in ,

As 30 melhores músicas nacionais e internacionais de 2022

Veja a lista dos trabalhos selecionados pela equipe do Tracklist

"Maldivas", de Ludmilla, e "Despechá", de Rosalía, integram a lista de melhores músicas de 2022, segundo o Tracklist. Foto: Reprodução/Instagram / Reprodução/YouTube

Por Brenda França, Mariana Alves e Vitória Roque – O ano já está chegando ao fim! Ao longo dos últimos meses, uma infinidade de lançamentos se destacaram no universo musical. Para celebrar, o Tracklist listou as 30 melhores músicas de 2022 em dois rankings: um com as 15 melhores faixas nacionais e outro contendo os 15 melhores trabalhos internacionais. Confira!

Observação: a lista de melhores músicas de 2022 foi definida a partir dos seguintes critérios: opinião dos redatores e da equipe do Tracklist; e opinião da crítica especializada. Nos especiais do Tracklist, foram selecionados materiais lançados de 1º de janeiro a 16 de dezembro de 2022.


AS 30 MELHORES MÚSICAS DE 2022


As 15 melhores músicas nacionais de 2022


15º – “Sim” – Nando Reis & Jão

A canção “Sim”, de Nando Reis, foi originalmente lançada em 2006. Este ano, porém, a faixa recebeu uma nova versão: desta vez, contando com a participação de Jão! A clássica balada, que apresenta a história de um casal, recebeu um toque especial.

O resultado dessa parceria é uma música repaginada, renovada e encantadora. A divisão dos versos delicados dos cantores faz valer o encontro de duas gerações da música popular brasileira.


14º – “Pra Gente Acordar” – Gilsons

A banda Gilsons, formada pelos integrantes José Gil, Francisco Gil e João Gil, lançou neste ano o seu álbum de estreia, “Pra Gente Acordar”. Mergulhado no MPB, o disco traz produções confortáveis e reflexivas.

A faixa que carrega o título do álbum sintetiza bem o conteúdo. Com um som envolvente, aconchegante e uma letra sentimental, o single representa bem nova geração do gênero musical no qual o trio está inserido.


13º – “7 Vidas” – DAY LIMNS

DAY LIMNS, grande promessa do cenário popular brasileiro, continua ampliando seu repertório após o lançamento de seu álbum de estreia, “Bem-Vindo Ao Clube”, divulgado em 2021.

Em “7 Vidas”, a cantora mostra sua identidade multifacetada. Com letra composta pela própria artista, o single abarca um som essencialmente pop, mas atravessado por características do trap, emo, e uma ponte que explode em um refrão pop punk, originando um trabalho emotivo e catártico.


12º – “AMEIANOITE” – Pabllo Vittar & Gloria Groove

Para fechar o mês do Halloween, Gloria Groove e Pabllo Vittar lançaram “AMEIANOITE” em uma parceria inédita e muito aguardada pelos fãs. A faixa ganhou clipe com clima de terror e estreou ocupando o Top 50 do Spotify Brasil na plataforma de streaming.

A música é o segundo single do novo álbum de Vittar, seguindo a divulgação de “Descontrolada“, parceria com MC Carol.


11º – “SentaDONA (Remix)” – Davi Kneip, Mc Frog, DJ Gabriel do Borel & Luísa Sonza

Outro sucesso de 2022 foi o hitSentaDONA“, de Davi Kneip, Gabriel do Borel e MC Frog que, após dominar as paradas de sucesso no Brasil, lançaram o remix com Luísa Sonza e clipe especial gravado na casa da cantora.

A faixa chegou a alcançar o topo da parada brasileira do Spotify, desbancando, à época, a recordista “Envolver“, de Anitta, além de ter também entrado no Top 100 global na plataforma de streaming.


10º – “20 Ligações” – Baco Exu do Blues

A romântica “20 ligações“, de Baco Exu do Blues, é outro sucesso na lista. O single está presente no álbum “Quantas Vezes Você Já Foi Amado?” e ganhou um clipe rodado na cidade de Salvador, na Bahia, em clima de romance entre o cantor e a atriz Thainá Duarte.

A faixa é a mais ouvida do disco que foi lançado em janeiro deste ano, com mais de 40 milhões de reproduções somente no Spotify.


9º – “Ver Em Cores” – Liniker & Rashid

2022 foi um ano de grandes colaborações, e uma delas foi entre Rashid e a vencedora do Grammy Latino, Liniker, com a faixa “Ver em Cores“. A música faz parte do quarto disco do rapper, “Movimento Rápido dos Olhos“, lançado em novembro deste ano, e fala sobre a celebração da vida em um momento de contemplação do passado.


8º – “Mole” – IZA

Uma das popstars mais completas do país, IZA lançou, no ano de 2022, o EP “TRÊS”. Com apenas alguns singles, a cantora mostrou sua alinhação às tendências do universo fonográfico e apresentou gravações com sonoridades diversificadas e atuais.

Mole” exemplifica bem essa característica. Potente e enérgica, a canção une a voz poderosa de IZA à uma sonoridade dancehall, pop e trap.


7º – “universo de coisas que eu desconheço” – ANAVITÓRIA & Lagum

Artistas de destaque no atual cenário nacional, a parceria entre Anavitória e Lagum era esperada já há algum tempo pelos fãs. “Universo de coisas que eu desconheço” é uma composição de Ana Caetano e Pedro Calais, que explora as aventuras e euforia do início de um relacionamento.

A faixa veio acompanhada de um clipe protagonizdo pelos artistas, que dão vida a um casal apaixonado a intenso que acompanha a narrativa traçada pela letra da música. “Universo de coisas que eu desconheço” conta até mesmo com uma continuação, “caixa postal”, responsável por mostrar um diferente ponto de vista do mesmo relacionamento.


6º –  “DANÇARINA” – Pedro Sampaio

Não tem jeito: “DANÇARINA“, do álbum de estreia de Pedro Sampaio, “Chama Meu Nome“, foi smash hit em 2022. A parceria do DJ com MC Pedrinho dominou trends nas redes sociais e os charts em vários países, além de ter garantido seu lugar no TOP 50 do Spotify Global e ser a primeira faixa de Pedro Sampaio a alcançar o topo das mais tocadas no Brasil através da plataforma de streaming.

Dado o sucesso, “DANÇARINA” ganhou remix em parceria com Anitta, Nicky Jam, Dadju e MC Pedrinho na nova versão, e hoje acumula mais de 180 milhões de reproduções somente no Spotify.


5º – “Tanto Faz” – Urias

Single do potente disco de estreia de Urias, “Fúria“, “Tanto Faz” é uma das faixas na nossa lista de maiores sucessos de 2022. O disco de estreia da cantora alcançou o primeiro lugar dos álbuns mais vendidos do iTunes Brasil e a faixa, escrita por Urias, Kika Boom, Rodrigo Gorky e Zebu, foi a primeira da artista a fazê-la entrar no Top 40 do Spotify Viral Brasil.

A faixa melódica, que destaca a potencialidade da voz da artista, é bem traduzida por um belo clipe preto e branco ambientado em uma floresta.


4º – “Hotel Caro” – Baco Exu do Blues & Luísa Sonza

Lançada em todas as plataformas digitais no Dia dos Namorados, a parceria de Baco Exu do Blues e Luísa Sonza com o R&B “Hotel Caro” foi outra queridinha entre os fãs em 2022. O single, que já acumula mais de 50 milhões de reproduções somente no Spotify, foi produzido por Dactes, JLZ e Marcelo Delamare e explora o fim de um relacionamento feliz em uma narrativa contrastada pelos dois artistas.


3º – “Acorda Pedrinho” – Jovem Dionísio

A banda curitibana Jovem Dionísio foi formada em 2019, mas foi em 2022 que os meninos tomaram conta das paradas brasileiras com “Acorda Pedrinho“, um dos maiores sucessos do ano no país. Apesar de simples, a letra da música carrega uma história característica da banda, inspirada em um campeonato de sinuca que acontece em um bar frequentado por eles.

Em conjunto com a melodia contagiante e energia irreverente, “Acorda Pedrinho” foi sensação no TikTok, acumulando diversos virais pela plataforma. No Spotify Brasil, a música alcançou o topo com mais de 870 mil reproduções.


2º – “Maldivas” – Ludmilla

O projeto de pagode “Numanice”, de Ludmilla, é um sucesso. Em seu segundo volume, a cantora divulgou um projeto coeso e repleto de hits. Além disso, a artista entregou uma versão ao vivo do trabalho, com colaborações imperdíveis.

Mas o grande destaque do álbum é “Maldivas”, que a cantora descreveu como uma declaração à sua esposa, Brunna Gonçalves, feita após uma viagem das duas para as ilhas paradisíacas do país. O resultado é uma faixa melódica, animada, romântica e irresistivelmente dançante.


1º – “VERMELHO” – Gloria Groove

Gloria Groove dominou o ano de 2022 com o disco “Lady Leste”, e um dos grandes destaques foi o single “VERMELHO”. A faixa conta com sample da música “Mina de Vermelho”, lançada em 2012 por MC Daleste, artista que a drag queen quis homenagear. No videoclipe, é possível notar referências ao funkeiro, revivendo a sua importância na construção do funk paulistano.

A artista, que passeia por diversos gêneros musicais, traçou o funk como ponto central da faixa e foi muito bem recepcionada pelo público. Além de muitos vídeo coreografados pelo TikTok, poucos dias após seu lançamento, “VERMELHO” teve seu melhor dia de streams no Spotify, com mais de 727,5 reproduções em 24 horas. Na plataforma, a música se mantém estável no Top 200 há 42 semanas, com um crescimento e estabilidade orgânicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *