in ,

As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2022

Veja a lista dos trabalhos selecionados pela equipe do Tracklist

“Maldivas”, de Ludmilla, e “Despechá”, de Rosalía, integram a lista de melhores músicas de 2022, segundo o Tracklist. Foto: Reprodução/Instagram / Reprodução/YouTube

Por Brenda França, Mariana Alves e Vitória Roque O ano já está chegando ao fim! Ao longo dos últimos meses, uma infinidade de lançamentos se destacaram no universo musical. Para celebrar, o Tracklist listou as 30 melhores músicas de 2022 em dois rankings: um com as 15 melhores faixas nacionais e outro contendo os 15 melhores trabalhos internacionais. Confira!

Observação: a lista de melhores músicas de 2022 foi definida a partir dos seguintes critérios: opinião dos redatores e da equipe do Tracklist; e opinião da crítica especializada. Nos especiais do Tracklist, foram selecionados materiais lançados de 1º de janeiro a 16 de dezembro de 2022.


AS 30 MELHORES MÚSICAS DE 2022


As 15 melhores músicas internacionais de 2022


15º – “Pink Venom” – BLACKPINK

Hit do novo álbum de BLACKPINK, “Pink Venom” foi lançada em agosto deste ano e já chegou quebrando recordes junto ao hiatus de 2 anos do grupo feminino. A faixa foi a mais transmitida do Spotify por um grupo feminino em um único dia durante sua estreia, além do clipe que alcançou a marca de 90 milhões de visualizações somente nas primeiras 24 horas de lançamento no Youtube.

“Pink Venom” chegou com uma superprodução do quarteto formado por Lisa, Jisoo, Jennie e Rosé e carregou o lançamento do mais recente álbum de estúdio do grupo, “BORN PINK“. Atualmente, a faixa acumula impressionantes 337 milhões de reproduções no Spotify.


14º – “Boys Don’t Cry” – Anitta

Responsável por introduzir os lançamentos de Anitta em 2022, “Boys Don’t Cry” foi escolhida pela cantora para ser o carro-chefe da era “Versions Of Me”. Focada no mercado internacional, a brasileira usou de de sintetizadores marcantes e uma batida contagiante para remontar referências musicais dos anos 80.

A música não demorou a crescer entre o público dentro e fora do Brasil, ganhando até mesmo uma performance ao vivo no Lollapalooza ao lado de Miley Cyrus. A preocupação estética com o visual da faixa é evidente no clipe, repleto de diferentes locações, maquiagens e figurinos elaborados.


13º – “Yet to Come” – BTS

Em comemoração aos 9 anos do BTS, o grupo sul-coreano lançou o álbum antológico “PROOF”, que busca celebrar e refletir a trajetória dos sete integrantes até aqui. A faixa-título do projeto, “Yet To Come”, sintetiza bem a mensagem do trabalho.

A produção da música carrega influências de hip-hop alternativo; e o ritmo lento é encaixado em um contexto nostálgico e retrospectivo. Essas características se tornam ainda mais evidentes quando atribuídas ao acompanhamento audiovisual – que recebeu uma indicação ao Grammy Awards 2023 na categoria de Melhor Clipe.


12º – “Lift Me Up” – Rihanna

É claro que o comeback de Rihanna não poderia deixar de integrar a lista. “Lift Me Up“, lançada em outubro deste ano, está presente no filme “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” e é um tributo à vida e legado do ator Chadwick Boseman, falecido em 2020, que interpretou o herói no primeiro filme, em 2018.

Bem recebida pelos fãs de Rihanna e do filme, “Lift Me Up” também foi bem vista pelos críticos e eleva a artista à sua primeira indicação ao Globo de Ouro na categoria de “Canção Original – Filme” contra “Hold My Hand“, de Lady Gaga, pelo longa “Top Gun: Maverick” e “Carolina“, de Taylor Swift, para “Where The Crawdads Sing“.


11º – “There’d Better Be A Mirrorball” – Arctic Monkeys

“There’d Better Be a Mirrorball” foi apresentada como o primeiro single do novo álbum do Arctic Monkeys – denominado “The Car”. O projeto mostra a banda inglesa em um momento mais maduro da carreira, transição já iniciada no disco “Tranquility Base Hotel & Casino”.

Na música do mais recente álbum do quarteto, é possível identificar o já característico indie rock nostálgico do grupo. No entanto, a produção influenciada pelo jazz e blues, combinada aos vocais envolventes de Alex Turner, fazem a sonoridade da banda soar mais fresh do que nunca.


10º – “Unholy” – Sam Smith & Kim Petras

Uma das grandes parcerias do ano, a canção “Unholy“, de Sam Smith com Kim Petras, foi lançada em setembro. O hit fez de Sam Smith e Kim Petras os primeiros artistas não-binários e transgêneros a alcançar o topo da Billboard Hot 100.

A faixa é lead single do quarto álbum de estúdio de Smith, “Gloria“, previsto para chegar em todas as plataformas digitais no dia 27 de janeiro de 2023.


9º – “Die Hard” – Kendrick Lamar feat. Blxst & Amanda Reifer

O quinto álbum de estúdio de Kendrick Lamar, “Mr. Morale & the Big Steppers”, é repleto de grandes destaques. Entre os pontos altos, está a faixa “Die Hard”, lançada em colaboração com Blxst e Amanda Reifer.

Com uma sonoridade refinada, a canção mostra o rapper em um momento sincero e vulnerável, acompanhando as temáticas abordadas no disco. Os versos do artista acompanham a melodia contínua e graciosa de seus colaboradores, resultando em uma faixa agradável e sofisticada.


8º – “Tití Me Preguntó” – Bad Bunny

Um dos grandes sucessos do histórico álbum “Un Verano Sin Ti“, de Bad Bunny, “Tití Me Preguntó” é o sétimo nome da nossa lista. A faixa é uma dos oito singles do projeto do artista e contou com divulgação de clipe surpresa — e mega produzido — em junho deste ano.

Mais uma canetada do “coelhão”, a faixa é uma das 23 canções do quinto álbum de estúdio do porto-riquenho, que já conta com a marca de 10 bilhões de streams no Spotify. A faixa ainda foi vencedora de duas categorias do Grammy Latino 2022 como “Melhor Canção Urbana” e “Melhor Fusão/Interpretação Urbana”, além de ter sido nomeada como a melhor música do ano pela Rolling Stone.


7º –  “About Damn Time” – Lizzo

Após o sucesso de “Cuz I Love You”, lançado por Lizzo em 2019, a cantora deu início a uma nova era em 2022, com “About Damn Time” estabelecendo o tom. O lead single do álbum “Special” é descontraído e com características de disco que tornam a faixa dançante e alto astral, como grande parte dos trabalhos da cantora.

A música foi viral no TikTok e atingiu a primeira posição da Billboard Hot 100 em agosto, a segunda música de Lizzo a alcançar tal feito desde “Truth Hurts”. No Grammy, “About Damn Time” também foi reconhecida e indicada em Gravação e Música do Ano.


6º – “This Is Why” – Paramore

Depois de uma pausa de cinco anos, a banda americana Paramore finalmente voltou ao cenário musical com a faixa “This Is Why”. A música traz o som já característico do grupo, apresentando elementos de indie pop. Esse é o primeiro gostinho do próximo álbum da banda, que recebe o mesmo nome do single e possui data de lançamento prevista para 10 de fevereiro de 2023.

Na canção, o trio encabeçado por Hayley Williams extravasa alguns dos sentimentos criados nos últimos anos. “É por isso que eu não saio de casa / Você diz que a barra está limpa, mas você não vai me ver do lado de fora”, declara a vocalista no refrão.


5º – “Anti-Hero” – Taylor Swift

Quando os fãs esperavam o lançamento de uma nova regravação, Taylor Swift surpreendeu e anunciou o lançamento de um álbum inédito, o seu décimo de estúdio. Mesmo sem singles lançados antes do álbum, “Anti-Hero” é a principal música de trabalho do “Midnights”, quebrando inúmeros recordes nas plataformas de streaming.

Em seu Twitter, Taylor explicou que a faixa e seu clipe abordam os seus pensamentos intrusivos durante a madrugada. Provando que a honestidade nas composições é um dos maiores fatores do sucesso de Taylor, a música se tornou a maior em número de reproduções no primeiro dia na história do Spotify. Na Billoard Hot 100, a música permaneceu estável no topo por mais de seis semanas.


4º – “29” – Demi Lovato

Em 2022, Demi Lovato retornou as suas origens com o pop rock trabalhado em “HOLY FVCK”, que mostra uma nova versão da artista. Entre as faixas, um dos maiores destaques é “29”, uma verdadeira carta aberta sobre um relacionamento entre pessoas com uma grande diferença de idade. Mesmo antes do lançamento, os fãs já especulavam que a música feria referência ao antigo relacionamento de Demi e o ator Wilmer Valderrama.

Devido a sua temática delicada, mas de fácil identificação, “29” se tornou uma ferramenta para que meninas ao redor do mundo se sentissem à vontade para compartilhar suas histórias e encontrar conforto em pessoas que viveram situações parecidas.


3º – “BREAK MY SOUL” – Beyoncé

A sexta faixa do lendário “Renaissance” é também presença confirmada como uma das maiores músicas de 2022. “BREAK MY SOUL” é lead single do sétimo álbum de estúdio de Beyoncé através de um conceito explosivo que bebe da fonte do dance music dos anos 1990.

Atualmente, a faixa acumula mais de 250 milhões de reproduções somente no Spotify e ganhou clipe especial com registros de fãs para celebrar o Certificado de Platina intitulado “Hive Certified“. Após a divulgação, a música se tornou a primeira de Beyoncé a alcançar o topo da Billboard Hot 100 em 14 anos, além de ter ganho nova versão com participação especial de Madonna junto ao sample de “VOGUE“.


2º – “Despechá” – Rosalía

Mesmo antes de ser lançada oficialmente nas plataformas digitias, “Despechá” já fazia sucesso nas performances ao vivo durante a Motomami World Tour, de Rosalía. Embalada por elementos de mambo, ritmo cubano, a canção também incorpora sonoridades de merengue e eletropop que a tornam contagiante logo nos primeiros segundos.

Levando uma mensagem positiva sobre como superar um relacionamento ruim, a música rendeu à Rosalía sua primeira aparição solo na Billboard Hot 100, na posição 63. No Spotify, “Despechá” se tornou a melhor música de língua espanhola por uma artista feminina em número de reproduções. Recentemente, a faixa ganhou ainda um remix com Cardi B.


1º – “As It Was” – Harry Styles

“As It Was”, de Harry Styles. é, indiscutivelmente, um dos maiores sucessos de 2022. O primeiro single do álbum “Harry’s House” conquistou diversos feitos: a faixa chegou a ficar 15 semanas no topo da parada de singles da Billboard, a Hot 100; tornou-se a música mais rápida a alcançar 1 bilhão de streams no Spotify; e muito mais.

E não é para menos. A canção apresenta uma produção alegre, baseada em elementos de synthpop. Os vocais calmos e suaves do artista também colaboram para a atmosfera dançante da faixa, que contrasta com sua letra melancólica.


O que achou da lista? Concorda com a seleção das melhores músicas nacionais e internacionais de 2022? Acompanhe o Tracklist no TwitterInstagram e TikTok, e veja o nosso especial de fim de ano:

As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2022
Os 20 melhores álbuns nacionais e internacionais de 2022
Os 25 melhores filmes e séries de 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *