in ,

Paralimpíadas 2020: confira detalhes da competição

petrucio-ferreira-atletismo
Petrúcio Ferreira. Foto: Reprodução/ Instagram/ @petrucio_t47/ @alecabral_ale

Após o encerramento das Olimpíadas no dia 8 de agosto, o Japão já começou os preparativos para a recepção das Paralimpíadas 2020, que começam amanhã (24). O evento também denominado como Jogos Paralímpicos de Verão tem sua sede em Tóquio e terá 12 dias de competições, com seu encerramento marcado para o dia 5 de setembro.

Assim como nos Jogos Olímpicos, as Paralimpíadas sofreram um adiamento de um ano em decorrência da pandemia de covid-19. Portanto, alguns protocolos devem são seguidos: as competições não terão público; e todos precisam seguir procedimentos de segurança como o uso obrigatório de máscaras e proibição de contato físico.

Participação do Brasil nos Jogos Paralímpicos 2020

O Brasil conta com uma delegação de 259 atletas – incluindo alguns sem deficiência como guias, calheiros (bocha), goleiros (futebol de 5) e timoneiro (remo) – para representar o país em 20 das 22 modalidades praticadas.

Leia mais: 4 esportes que se destacaram no Brasil durante as Olimpíadas 2020

Leia mais: Olimpíadas 2020: histórias que marcaram os Jogos Olímpicos de Tóquio

O Brasil é um dos países em destaque nos Jogos Paralímpicos. Nas últimas três edições, o país ficou entre os 10 primeiros países no quadro de medalhas. Nos últimos Jogos, no Rio de Janeiro, conquistou-se o melhor resultado já visto nacionalmente, com 72 medalhas.

Este ano, a delegação brasileira se destaca por ser a maior já levada em uma Paralimpíada fora do Brasil – em 2016, o país contou com 286 atletas no total, já que o país-sede participa de todas as modalidades.

Paralimpíadas 2020: conheça atletas brasileiros e suas respectivas modalidades

petrucio-ferreira-atletismo
Petrúcio Ferreira. Foto: Reprodução / Instagram/ @petrucio_t47/ @alecabral_ale

A modalidade em que o Brasil mais se sobressai é o atletismo; e também é o esporte com mais representantes. Podem praticar o esporte atletas com deficiência física, visual ou intelectual. São diversas provas: revezamento; salto em distância, altura e triplo; lançamento de disco, club e dardo; arremesso de peso e maratona.

Petrúcio Ferreira, o paratleta mais rápido do mundo, compete na classe T47; destinada a pessoas com deficiência nos membros superiores. Ele é recordista mundial dos 100m, e ganhou 3 medalhas nas Paralimpíadas de 2016 – sendo uma de ouro e duas de prata.

Além de Petrúcio, também vão competir grandes nomes como Alex Pires, Amanda Cerna, Elizabeth Gomes, Fabio Bordignon, Fabricio Ferreira, Julio Cesar Agripino Santos, Raissa Rocha Machado e Silvania Costa.

futebol-de-5
Foto: Reprodução / Instagram / @ricardinho_fut5 / Matsui Mikihito (CPB)

O país também é favorito no futebol de 5. Essa modalidade, praticada por cegos, entrou no programa dos Jogos Paralímpicos em 2004. Desde então, a seleção brasileira conquistou o ouro em todas as edições, conquistando quatro ouros.

Entre o time que busca o pentacampeonato, estão os multimedalhistas Jeferson da Conceição Gonçalves, mais conhecido como Jefinho, e Ricardo Steinmetz Alves, apelidado de Ricardinho.

evelyn-oliveira-bocha
Evelyn Oliveira. Foto: Reprodução / Instagram / @evelyn7oliveira / @ayrtonvignola

No bocha, são 10 representantes do Brasil. Uma das promessas desse esporte é Maciel Santos. Ele é atualmente o 3º colocado no ranking mundial e campeão paraolímpico de Londres 2012. Outro grande nome é Evelyn Oliveira, que conquistou o ouro no Rio. Ela também será porta-bandeira na cerimônia de abertura dos Jogos, junto com Petrúcio Ferreira. A medalhista de ouro nas Olimpíadas Rio 2016, Evani Calado, também marca presença na competição.

daniel-dias-nataçao
Daniel Dias. Foto: Reprodução / Instagram / @danieldias88 / @alecabral_ale

Com 36 integrantes, a natação possui o segundo maior número de atletas brasileiros nas Paralimpíadas 2020. O nome de maior destaque no esporte é Daniel Dias, maior medalhista paraolímpico do país, com 24 pódios na competição. Esta é a última Paralimpíada do nadador, que anunciou a aposentadoria no começo deste ano. Também se destacam Maria Carolina Santiago, ouro no Mundial de Londres em 2019; e Gabriel Araújo, que levou 5 medalhas no Parapan-Americanos de 2019 em Lima, no Peru.

Conheça outras modalidades e atletas brasileiros para ficar de olho:

Canoagem: Caio Ribeiro de Carvalho, Fernando Rufino, Giovane Vieira
Esgrima em cadeira de rodas: Jovane Guissone
Goalball: Leomon Moreno
Parabadminton: Vitor Tavares
Halterofilismo: Bruno Carra
Hipismo: Rodolpho Riskalla
Judô: Alana Maldonado, Karla Cardoso
Remo: Josiane Lima
Parataekwondo: Débora Menezes
Tênis de mesa: Bruna Alexandre, Catia Oliveira, Jennyfer Parinos
Tênis em cadeira de rodas: Daniel Rodrigues Alves
Tiro com arco: Jane Rodrigues
Triatlo: Jéssica Messali
Vôlei sentado: Diogo Rebouças, Edwarda de Oliveira Dias, Luíza Fiorese

A lista completa de modalidades e atletas pode ser acessada no site do Comitê Paralímpico Brasileiro.

Está animado(a) para as Paralimpíadas 2020? Conte para a gente no Twitter e no Instagram!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *