in ,

Folklore: como os planos de Taylor Swift mudaram

apple music awards taylor

Foi mesmo um Cruel Summer; mas não aquele que os fãs, e Taylor Swift, esperavam. Tanto que, em vez de um novo single, a cantora lançou um novo álbum: Folklore.

Divulgado na sexta-feira (24/07), Folklore foi anunciado de surpresa no dia anterior. E já esta disponível em todas as plataformas digitais.

Ele ainda veio acompanhado de um videoclipe. “Cardigan” é o primeiro single do disco, e foi filmado com todos os cuidados de distanciamento social. O vídeo foi escrito e dirigido pela própria Taylor.

Ouça Folklore e assista “Cardigan” abaixo!

Taylor Swift também liberou um lyric video para cada faixa de Folklore. Veja na playlist a seguir.

De “Cruel Summer” a Folklore: como tudo mudou?

Desde o lançamento do álbum Lover, em 2019, os fãs aguardavam a divulgação da faixa “Cruel Summer” com o single.

Uma das faixas favoritas do álbum, a canção fala sobre um amor de verão que tinha tudo para dar errado.

Taylor sabia da ansiedade pelo vídeo, e chegou a comentar o possível single.

Eu estou definitivamente reunindo todas essas informações em meu cérebro sobre quais os fãs mais gostam. Definitivamente vejo Cruel Summer ganhando vida em algum momento, mas tipo, posso lançar Cruel Summer não sendo verão?

Taylor Swift em entrevista à Ash London

Mas então, veio um “verão cruel” [Cruel Summer] bem diferente.

O resultado da pandemia para Taylor Swift

A pandemia do coronavírus foi declarada em março pela Organização Mundial de Saúde (OMS), e colocou boa parte do mundo em isolamento social, como uma forma de impedir a transmissão do vírus.

Isso aconteceu, inclusive, nos Estados Unidos, em que o verão acontece nos meses de junho, julho e agosto.

Ou seja, com base nos comentários anteriores de Taylor, era provável que um vídeo para “Cruel Summer” fosse lançado neste período.

Mas com tudo que vem acontecendo, e a quarentena, um vídeo de sobre um “verão cruel” pode não ter parecido certo.

E, mesmo que parecesse, como ele seria gravado?

Após meses de pandemia, o número de infectados no mundo não para de crescer!

Baseado nos vídeos da era Lover, “Cruel Summer” seria outra superprodução. Como foi “ME!” e “The Man” . Mas com o contato social limitado, isso seria bem pouco realizável.

Inclusive, outros artistas provaram isso: Katy Perry, com “Daisies“; Dua Lipa com “Hallucinate“. Na quarentena, basicamente ou os clipes foram gravados em casa, ou em forma de animação.

Com “Cardigan”, primeiro single de Folklore, Taylor Swift ainda foi um pouco além. Ela juntou uma equipe para o trabalho, mas manteve todos os cuidados necessários para a proteção de cada um. Com distanciamento, uso de máscara e medidas de prevenção.

Mas como fica “Cruel Summer”?

Se você era um dos fãs ansiosos por um vídeo de “Cruel Summer”, sugerimos diminuir suas esperanças. Para quase nada.

Até hoje, cada lançamento de álbum de Taylor significou o início de uma nova Era — e o consequente fim da anterior.

Ou seja, a cantora não faz a divulgação de dois álbuns ao mesmo tempo. Dificilmente, então, vai lançar vídeos para as músicas de Folklore, enquanto também lança vídeos para o Lover.

E olha que muitas faixes do sétimo disco tinham potencial para serem singles de enorme sucesso.

Não só “Cruel Summer”: “Paper Rings”, “Cornelia Street” , “False God”…

Ainda assim, nada é impossível. Afinal, Taylor tem o histórico de atender muitos dos pedidos dos fãs. Como na apresentação do Grammy 2014, em que, em vez de apresentar um single, ela performou “All Too Well”, uma das preferidas de seus seguidores.

Então, um clipe para “Cruel Summer”, ou qualquer outra música do Lover, é improvável. Mas, mesmo assim, não impossível.

Quem sabe Taylor Swift não experimenta, pela primeira vez, divulgar dois álbuns ao mesmo tempo?

A Lover Tour ainda vai acontecer?

A Lover Tour estava 100% preparada quando a pandemia da Covid-19 começou. Taylor, inclusive, chegou a comentar que, se não estivesse em isolamento, estaria ensaiando para os shows.

Mas com a loucura que 2020 se tornou, todos os shows foram cancelados. Inclusive os que estavam marcados para julho no Brasil.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é 96.jpg

Agora, vem a dúvida: a tour seria para o álbum Lover. Mas Taylor acabou de divulgar o álbum Folklore. O que acontecerá com a série de shows?

Conseguimos imaginar três respostas para isso.

1. Nada muda na turnê

Quando cancelou os shows da turnê, Taylor Swift prometeu que remarcaria todos assim que possível (relembre o comunicado aqui).

Então, calma. A cantora não deve cancelar os shows simplesmente porque lançou um novo álbum.

Inclusive porque, a Lover Tour estava em seus últimos ajustes. É bem improvável que ela “jogue tudo fora”. Os shows cancelados devem ser remarcados em breve.

2. Uma turnê conjunta Lover+Folklore

Não seria tão difícil unir o visual de dois álbuns em uma única turnê.

Essa é nossa principal aposta. Taylor Swift deve aproveitar a turnê que já estava preparada e fazer acréscimos, que permitam a ela misturar as músicas e Eras na setlist.

Sim, nós falamos agora a pouco que é improvável que a cantora divulgue dois álbuns ao mesmo tempo. Mas isso vale mais para singles e videoclipes.

As turnês de qualquer artista já são mescladas com músicas de toda a sua carreira. Um mesclagem um pouco mais visual não será um problema.

3. A Lover Tour será completamente esquecida

É apenas uma hipótese, mas MUITO improvável. A Lover Tour deve ser aproveitada — por que Taylor se livraria dela?

Nos shows que estão por vir, provavelmente em 2021, deveremos ver muito, se não tudo, do que estava planejado para os shows do sétimo álbum da cantora.

Um pouco mais sobre Folklore, o 8º álbum de Taylor Swift

Folklore é o oitavo álbum de Taylor Swift e, segundo a cantora, une músicas que surgiram das suas “fantasias, sonhos, medos e reflexões”.

O material foi produzido durante o período de isolamento social por causa da pandemia. A única colaboração no disco é com Bon Iver, de quem Taylor é uma grande fã.

Eu escrevi e gravei essas músicas em isolamento, mas trabalhei com alguns dos meus heróis musicais

Antes desse ano eu sempre buscava o ‘momento perfeito’ para lançar minhas músicas, mas em tempos como esses que estamos vivendo é preciso lembrar que nada é garantido. Os meus instintos me dizem que se você vai fazer algo que ama, você deve apenas apresentar para o mundo. É o aspecto da incerteza com o qual estou em acordo.

Taylor Swift, no anúncio de Folklore pelo Instagram

No Metacritic, o álbum alcançou ótima pontuação e foi classificado no gênero de Pop/Rock.

Em Folklore, Taylor Swift criou seu “próprio folclore”, um conjunto de contos que, juntos, contam uma história de amor. Leia as letras e traduções das faixas.

A versão física do álbum Folklore conta com 8 capas diferentes. O disco e seu merch estão disponíveis na loja virtual da cantora. Veja as versões abaixo.

E então, o que você achou de Folklore, novo álbum da Taylor Swift? Concorda com o que falamos sobre a turnê e “Cruel Summer”?

Conte tudo para a gente nos comentários deste post e nas nossas redes sociais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *