in ,

Sobre quem Taylor Swift já escreveu? Lista: namorados, amigos, inimigos e mais

taylor swift
Foto: Divulgação

Parece que parte da internet anda um pouco confusa sobre quem os álbuns de Taylor Swift falam: namorados? Amigos? Celebridades?

Com os lançamentos dos Taylor’s Version, várias mensagens mostram surpresa ao descobrir que determinada música fala sobre alguém específico.

Por exemplo: muitos fãs acreditavam que “Better Man” era sobre Calvin Harris. Porém, a canção foi escrita na era Red, bem antes de Taylor e Harris terem um relacionamento.

Para ajudar você, fizemos este conteúdo. É uma espécie de glossário, para saber em quem as faixas e álbuns da norte-americana se inspiraram. Acompanhe!

Taylor Swift: inspirações em namorados, amigos e inimigos

A seguir, listamos as principais inspirações de Taylor Swift ao longo dos anos. Fique até o final, porque logo depois ainda tem mais!

Joe Alwyn

Desde o álbum reputation (2017), o ator Joe Alwyn é a principal inspiração de Taylor Swift. Taylor e Alwyn começaram a namorar em 2016.

Para citar um destaque de cada um dos 4 álbuns lançados por Taylor desde então, podemos falar de:

  • “Delicate”, do reputation (2017), em que Taylor fala sobre a insegurança de se declarar para Joe, pois namorar com ela e enfrentar sua vida pública é “delicado”;
  • “Lover”, música título do álbum de 2019, é uma declaração intensa de amor a Alwyn;
  • “Peace”, do folklore (2020), retoma o tema da insegurança e a vida pública de Taylor, questionando se ela é o suficiente, mesmo que nunca possa trazer plena paz ao seu namorado;
  • “Willow”, do evermore (2020), em que Taylor explicou ser “sobre intriga, desejo e a complexidade que envolve querer alguém. Acho que parece lançar um feitiço para fazer alguém se apaixonar por você”.

Jake Gyllenhaal

O relacionamento de Taylor Swift e Jake Gyllenhaal foi a grande inspiração para o álbum Red (2012). Os dois namoraram em 2010.

No álbum, Taylor narra tanto a excitação da paixão (como em “Holy Ground”) até o término que partiu seu coração (como em “All Too Well”). Algumas poucas faixas do álbum fogem do tema central (como “Starlight”, que foi inspirada em Ethel Kennedy).

Leia também: Entenda finalmente por que Taylor Swift está regravando seu trabalho

Joe Jonas

Outro dos namorados sobre quem Taylor Swift escreveu ao longo da carreira foi Joe Jonas. Os dois ficaram juntos em 2008 e, após o término, o relacionamento inspirou várias canções no Fearless (2008) e Speak Now (2010).

“Forever and Always” é uma das preferidas dos fãs inspiradas em Jonas. Já “Mr. Perfectly Fine”, que apareceu no Fearless Taylor’s Version (2021), foi elogiada até por Sophie Turner, atual esposa de Joe Jonas.

print story sophie turner falando sobre mr. perfectly fine taylor swift

Já no Speak Now, podemos chamar atenção para “Last Kiss”. Sua introdução instrumental tem 27 segundos, que foi o tempo da ligação em que Jonas terminou o namoro com Taylor (como ela contou em entrevista). Taylor também costumava deixar “mensagens escondidas” no encarte de seus álbuns. Em “Last Kiss”, a mensagem era “Forever and Always”, que fala sobre Jonas.

taylor swift de tranças laterais sorrindo imagem ilustrativa texto inspirações músicas e namorados taylor swift
Foto: Reprodução/Instagram

Harry Styles

Harry Styles foi inspiração para a maior parte das faixas do 1989, lançado em 2014. Começando com a mais óbvia, “Style”, até “Clean”, em que Taylor narra finalmente estar curada das marcas do relacionamento.

Hoje, Harry e Taylor parecem manter uma amizade, e inclusive levaram a internet à loucura com sua interação no Grammy 2021.

Kanye West

Taylor Swift e Kanye West têm uma história conturbada desde 2009, quando o rapper interrompeu o discurso da cantora no Video Music Awards. Com o passar dos anos, Taylor conseguiu fazer piada sobre o assunto, mas na época ela se sentiu constrangida e muito abalada.

Anos depois, em 2015, os dois fizeram as pazes, e Taylor chegou a entregar um prêmio para Kanye também no VMA. Mas então, o rapper lançou a canção “Famous” em 2016, em que ofendeu a norte-americana, e as águas calmas passaram.

De toda essa relação com Kanye West, Taylor compôs três músicas principais (apesar de ter feito referências em outros momentos). Primeiro, em “Innocent”, do Speak Now (2010); depois, em “This Is Why We Can’t Have Nice Things”, do reputation (2017); e “I Forgot That You Existed”, do Lover (2019).

Abigail Lauren

Abigail Lauren é amiga de longa data de Taylor Swift (elas se conheceram em 2003, enquanto ainda estavam na escola). 

Sobre a amiga, Taylor escreveu “Fifteen”, do Fearless (2008), e “happiness”, do evermore (2020). Em “happiness”, Taylor canta a partir da perspectiva de sua amiga, e fala sobre seu divórcio de Matt Lucier, marido de Abigail até 2020.

Andrea Swift

Andrea Swift, mãe de Taylor Swift, é sempre lembrada pela cantora em suas faixas. Mas duas canções falam especificamente sobre a matriarca da família Swift.

Primeiro, “The Best Day”, do Fearless (2008), e “Soon You’ll Get Better (Feat. Dixie Chicks)”, do Lover (2019). “The Best Day” é uma homenagem a Andrea, em que Taylor agradece pela mãe sempre estar ao seu lado.

Enquanto isso, “Soon You’ll Get Better” é uma canção super emotiva em que Taylor fala do período em que Andrea lutava contra um câncer em 2015.

Taylor Lautner

Taylor Lautner e Taylor Swift namoraram em 2009, após se conhecerem no set do filme “Idas e Vindas do Amor”. Sobre Lautner, Taylor escreveu “Back To December”.

Selena Gomez

Os fãs acreditam que “Dorothea”, do evermore (2020), é sobre Selena Gomez. Selena e Taylor são grandes amigas e se conheceram em 2008.

Tom Hiddleston

Tom Hiddleston e Taylor Swift namoraram em 2016, e o ator é referenciado em duas músicas. Primeiro, em “Getaway Car”, do reputation (2017), que é totalmente sobre o relacionamento do casal; e depois em “long story short”, do evermore (2020).

Em “long story short”, Taylor fala do período ruim de 2016, depois de toda a polêmica e cancelamento pós “Famous”, de Kanye West. Se declarando para Joe Alwyn, seu namorado hoje, ela diz que Tom era o “cara errado”: “Empurrada do precipício/ Me agarrei aos lábios mais próximos/ Para encurtar a história, era o cara errado”.

Conor Kennedy

Conor Kennedy foi namorado de Taylor Swift em 2012 e duas faixas falam sobre ele. São elas: “Begin Again” e “Everything Has Changed”, ambas do Red (2012).

John Mayer

John Mayer e Taylor Swift tiveram um relacionamento conturbado em 2009, como a cantora narra em “Dear John”, do Speak Now (2010). 

Além da canção, o álbum também trouxe “The Story of Us”, que a norte-americana escreveu após encontrar o músico por acaso no CMT Music Awards após o término.

Karlie Kloss

Karlie Kloss e Taylor Swift foram amigas inseparáveis durante a Era 1989”, e chegaram até a estampar a capa da revista Vogue juntas em 2015.

Porém, depois desse período de “lua de mel” na amizade (mais ou menos até 2018), Taylor e Karlie não foram vistas muito próximas. Muita gente acredita que a amizade acabou, e nenhuma das duas fez grande questão de desmentir a história até agora.

Por isso, os fãs veem referências à modelo em canções mais recentes de Taylor. Como em “it’s time to go”, do evermore (2020).

Na faixa, Taylor faz referência a uma amizade próxima desmoronar por uma das partes não ter sido honesta. “Quando as palavras de uma irmã / Voltam em sussurros / Isso prova que ela não era de fato o que parecia”. Há muito tempo há rumores de que Kloss traiu a privacidade de Taylor fofocando sobre ela, inclusive com Scooter Braun, nêmesis da cantora.

Calvin Harris

Apesar de Taylor Swift e Calvin Harris terem namorado de 2015 a 2016, o DJ não foi muito lembrado nas composições de Taylor, como aconteceu com outros ex-namorados.

Na verdade, nenhuma faixa é realmente dedicada a Harris. Ele é apenas referenciado em algumas canções.

  • Em “Getaway Car”, do reputation (2017), que é sobre o ator Tom Hiddleston, mas em que Taylor diz que queria “fugir” do relacionamento com Harris (“Eu queria deixá-lo/ Eu precisava de um motivo”);
  • “Gorgeous”, do reputation (2017) , em que ela se declara para Joe Alwyn, mas fala que estava namorando naquele momento (“E eu tenho um namorado, ele é mais velho do que nós / Ele está na boate fazendo não sei o quê”);
  • “I Did Something Bad”, do reputation (2017), (“Nunca confio em um narcisista /Mas eles me amam”). Depois, na mesma canção, Taylor diz: “Se um homem fala merda, então eu não devo nada a ele / Eu não me arrependo nem um pouco, porque ele mereceu”. Esse trecho fala supostamente sobre Taylor ter revelado que era a compositora do hit de Calvin, “This Is What You Came For”, e também sobre os tweets do DJ que criticaram Taylor por ela ter começado a namorar Tom Hiddleston logo após o término dos dois (veja a explicação completa sobre a música aqui).
  • Muitos fãs acreditam que, além de todo o drama com Kanye West, “I Forgot That You Existed” (Lover, 2019) também fala sobre Calvin Harris.

Marjorie Finlay

Marjorie Finlay é avó materna de Taylor Swift, e faleceu em 2003. A cantora dedicou uma música a ela, “Marjorie”, no evermore (2020). 

Rebekah West Harkness

Rebekah West Harkness foi uma compositora e socialite que morou na mansão em Rhode Island que hoje pertence a Taylor Swift. 

A cantora sempre foi grande admiradora da história da “garota rebelde da alta-sociedade”. Então, quando teve a oportunidade, escreveu uma faixa sobre ela: “The Last Great American Dynasty”, presente no folklore (2020).

Álbum debut: Brandon Borello

Brandon Borello foi um namorado de colegial de Taylor Swift, e serviu como inspiração para algumas canções do seu álbum debut (Taylor Swift, 2006). “Our Song” e “Tim McGraw” são sobre ele.

Taylor Swift: bem mais do que namorados!

Por anos, Taylor Swift foi taxada como “aquela que escreve sobre namorados” (o que nenhum homem é acusado de fazer, mesmo compondo assim). Sem precisar lembrar o machismo disso, temos que dizer que as “faixas de coração partido” são, sim, excelentes, e Taylor Swift sabe compor como ninguém.

Leia também: ATENÇÃO: Taylor Swift não escreve só sobre namorados

Só que, além de todas as pessoas nessa lista (que vão além de namorados, como você viu), Taylor Swift já se inspirou em várias outras para escrever. Inclusive, a cantora vai além:

Ou seja, esse post é apenas um guia simples. Com mais de 15 anos de carreira, Taylor Swift já escreveu muito mais do que sobre namorados, amigos, inimigos e família. 

Então, se uma faixa da cantora chamar sua atenção, vale a pena pesquisar sobre a inspiração para ela! Você pode descobrir muito mais gente e histórias em que a norte-americana se inspira para escrever 🙂

Mas conta pra gente: qual das inspirações que trouxemos aqui você não conhecia? Que faixas são suas preferidas de Taylor Swift?

Leia também: Quando os álbuns de Taylor Swift serão relançados? [PREVISÕES]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *