in

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: 6 feitos nacionais para celebrar a data

Data é comemorada no dia 28 de junho em todo o mundo

Bandeira LGBTQIA+
Bandeira LGBTQIA+. Foto: Freepik

Foi em 28 de junho de 1969, no bar de Stonewall, em Nova York, que aconteceu a revolta que abriu portas pra consolidação do movimento LGBTQIA+ no mundo. Embora houvessem ideias progressistas na época, as leis contra homossexuais eram duras e colocavam em risco aqueles que demostravam afeto público.

Na data, policiais entraram no estabelecimento e, sob a alegação de venda proibida de bebida alcoólicas, começaram a agredir gays, travestis e drag queens que frequentavam o espaço. O ocorrido foi o suficiente para a comunidade – que até então se escondia – fosse às ruas protestar contra o ocorrido.

Desde então, entre os meses junho e julho, as principais cidades do mundo realizam suas paradas, com multidões nas ruas levantando a sua bandeira enquanto símbolo do orgulho.

Com o passar dos anos, ainda temos muito a evoluir, porém também precisamos comemorar os avanços conquistados ao longo do tempo. Mais do que nos orgulhar de quem somos, a data é importante para refletirmos sobre nosso papel na sociedade contemporânea, reafirmar a nossa força, e obviamente, celebrar.

Aqui no Brasil, nossos artistas têm furado a bolha e alcançado voos cada vez maiores. Pensando nisso, o Tracklist separou 6 conquistas recentes de artistas nacionais LGBTQIA+ que tem resistido e enchido a nossa comunidade de orgulho: Gloria Groove, Ludmilla, Pabllo Vittar, Grag Queen, Linn da Quebrada e Urias.

Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+: 6 feitos nacionais para celebrar a data


Esses são apenas alguns feitos que separamos e sabemos que há muitos artistas por aí conquistando coisas incríveis. Se você conhece ou sentiu falta de algum, conta pra gente!

Esses e outros nomes importantes da nossa comunidade estão reunidos em uma playlist exclusiva do Tracklist no Spotify. Não deixe de prestigiar!

Feliz Dia do Orgulho! Que possamos viver dias melhores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

    Loading…

    0