in

#TBTrack: O primeiro ano de Folklore, 3º álbum do ano de Taylor Swift no Grammy

Folklore é o oitavo álbum de Taylor Swift. FOTO: Divulgação

A pandemia de COVID-19, como já sabemos, foi responsável por colocar um ponto final em diversas coisas e impactou diretamente o mercado fonográfico. Apesar de tudo, o período também foi de novos começos e um bom exemplo disso é a discografia de Taylor Swift: a era ‘Lover’ chegou ao fim e deu lugar a calmaria do ‘Folklore’. O disco, que conta com faixas como ‘Cardigan’ e ‘The 1’, completa 1 ano de lançamento neste mês e se fortalece ainda mais como um capítulo importante da carreira de Swift. 

O oitavo álbum de estúdio de Taylor Swift chegou ao mundo no dia 24 de Julho de 2020, lançado pela Republic Records. Folklore nasceu em meio a pandemia global de Covid-19 como resultado do trabalho criativo da cantora durante a quarentena e, segundo a própria artista, aconteceu de maneira natural e foi definido como “uma coleção de histórias que fluíram como um fluxo de sua imaginação”. O álbum foi aclamado pela crítica especializada no lançamento e reconhecido como um afastamento notório de Swift de seus trabalhos recentes. 

Enquanto o ‘Lover’, o álbum anterior, conta com faixas animadas e pra cima – como ‘Me’ e ‘London Boy’ -, Folklore chega com baladas suaves e convida o ouvinte a embarcar numa viagem pelas composições de Taylor Swift com pegada indie folk e referências do rock alternativo. Em ‘Folklore’, a cantora trabalhou com nomes como Jack Antonoff – que também já atuou em ‘1989’, ‘Reputation’ e ‘Lover’ – e o guitarrista Aaron Dessner.  

O primeiro ano de ‘Folklore’ é um marco na carreira de Taylor Swift. FOTO: Divulgação

‘Folklore’ completa seu primeiro aniversário sendo responsável por quebrar recordes, varrer prêmios para a prateleira de Swift e até mais uma entrada em um dos charts mais importantes do mundo.

Folklore é o terceiro ‘álbum do ano’ de Taylor Swift no Grammy Awards

A importância do ‘Folklore’ na carreira de Taylor Swift e o impacto do trabalho em sua discografia pode ser traduzido em números e prêmios. O primeiro single do disco, intitulado ‘Cardigan’, teve grande destaque entre a crítica e o público e – depois do sucesso da primeira semana – marcou o sexto single da cantora a ocupar o topo da Billboard Hot 100. 

E não para por aí! Na mesma semana, o trabalho completo – o ‘Folklore’ – também estreou no topo da lista da Billboard e, assim, Swift se tornou a primeira artista feminina a debutar simultaneamente na Billboard Hot 100 e Billboard 200.

‘Folklore’ também entrou para o Guinness World Records como o álbum feminio com maior número de reproduções no Spotify em seu primeiro dia. Além dos Estados Unidos, o álbum também atingiu o primeiro lugar das paradas de países como Canadá, Irlanda, Austrália, Reino Unido e Suíça.

O feito mais importante do álbum, no entanto, aconteceu na cerimônia do Grammy Awards de 2021. ‘Folklore’ venceu a categoria ‘Álbum do Ano’ numa disputa contra nomes como Post Malone, Dua Lipa e Coldplay. Com o prêmio, Swift se tornou a primeira artista feminina a vencer por três vezes a categoria principal do Grammy Awards.

Versatilidade de Taylor Swift é a essência da cantora

Uma das características mais comentadas de Taylor Swift é a versatilidade na música e ‘Folklore’ é mais uma prova disso. No álbum, a cantora mostra mais uma de suas facetas e deixa claro que seu envolvimento com a música vai além de gêneros e rótulos impostos pelo mercado.

Taylor Swift, de um álbum para o outro, foi de Rainha do Pop para Diva do Folk. E essa não é a primeira vez que essa mudança de gênero acontece na discografia da cantora: Swift começou a carreira conquistando seu espaço entre a música country e emplacou sucessos como ‘Love Story’ e ‘You Belong With Me’. A ‘exploração’ da artista pela música pop começou, no entanto, de forma muito natural, em ‘Red’. No trabalho, lançado em 2012, a cantora começa a se desgrudar das raízes e trabalhar faixas chicletes como ‘22‘ e o sucesso ‘We Are Never Ever Getting Back Together’, que conta com mais de 660 milhões de visualizações no YouTube.

Toda essa versatilidade de Taylor Swift está disponível nas principais plataformas de streamings. Ouça a discografia e conta pra gente, nas redes sociais do Tracklist, qual é sua faixa favorita da cantora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *