Apesar de ter moldado uma carreira grandiosa de enormes sucessos, os anos dourados de Nina Simone haviam passado em branco nas principais premiações da indústria fonográfica de sua época. Contudo, cerca de 14 anos após sua morte, a cantora finalmente será reconhecida pelo Grammy, que a concederá um prêmio honorífico em sua próxima edição.
Simone será laureada com o chamado “Lifetime Achievement Award”, destinados à artistas de grande contribuição para o mundo da música pelas conquistas ao longo de suas carreiras. Junto à cantora, nomes como The Velvet Underground, Charley Pride, Shirley Caesar, Ahmad Jamal e Sly Stone também serão homenageados com o prêmio em 2017.
A americana carregou uma carreira de aproximados 35 anos e é lembrada por faixas de sucesso como “Feeling Good”, “I Put A Spell On You” e “To Be Young, Gifted And Black”, esta que também caracteriza a firme luta da cantora pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos (razão pela qual a cantora era boicotada pelas grandes premiações musicais de sua época, incluindo o próprio Grammy Awards). No ano passado, a vida de Nina foi retratada no documentário “What Happened, Miss Simone?”, produzido pela Netflix e indicado ao Oscar de “Melhor Documentário”.
A 59ª edição do Grammy Awards será realizada no Staples Center, em Los Angeles, no dia 12 de fevereiro do ano que vem e teve sua lista de indicados recentemente divulgada, esta que é liderada por artistas como Beyoncé, Rihanna, Drake, Kanye West e Chance The Rapper.