in ,

Lana Del Rey vai lançar 3º álbum em dois anos; o que esperar?

Foto: Divulgação

Tão produtiva quanto Taylor Swift, como prometido, o próximo álbum de estúdio de Lana Del Rey, “Blue Banisters”, está a caminho. Mas, afinal, o que esperar do seu segundo disco apenas neste ano? O que já sabemos sobre ele? Confira nesse post.

Leia mais: Red (Taylor’s Version): 8 canções que queremos na regravação

Ainda que já tenha revelado um teaser de uma nova faixa e a capa oficial do “Blue Banisters”, em maio passado, Lana Del Rey surpreendeu os fãs e lançou três novas canções do projeto. Foram elas: a faixa-título, “Text Book” e “Wildflower Wildfire” — essa produzida por Mike Dean.

Com elas, tivemos uma pequena amostra do oitavo álbum da cantora, antes previsto para o início de julho, mas agora sem data de lançamento. Fato é: cada vez mais, a compositora mergulha em sua psique, se sente mais confiante e se aprofunda em uma identidade cada vez mais única.

Baseado na sonoridade e letras, as três canções seguem a mesma veia de uma certa interioridade silenciosa que Lana passeou seu último álbum, “Chemtrails Over the Country Club” — como “White Dress”, por exemplo. Nela, a cantora relembra seus dias crescendo em Orlando, buscando, portanto, preencher ainda mais as lacunas em torno de seu passado.

O que já sabemos sobre o novo álbum de Lana Del Rey

Quando Lana anunciou “Blue Banisters” em março — antes intitulado “Rock Candy Sweet” —, ela disse também que o álbum “continuaria a desafiar” as críticas que recebeu de que sua carreira havia sido construída sobre “apropriação cultural” e “exaltação da violência doméstica”.

Foto: Divulgação

Tudo indica que ela cumprirá essa promessa, especialmente em “Text Book”, onde ela explicitamente inclui uma referência ao movimento Black Lives Matter.

Talvez apenas a forma como somos diferentes poderia me libertar
E lá estávamos, gritando ”Vidas Negras Importam” em uma multidão
Perto do Old Man River, e eu vi que você viu quem eu sou

Ainda assim, a cantora demonstra um crescimento positivo com relação ao feminismo em “Blue Banisters”. A faixa é imponente ao retratar a história de uma mulher e um homem que prometeu sempre estar por perto, mas deixou um “buraco em seu coração”.

Agora, o rapaz não passa de meras lembranças e Del Rey se maravilha de que, pelo menos, ela tenha as mulheres em sua vida para mantê-la viva: “Agora, quando o tempo muda para maio/ Todas as minhas irmãs vêm pintar/ Meu corrimão verde/ Meu corrimão azul cinza”, canta.

Essas, claramente, são as provas de que mesmo com sete álbuns em sua carreira — e com um público bastante fiel que já a conhecem bem —, ainda há muito mais de Lana Del Rey para descobrir.

“Wildflower Wildfire”

Nessa simples balada marcada pelo piano — a qual, Lana Del Rey descreve como um “incêndio florestal” e um “corrida em poeira estelar” —, a cantora cita uma infância problemática como elucidação.

Aqui está o acordo, porque eu sei que você quer falar sobre isso
Este é o acordo, você guarda essas lacunas para preencher, então aqui
Aqui está o acordo, meu pai nunca interferiu quando sua esposa estava com raiva de mim
Então eu acabei sem jeito mas doce
Mais tarde que os hospitais e ainda de pé
Confortavelmente entorpecida, mas com o lítio veio a poesia

Essa uma referência direta a sua mãe, Patricia Grant, a quem Del Rey raramente mencionou ao longo de sua carreira, embora nessa canção faça sentido porque elas têm um relacionamento complicado.

É válido mencionar também outras referências, como “confortavelmente entorpecida” e “lítio”, que provavelmente aludem às famosas músicas do Pink Floyd e do Nirvana, bandas que Lana já citou como inspirações para suas canções.

“Text Book”

Como já mencionamos, em “Text Book” ela continua refletindo sobre como seu relacionamento de infância com os pais moldou sua vida amorosa atual, abrindo o caminho temperamental com seus problemas com o pai.

Eu acho que você poderia chamar de livro didático
Eu estava procurando para o pai que eu queria de volta
E pensei tê-lo encontrado em Brentwood
Parecia apropriado que você facilmente me protegeria

É bem provável que Lana perceba e compare as conexões entre o pai e seu atual noivo, o guitarrista Clayton Johnson, conforme ela canta mais para frente: “Outros homens que conheci pareciam bem, sorririam para você e enfiariam uma faca em suas costas/ Finalmente, eu conheci você, então não estou me perguntando por quê”.

O que esperar de “Blue Banisters”?

Os temas das canções

O (atual) “Blue Banisters” foi descrito pela primeira vez por Lana Del Rey como uma resposta à mídia musical e às narrativas que ela acredita terem sido colocadas em sua música.

Em uma stories no Instagram postado em março passado, respondendo ao artigo da revista Harpers Bazaar, a cantora anunciou o álbum, então intitulado “Rock Candy Sweet”.

“Só quero agradecer novamente pelos artigos amáveis como este e por me lembrar que minha carreira foi construída sobre a apropriação cultural e a exaltação da violência doméstica”, escreveu ela. “Vou continuar a desafiar esses pensamentos em meu próximo álbum de 1º de junho, intitulado ‘Rock Candy Sweet’.”

Conforme vimos nos singles que ela já lançou, o álbum também tratará de mais informações sobre assuntos pessoais, como sua infância e antecedentes pré-fama, sobre os quais ela canta em “Wildflower Wildfires”.

A lista oficial de faixas

Até o momento, Lana Del Rey não deu pistas do que podemos esperar dos títulos das canções — nem lançou a lista de faixas do novo álbum. Por enquanto, ela já compartilhou com os fãs três singles, conforme mencionamos: “Blue Banisters”, “Wildflower Wildfire” e “Text Book”.

No último domingo (4/7), a cantora lançou um trecho de um single inédito em seu Instagram e disse que ele seria lançado em breve.

Provavelmente, a música será mais uma embalada pelo piano e Lana canta sobre seu corpo: “Meu corpo é o mapa de LA/ Está ereto como um anjo”. Imagens da cantora desembrulha um pedaço de queijo também estão no vídeo, mas ainda não sabemos a quê isso faz referência.

Afinal, quando vai ser lançado?

Embora os fãs estivessem esperando o “Blue Banisters” na semana passada, Lana Del Rey decidiu adiar o álbum para “mais tarde…”, de acordo com sua última publicação no Instagram.

O disco sairá ainda em 2021 e esse será eu segundo lançamento do ano após “Chemtrails Over The Country Club”, disponibilizado em março passado.


Está ansioso para o novo álbum de Lana Del Rey? Quais suas expectativas para “Blue Banisters”? O que achou da nova capa? Preferia a antiga? Comente e acompanhe essa e outras notícias pelas nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *