maroon 5, entregou a primeira apresentação ao vivo da música “Roots” e chorou de emoção ao ver os fãs cantando a faixa “You Are The Reason”. O show foi encerrado com a canção que viralizou na sua participação no “Britain´s Got Talent”, “Dancing on My Own”, originalmente de Robyn.
Ed Sheeran encerra com maestria a segunda noite de Rock in Rio Lisboa
Com um violão e um pedal de loop, o cantor britânico de 33 anos conduziu perfeitamente a legião de pessoas à sua frente e encerrou a segunda noite do Rock in Rio Lisboa 2024 em êxtase.
Antes do começo da apresentação, o público já estava em coro em expectativa para a entrada do cantor. Apesar de uma falha no som logo na primeira música, “Castle On Hill”, Sheeran contornou a situação e o público continuou eufórico com a potência vocal e habilidade sonora do artista.
Ao longo do show, Ed Sheeran passou por hits e diversos gêneros que marcaram o início da sua carreira até agora, como “Shape of You”, “Shivers” e “Photograph”, amplamente entoadas pelo público. Em “Perfect”, por exemplo, a cidade do rock se iluminou com as lanternas do celular de todos os presentes no show.
Entre tantos momentos de destaque, o cantor não deixou de demonstrar carinho, além de cativar e interagir bastante com o público, até arriscando algumas palavras em português.
Essa foi a segunda apresentação de Ed Sheeran no Rock in Rio Lisboa – a primeira foi em 2014. Em setembro, o artista irá à versão brasileira do festival e será a principal atração do dia 19.