in

O que vem depois de “Loki”? Os próximos passos da Marvel na Fase 4

Com a chegada do episódio final de “Loki”, os fãs da Marvel já estão com as expectativas lá em cima para o que o futuro reserva. A série bateu recordes de audiência no Disney+ e foi renovada para uma segunda temporada, deixando muitas perguntas em aberto para os seus futuros episódios — e também para os próximos filmes que estão por vir na Fase 4 do MCU, o Universo Cinematográfico da Marvel.

Quais são os próximos passos que a Marvel está planejando? O Tracklist listou as produções já anunciadas pela Disney para traçar qual pode ser o futuro do MCU! 

O texto a seguir contém graves spoilers de “Loki”; se você ainda não assistiu, volte e leia depois de ter visto a série!


O final explicado de “Loki”

Ao final do sexto e último episódio, Loki e sua variante mulher, a Sylvie, chegam à Cidadela de Fim dos Tempos depois de enfrentarem Alioth. Lá, a dupla se encontra com “Aquele que Permanece”, que não é ninguém mais, ninguém menos que Kang, O Conquistador, um dos vilões mais emblemáticos da Marvel nos quadrinhos que será o principal antagonista do MCU ao longo de seus próximos capítulos.

Interpretado por Jonathan Majors, conhecido por “Lovecraft Country”, Kang explica para Loki e Sylvie seu papel por trás da origem da AVT, a Autoridade de Variância do Tempo onde se passa boa parte da série. Kang, originalmente, era um cientista do século XXXI responsável por desvendar a existência de multiversos sobrepostos ao seu, de maneira que passa a viajar entre eles e conhecer novas versões de si mesmo que contribuem para o avanço de suas descobertas.

Eventualmente, Kang encontra variantes mais ambiciosas, que procuram conquistar outros multiversos e, assim, dão início à uma guerra entre mundos. Para conter o caos que se instalou, o cientista cria Alioth e a AVT para regular e unificar a “Linha do Tempo Sagrada” (onde se passam todas as produções da Marvel até então), evitando que variantes de outras pessoas possam escapar e recomeçar o confronto. Loki e Sylvie, porém, são as exceções, chegando à cidadela em busca de vingança sobre o livre arbítrio que foi tomado das pessoas de outros multiversos.

Foto: Divulgação


Kang, então, propõe duas alternativas à dupla para encerrarem sua jornada: ambos podem ficar à frente da AVT e, portanto, manterem a ordem no universo sem precisarem mais fugir, ou matá-lo e libertar a linha do tempo e, consequentemente, as versões mais perigosas que Kang conheceu de si mesmo.

Loki e Sylvie discordam entre si sobre o que fazer. Enquanto Loki acredita em Kang e propõe aceitar o seu acordo, Sylvie desconfia dele e do próprio Loki, transportando-o de volta à AVT e matando Kang. No fim do episódio, descobrimos que Kang falava a verdade, dando origem a várias outras ramificações da linha do tempo completamente descontroladas.

Leia também: “Loki”: 5 músicas que estariam na playlist do Deus da Trapaça

Ao retornar para a AVT, Loki já se encontra em um desses universos paralelos, uma vez que personagens como Mobius e B-15 não o reconhecem. O protagonista, então, vê uma estátua gigante de Kang, deixando a entender que as várias versões livres do cientista pelos multiversos representam uma ameaça muito maior do que a variante que Loki e Sylvie conheceram.

A introdução dos multiversos ao MCU

O fim de “Loki” não apenas introduz o conceito de multiversos ao MCU, mas também marca o início definitivo de sua quarta fase. Apesar das últimas produções da Marvel (principalmente “WandaVision”) darem algumas pistas sobre os próximos filmes, somente em “Loki” somos oficialmente apresentados aos multiversos, que ditarão o rumo das novas produções.

As próximas sequências do MCU, por exemplo, já se ambientarão em um mundo de diferentes multiversos, como é o caso de “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”, com lançamento previsto ainda para 2021, e “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, com estreia agendada para março de 2022. A partir delas, Kang pode ser moldado como o vilão principal da nova saga que a Marvel constrói para o MCU, de maneira semelhante ao que aconteceu com Thanos antes de sua primeira aparição como um antagonista.

A existência de universos paralelos também explica o surgimento de novas releituras dos heróis, como as versões femininas de Thor e Hulk às quais seremos apresentados em 2022 em “Thor: Amor e Trovão” e na série “She-Hulk”, respectivamente. Além disso, o multiverso pode ser uma alternativa para o próximo “Pantera Negra”, já que o filme deve passar por grandes mudanças após a morte de Chadwick Boseman, o grande intérprete de T’Challa.

“What If…?”, animação que tem estreia prevista para o próximo dia 11 de agosto, também pode ser uma maneira curiosa de se explorar os multiversos. A série investiga as diferentes dimensões paralelas que poderiam ter acontecido nas principais tramas da Marvel, uma narrativa cuja explicação pode se escorar na existência de diferentes ramificações da realidade que agora conhecemos.

O que ainda se mantém incerto é a influência dos novos heróis que integrarão o MCU a partir da Fase 4, como Shang-Chi e os Eternos nos filmes e os vários outros que receberão séries no Disney+, sobre o multiverso, bem como um eventual retorno de personagens que já se foram, como o Homem de Ferro e a Viúva Negra, sob novas variantes. O que se sabe é que, a partir de “Loki”, as produções da Marvel seguirão uma direção completamente inédita para roteiristas e fãs.


“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” (2021)

O terceiro filme do Homem-Aranha com Tom Holland deve ser a primeira obra do MCU a demonstrar o impacto do multiverso sobre os heróis. Em 2019, com o antecessor, “Longe de Casa”, Peter Parker já havia sido explicado sobre a existência de multiversos por Mysterio, embora o conceito não tenha sido aprofundado como em “Loki”.

Ao final do filme, a identidade do herói é revelada pelo vilão em uma reportagem apresentada por J. Jonah Jameson, interpretado por J. K. Simmons assim como na trilogia dirigida por Sam Raimi nos anos 2000. Ao que tudo indica, porém, o personagem não será o único dos antigos filmes do Homem-Aranha a retornar em “Sem Volta Para Casa”.

De acordo com várias especulações que circulam a internet em torno do elenco do longa-metragem, os últimos atores que interpretaram o Homem-Aranha, Tobey Maguire e Andrew Garfield, estarão presentes no novo filme, assim como alguns de seus antigos vilões, como Alfred Molina no papel do Doutor Octopus e Willem Dafoe como o Duende Verde. É muito provável que todos apareçam entre os vários multiversos em que se passam as antigas versões do “Homem-Aranha” sob o domínio da Sony, criando enormes e empolgantes possibilidades para a Marvel.

“Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa” será um dos principais testes para a recepção do público ao futuro do MCU, explorando até onde os multiversos podem chegar e como as novidades serão apresentadas à grande audiência de massa.


“Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (2022)

Desde o seu anúncio oficial, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” tem sido um dos filmes mais esperados pelos fãs da Marvel, e os recentes eventos do MCU somente reforçaram as expectativas. Com estreia prevista para o dia 25 de março de 2022, o longa-metragem deve sacudir o restante do universo cinematográfico e fincar um novo marco para as próximas produções.

Até o momento, detalhes sobre o roteiro da sequência têm sido guardados a sete chaves, mas já se sabe que o Doutor Estranho de Benedict Cumberbatch contracenará com personagens como a Feiticeira Escarlate, interpretada por Elizabeth Olsen, e o próprio Loki de Tom Hiddleston, fazendo a ponte entre diferentes histórias e dando continuidade aos acontecimentos de “WandaVision” e “Loki” em uma mesma narrativa.

De fato, “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” promete revolucionar o futuro da Marvel nos cinemas e expandir ainda mais as fronteiras dos multiversos. O filme foi anunciado não só como uma peça-chave para compreendermos a Fase 4, mas também como uma produção diferenciada das demais pelo seu formato, o que dá a Sam Raimi e toda a direção uma gama de possibilidades para explorarem.


“Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania” (2023)

O terceiro filme do Homem-Formiga foi o primeiro do MCU a ter a presença de Kang confirmada, muito antes de o conhecermos em “Loki”. Após a revelação do vilão, porém, o longa-metragem deve ganhar um destaque ainda maior para a Fase 4, podendo oferecer muitas respostas aos questionamentos que foram deixados com o final da série — e os tantos outros que devem ser deixados depois das sequências de “Homem-Aranha” e “Doutor Estranho”.

Apesar de assumir diferentes personas nos quadrinhos, quem aparecerá no filme será o Kang a quem fomos apresentados sob a atuação de Jonathan Majors, provavelmente em uma versão menos amigável. Ainda não se sabe se ele realmente será um dos vilões do filme ou se terá um papel mais importante em sua trama, mas somente a sua presença já é suficiente para dar um importante destaque para “Quantumania”.

Além disso, tem circulado várias teorias na internet sobre a ATV de “Loki”, que supostamente estaria localizada dentro do Reino Quântico. Se existe um filme perfeito para explicar os rumores, é o próximo “Homem-Formiga e a Vespa”, cujo lançamento é esperado para 17 de fevereiro de 2023.


Quarteto Fantástico, os Eternos e os mutantes

As franquias herdadas da Fox após a compra da Disney, como “Quarteto Fantástico” e “X-Men”, têm sido alguns dos principais segredos escondidos entre os planos da Marvel. Ainda não é possível prever o impacto que os multiversos terão sobre o surgimento dos novos heróis no MCU, ou sequer se eles aparecerão antes de seus filmes solo, mas a existência de mundos paralelos pode ser uma alternativa para encurtar a apresentação dos heróis dentro de seu novo universo cinematográfico.

Até o momento, muito pouco se sabe sobre ambas as sagas. Enquanto os mutantes não tem qualquer previsão de chegada ao MCU, o “Quarteto Fantástico” teve seu filme confirmado para a reta final da Fase 4, com estreia agendada para depois de 2023. As escolhas para o seu elenco, porém, permanecem sob mistério. 

Já “Os Eternos” será lançado no dia 4 de novembro desse ano sob a premiada direção de Chloé Zhao, mas seu papel dentro do MCU segue sendo uma grande incógnita. A trama do filme deve se aprofundar no universo cósmico dos heróis, pouquíssimo visto nas fases anteriores da Marvel — o que pode ser uma porta de entrada para novos conceitos em relação às viagens interdimensionais, que podem vir a ser utilizados no futuro. O novo título, porém, continua sendo uma das cartas na manga do estúdio para a Fase 4.


Confira a programação da Marvel para o restante da Fase 4 do MCU:

FILMES:

  • “Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis”: setembro de 2021
  • “Os Eternos”: 4 de novembro de 2021
  • “Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa”: 17 de dezembro de 2021
  • “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”: 25 de março de 2022
  • “Thor: Amor e Trovão”: 6 de maio de 2022
  • “Pantera Negra: Wakanda Forever”: 8 de julho de 2022
  • “As Marvels”: 11 de novembro de 2022
  • “Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania”: 17 de fevereiro de 2023
  • “Guardiões da Galáxia, Vol. 3”: 5 de maio de 2023
  • “Quarteto Fantástico”: Sem previsão de lançamento
  • “Blade”: Sem previsão de lançamento


SÉRIES:

  • “What If…?” (primeira temporada): 11 de agosto de 2021
  • “Ms. Marvel”: 2021
  • “Gavião Arqueiro”: 2021
  • “Cavaleiro da Lua”: 2022
  • “She-Hulk”: 2022
  • “Invasão Secreta”: 2022
  • “What If…?” (segunda temporada): Sem previsão de lançamento
  • “Coração de Ferro”: Sem previsão de lançamento
  • “Armor Wars”: Sem previsão de lançamento
  • “Eu Sou Groot”: Sem previsão de lançamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *