in

Entrevista: Glass Animals fala sobre Heat Waves, turnê, TikTok e Lolla Brasil 2022

Se você é usuário do TikTok, com toda a certeza já escutou a frase “Sometimes all I think about is you” em um vídeo emocionante, até mesmo Taylor Swift o fez. A música é ‘Heat Waves’ da banda inglesa Glass Animals, nome bem cotado para o Lollapalooza Brasil 2022. A banda concedeu entrevista ao Tracklist, onde contou detalhes sobre o processo de produção, o retorno aos palcos, a importância do TikTok e, claro, a possibilidade de vir ao Brasil em um futuro próximo.

glass animals lollapalooza
Imagem: Divulgação | Pooneh Ghana

Glass Animals no Lollapalooza Brasil?

A grande especulação se dá por conta de um espaço de 5 dias na turnê da banda, exatamente nas datas do Lollapalooza Brasil. Tempo o suficiente para vir ao Brasil e voltar. Isso, e muito mais, você pode conferir na entrevista completa a seguir:

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Como estão as coisas por aí, Fernando?

TRACKLIST: Tudo ótimo, não vejo a hora de ver vocês aqui no Brasil…

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Nossa eu mal posso esperar, nós sempre estamos fazendo planos, algumas coisas mudam, mas estaremos por aí o mais rápido possível!

TRACKLIST: Sei, sei! Mas chegaremos lá… Obrigado por me receber novamente! Gostaria de te parabenizar pelo lançamento de ‘I Don’t Wanna Talk (I Just Wanna Dance)’, eu acredito que é a música perfeita para se escutar após o término de um relacionamento, principalmente para se animar. Pode nos contar um pouco como essa música surgiu?

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Aconteceu tudo muito rápido, eu não sabia onde ir após o Dreamland. Não sei se você percebeu, mas sempre entre um disco e outro, nós lançamos uma única música, até para nos ajudar criativamente falando, tento sempre fazer bem rápido e espontaneamente, pra que quebre um pouco do gelo após o lançamento do disco. Então entramos no estúdio e foi tudo muito natural, estávamos todos em um momento pós-lockdown, que estávamos desesperados por contato, cansados de pensar e repensar sobre tudo a todo momento. E essa música é sobre quebrar esse ciclo, comemorar o contato humano.

TRACKLIST: Da última vez que conversamos vocês estavam se preparando para entrar em turnê e agora está acontecendo, como tá rolando esse retorno aos palcos?

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Incrível, está excedendo demais nossas expectativas. Esperávamos que as pessoas estivessem bem nervosas a respeito de voltar aos shows com bastante público. E eu só consegui pensar nisso nos primeiros três minutos de show, depois, entendemos que existe sim uma maneira segura de fazer turnês, e que é incrível. Estão sendo os melhores shows das nossas vidas.

TRACKLIST: O vídeo da galera cantando ‘Heat Waves’ na calçada é incrível, deve ter sido uma sensação única naquele dia…

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Sim, demais, especialmente em Nova Iorque, as pessoas lá são um pouco mais fechadas, aquela coisa mais cool. As vezes a plateia tem um jeito mais educado de curtir um show, e lá a galera estava ensandecida, foi incrível.

TRACKLIST: Falando na turnê, o quão envolvidos vocês estavam no desenvolvimento do palco? Ficou incrível, capturou demais a estética do Dreamland…

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Ah, muito obrigado! Normalmente eu faço desenhos de como eu imagino o palco e mando para os produtores, eles sempre gostam de adicionar alguns detalhes e toda a parte técnica é com eles. Eu não entendo nada da parte técnica. Contei que queria os letreiros em neon, as palmeiras, a ideia era que passasse a impressão de que estávamos dentro da capa do álbum. Então, por exemplo, eu desenhei uma TV e acabaram transformando em um computador, para dar conexão com o nosso site, tudo isso fez parte do processo, que é bem longo por sinal.

TRACKLIST: Ficou tudo muito bacana, capturou demais a essência. Eu tenho que aproveitar esse momento para um pedido pessoal, lá no Instagram você perguntou qual música não poderia faltar na turnê e ‘Waterfalls Coming Out Your Mouth’ não pode faltar.

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Nós tocamos essa ontem pela primeira vez! Pode comemorar hahahaha não adicionamos antes no setlist pois é uma música muito difícil de ser tocada, ela é bem rápida, apesar de não parecer, e são muitos pequenos detalhes que não podem ficar de fora, então levamos um tempo até deixar tudo alinhado e funcionando para, aí sim, levarmos para o show.

TRACKLIST: Essa notícia me deixou bem feliz! Não posso passar por essa entrevista sem falar sobre o sucesso estrondoso de ‘Heat Waves’, mais de um ano depois, essa é nossa terceira entrevista e o single continua crescendo, está no Top 10 global da Billboard, como está sendo tudo isso pra vocês, até mesmo pra entender e processar?

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: É incrível, absolutamente incrível, eu nem sei o que dizer. Toda vez que eu penso nisso me parece grande demais pra compreender, aí eu paro de pensar (risos). Eu tento focar no momento presente e aproveitar tudo, mas só no final do ano, quando a turnê terminar e tudo ficar mais tranquilo é que cairá a ficha. Provavelmente eu vou chorar um pouco (risos).

TRACKLIST: Você acha que o TikTok teve influência no sucesso da música? Até a Taylor Swift usou em um dos vídeos dela…

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: TikTok é uma plataforma incrível que permite com que as pessoas interajam e criem coisas incríveis a partir de músicas, sons e etc. Eu acho que isso é brilhante, e ver a música crescer na plataforma com vida própria… Quero dizer, a música tem uma certa tristeza, mas também passa uma parte otimista, e a trend que surgiu pegou bem a essência da música, das pessoas refletindo sobre uma memória.

TRACKLIST: Você produz para outros artistas também, você acha que o TikTok já passou a influenciar como os artistas sequer produzem suas músicas? Por exemplo, Doja Cat e Lil Nas X são os grandes nomes da plataforma, e depois deles, alguns artistas já lançam seus clipes com coreografias rápidas e ‘Challenges’ de dança. Você acha que o TikTok já está tendo esse impacto nas produções?

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Sim, gigantesco. Algumas pessoas com quem eu trabalhei pensavam na trend antes mesmo de produzir a música. E eu acho que isso está um pouco além, a música sempre vem antes. No final, se a música for boa de fato, isso vai se comprovar com o tempo, ela perdurará e será sempre lembrada. Então quando estou produzindo eu já cheguei a falar ‘Não pense na trend por um momento, se a música for boa, as pessoas vão se identificar e criar a partir daí’. O grande segredo do TikTok é a naturalidade com que as coisas são criadas, é algo muito orgânico e sincero. As pessoas sentem quando é algo já planejado para a plataforma, não soa natural.

TRACKLIST: Eu estou contigo nessa, eu uso o TikTok em uma quantidade que não me orgulho muito (risos) e dá pra sentir quando não é natural, a música deveria vir sempre primeiro!

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Com certeza, e eu acredito que, hoje, as pessoas tem acesso a diversas plataformas que influenciam diretamente na capacidade de viralizar de uma música, são várias formas de conhecer novos artistas. Por exemplo, uma artista incrível, escute inclusive, é a PinkPantheress, uma sonoridade incrível, ela é da Inglaterra e as pessoas amam a música de fato, como deve ser. E está se espalhando pelo TikTok, acho que a grande importância da plataforma é que diversos artistas tem acesso ao que eles merecem, que é o sucesso.

TRACKLIST: Eu vou colocar ela na minha lista. Um que eu escutei, e gosto demais, é o Oliver Malcolm. Vocês trabalharam juntos na série do YouTube Cereal Bars, que você produziu um beat – incrível por sinal – para ele. Alguma chance dessa série acabar parando no Spotify? Eu adoraria aquelas músicas por lá!

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: (risos) ah, sério? (risos). Fico muito feliz que gostou, eu acho que é importante tirar um pouco da pressão de fazer música de fato e apenas brincar um pouco, é quando coisas incríveis acontecem, certo? Temos 6 episódios no ar, se não me engano, até o final do ano teremos mais episódios que já estão prontos, mas quem sabe lancemos um EP? Seria legal.

TRACKLIST: Eu sei que eu não posso perguntar se vocês vem para o Lollapalooza Brasil, pois sei que não podem falar, porém, vou deixar registrado aqui que você não conseguirá me convencer do contrário, uma vez que vocês tem uma folga de quatro dias na turnê, exatamente nas datas do festival no Brasil, que coincidência, não é mesmo?

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: (risos) olha só, é verdade, né? (risos). Será que é uma coincidência? (risos) Não sei, quem sabe… Mas eu te garanto que vamos assim que pudermos para o Brasil.

TRACKLIST: E eu espero ver vocês aqui muito em breve para fazermos esse encontro acontecer presencialmente!

GLASS ANIMALS | DAVE BAYLEY: Com certeza faremos, será incrível, muito obrigado, Fernando, nos vemos em breve.

Leia Também: Glass Animals fala sobre código morse, dreamland e futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *