in

Popload 2022 tem manifestação política, polêmica com artista e mais

Festival em São Paulo teve shows de Jack White, Pixies, Fresno, Pitty e mais; veja destaques

Jack White. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Por Leonan Oliveira – Um dos nomes já queridinhos da agenda de shows do Brasil, o Popload Festival 2022 reuniu uma multidão apaixonada em um feriado de muita música, em São Paulo, na última quarta-feira (12). O evento, que aconteceu pela primeira vez no Centro Esportivo Tietê, contou com um line-up diversificado e que incluiu nomes da música alternativa, dance/eletrônica e até do rock nacional. 

O Tracklist acompanhou de perto o Popload 2022 e traz os destaques do festival, que presenteou o público com grandes apresentações e encontros animados no palco, mas também com polêmica envolvendo a produção do evento com uma das atrações principais. 

Confira os destaques do Popload 2022

Fresno convida Pitty e traz mensagem política ao evento

Os fãs do rock nacional tiveram um prato cheio no começo da tarde de Popload e a banda Fresno, formada em Porto Alegre, elevou o clima no evento com faixas potentes e um show energético. Para a apresentação, como não poderia ser diferente, a banda atraiu fãs de todas as idades e preparou um mix de lançamentos e clássicos que marcaram a carreira dos músicos. 

Assim como toda a discografia da Fresno, a apresentação da banda no Popload 2022 foi completamente politizada – mesmo que indiretamente. Durante a apresentação da faixa “Fudeu”, que é uma clara crítica ao presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, os músicos exibiram a mensagem “Vamos Votar Direito” no telão principal do festival. “O presidente quer te exterminar e o ideal fascista já conquistou teu núcleo familiar”, cantam.

Eles não mencionaram o nome de Jair Bolsonaro durante a apresentação, mas o público logo fez ligação com o candidato à reeleição e levantou um coro de “Fora Bolsonaro”. 

O ponto alto da apresentação da Fresno no Popload 2022, no entanto, foi quando os músicos convidaram Pitty para se juntar ao palco. Junta da banda, a cantora, que é conhecida como um dos nomes femininos mais importantes do rock nacional, apresentou alguns dos sucessos que marcaram sua carreira, como “Máscara” e “Na Sua Estante”. 

Os músicos deixaram o palco principal do Popload Festival sob aplausos de uma multidão satisfeita com o espetáculo. A Fresno foi anunciada como atração do Popload depois do cancelamento da banda Years & Years

Banda Fresno convida Pitty no Popload 2022. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Jup do Bairro diz que festival boicotou seu show

Em suas redes sociais, a cantora Jup do Bairro, uma das principais atrações do festival, afirmou que sofreu um boicote da produção do evento. 

Enquanto se encaminhava para o fim de seu show, a artista teve seu som interrompido e, assim, a apresentação encerrada sem que ela se despedisse do público. Ao deixar o palco, Jup publicou uma mensagem de indignação em sua conta oficial no Twitter.

“Popload e T4F não estão prontas para receber pessoas como eu”, escreveu. “Eu não atrasei, minha banda não atrasou e eu não estendi o limite. Foi boicote com a única atração preta e travesti do palco”, completou.

Jup também compartilhou um vídeo lamentando a situação. “Tudo atrasou aqui, e em vez de descontar em quem atrasou, foi descontado exatamente em mim. O Lúcio [Ribeiro, jornalista e idealizador da plataforma Popload] está aqui, a gente vai trocar uma ideia, mas a questão é para vocês ficarem cientes porque o meu compromisso é com vocês, meu público”.

Além disso, a artista disse aos fãs que foi destratada pela produção do festival. “A Time For Fun está sendo rude com a gente desde o começo da contratação e parecia que a gente estava pressentindo”, afirmou Jup, que lamentou não ter conseguido apresentar os integrantes de sua banda para o público.

Horas após a apresentação, o perfil do Popload no Instagram publicou um pedido de desculpas à cantora. “Jup do Bairro, você é uma potência! Desculpa por não entregarmos o que você realmente merece. Estamos com a escuta aberta e esperamos estar juntos em futuras oportunidades”, diz a legenda da postagem.

O show de Jup do Bairro foi carregado de mensagens importantes, como o combate contra o racismo e LGBTfobia. Além de cantar sucessos, ela falou, por exemplo, sobre a necessidade de se amar inteiramente e questionou os fãs: “O que é o amor de verdade?”.

Perotá Chingó conquista público

Uma das melhores características de festivais de música é a possibilidade de conhecer novos artistas enquanto espera o seu show favorito. A apresentação no Popload 2022 foi um acerto e tanto para a banda argentina Perotá Chingó. No começo do dia, as artistas se apresentaram no palco principal e, apesar do público ainda entrando no Centro Esportivo Tietê, chamaram a atenção por sua originalidade e qualidade de trabalho experimental. 

Quem já conhecia a Perotá Chingó não escondeu a euforia com a apresentação, mas o show foi bastante elogiado também por quem ainda não tinha muita familiaridade com o trabalho das hermanas. O apoio do público, que mesmo sem conseguir acompanhar a banda nos vocais, recebeu as artistas com a energia lá em cima e não economizou aplausos.  

Jack White faz show animado e mostra paixão pelo Brasil

Uma das apresentações mais energéticas do Popload 2022 foi, sem sombra de dúvidas, feita por Jack White. O músico, que já foi considerado um dos maiores guitarristas de todos os tempos pela revista Rolling Stone, preparou um show baseado em seus discos lançados em 2022, intitulados “Fear Of The Dawn” e “Entering Heaven Alive” – mas sem esquecer dos hits. 

Com um moletom da seleção brasileira, o artista de 47 anos não escondeu o amor pelo país e seus fãs brasileiros. E a energia do cantor foi recompensada por um público igualmente animado, mesmo depois de horas de festival. A apresentação ganhou destaque também pela participação do público com um coro potente, especialmente nos sucessos de dois de seus projetos: “Seven Nation Army”, do White Stripes, e “Steady As She Goes”, do The Raconteurs.

Antes da apresentação, Jack White passeou por São Paulo, encontrou fãs pelas ruas da cidade e comprou discos para levar embora do país. 

Jack White. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Cat Power faz show intimista para multidão

Com direito a frases ensaiadas em português e um brinde junto dos fãs brasileiros, a cantora e compositora Cat Power fez um show recheado de vocais e carisma. Ela apresentou alguns de seus sucessos, como “The Greatest” e “Sea Of Love”, e conseguiu se conectar intensamente com o público, que ficou com a sensação de um show especial e intimista, mesmo com o Centro Esportivo Tietê lotado. 

A cantora se mostrou bastante confortável no palco do Popload 2022 e, a todo momento, fazia questão de acenar para os fãs. “Muito, muito obrigada, São Paulo”, disse a artista, em português, no encerramento de sua apresentação. 

O relacionamento de Cat Power com o Brasil, no entanto, não é de agora – o que explica o evidente conforto da artista com a apresentação no festival. Há cerca de 20 anos, ela morou na cidade do Rio de Janeiro, mas acabou desistindo do sonho carioca quando seu único amigo resolveu se mudar para a Europa. “Minha vida teria sido completamente diferente”, disse a artista em entrevista à Veja

Chet Faker promove festa eletrônica no Popload 2022

Chet Faker é um dos atuais fenômenos da música eletrônica e dance alternativa. O artista australiano se apresentou no palco do Popload 2022 quando já era noite e, mesmo com uma chuva que insistia em atrapalhar o público, transformou o festival em uma festa eletrônica.

Além de apresentar algumas faixas que levaram o público à loucura, Chet Faker – nome artístico de Nick Murphy – impressionou pela versatilidade artística que misturou vocais poderosos com solos de teclado feitos por ele mesmo. 

Chet Faker. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Pixies mostra por que é fenômeno mundial

O ponto alto do Popload 2022 foi a apresentação dos Pixies, uma das maiores bandas de rock alternativo dos anos 1980. Com energia, eles conquistaram o público – que já estava fisicamente cansado – com um show que mostrou por que são um fenômeno da música mundial. 

Apesar dos artistas não dedicarem tempo para a interação com os brasileiros durante a apresentação, o show de encerramento do Popload animou os fãs, que logo no início soltaram a voz com faixas nostálgicas que agradaram aos presentes. Um dos destaques da noite foi o sucesso “Where Is My Mind”, penúltima faixa da apresentação.

Pixies. Foto: Isabella Zeminian/Tracklist

Além da estrutura que recebeu os artistas principais da edição, o Popload 2022 contou com um segundo palco e apresentou para o público atrações brasileiras que estão em ascensão e têm sonoridade compatível com o festival. Entre as atrações, estavam nomes como Tum, Rincon Sapiência, Number Teddie e Brisa Flow.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *