in ,

#TBTrack: “Some Nights”, do fun., completa 10 anos; relembre marcos

Faixa “We Are Young” se tornou sucesso mundial

De passagem relâmpago pelo mainstream musical, o trio fun. nos marcou com hits de qualidade excepcional, que, se ainda tocados hoje, continuam atemporais. É impossível não se lembrar de “We Are Young”, parceria com Janelle Monáe, que marcou tantos momentos de quem viveu os tempos em que ela esteve em alta. É nesse contexto que o álbum “Some Nights” comemora nessa semana 10 anos desde seu lançamento.

Leia também: #TBTrack: Os 12 anos de “The Family Jewels”, de MARINA

O “Some Nights” foi o segundo álbum lançado pelo fun, em de fevereiro de 2012. Anteriormente, haviam lançado o debut “Aim and Ignite”, em 2009; e em 2011, uma parceria com o Panic! At The Disco, a “C’mon”.

O sucesso de “We Are Young” e os singles

“We Are Young” foi o trabalho que deu a cara do álbum e caiu nas graças do público. O single não parava de tocar em rádios e ficou por 6 semanas consecutivas em número um no Hot 100 da Billboard. Para além disso, chegou a entrar em trilhas sonoras de filmes e séries, como Glee e Gossip Girl. A canção se espalhou facilmente durante um bom tempo entre 2011 e 2012.

Foi certamente “We Are Young” que fez a banda explodir, fazendo com que os outros singles do álbum também se destacassem. “Some Nights” trazia uma sonoridade que lembrava ainda mais algo como um coral misturado ao pop, algo meio Broadway. “Carry On” se divergia um pouco dos outros dois, uma vez que é a mais calma delas, apesar de ainda animada.

Sonoridade do álbum

A sonoridade do “Some Nights” trazia algo exclusivo na época em que reverberou na indústria da música pop. O estilo sonoro não reproduzia moldes de artistas e músicas em alta na época – talvez estando mais próximo de artistas como Lana del Rey, mas ainda muito distante. “Some Nights” mesclava aspectos do gospel (daí o coral), do pop e folk, de forma que não deixava o ouvinte ficar entediado. A começar por sua introdução: “Some Nights – Intro” com seus pouco mais de 2 minutos nos deixa atentos para o que vem a seguir, conectando com a música título do álbum que logo logo chega.

Foi possivelmente uma das melhores definições da época para o indie pop. fun. era uma banda pequena, fazendo músicas para um nicho específico e que acabou furando a bolha com sua qualidade. Mesmo escutando em 2022, é um álbum que tira suspiros com sua qualidade.

Conceito e processo de criação

Capa do “Some Nights”, do fun.

A gravação do álbum durou sete meses, e, o conceito principal parece girar em torno de como personalidades podem mudar a qualquer momento, sobre como tudo é efêmero. A iniciativa e maior parte das ideias de letras partiram do vocalista, Nate Ruess. A organização e partes instrumentais ficaram por conta de Jack Antonoff e Andrew Dost, os outros dois membros do fun.

Enquanto isso nos leva a pensar que a produção musical também ficou por conta de Antonoff, não há dedo do artista na produção, tendo sido Jeff Bhasker o produtor de boa parte da obra. Conhecido por suas produções em álbuns de Kanye West, foi a primeira vez que Bhasker produziu algo do indie. A colaboração de Janelle Monáe em “We Are Young” também parte dele, já que eram amigos e sugeriu que houvesse esse featuring.

Desempenho comercial e nas críticas

Enquanto “We Are Young” foi a primeira música de uma banda desde 2001 a debutar na Billboard Hot 100 – o single também foi o primeiro da história a conseguir mais de 300 mil downloads por semana durante sete semanas – , a repercussão comercial do álbum “Some Nights” foi tremenda.

Em sua primeira semana de lançamento, ele acumulou 70 mil cópias vendidas, e, até fevereiro de 2015, haviam sido vendidas 1.6 milhões de cópias. Ele entrou entre os 100 álbuns mais vendidos durante sua semana de estreia em mais de 20 países.

A recepção da crítica em 2012 também foi bastante positiva. O álbum chegou a entrar em diversas listas de melhores álbuns do ano, como a da Rolling Stone, por exemplo.

Por onde anda o fun.?

O último lançamento do trio foi o single “Sight of The Sun”, em 2014. Mesmo com uma expectativa de prenunciar um terceiro álbum, logo após, em 2015, anunciaram um hiatus, tendo seus membros resolvendo focar em suas carreiras solos.

O último lançamento de Nate Ruess como artista solo foi o álbum “Grand Romantic”. O cantor parece após o álbum ter se dedicado a sua outra banda, The Format, desde então

Andrew Dost tem feito constantemente trabalhos no audiovisual, desenvolvendo trilhas sonoras para filmes e séries.

Jack Antonoff é, claro, Jack Antonoff, e desde o fun., lançou álbuns com a banda Bleachers e tem produzido trabalhos de artistas como Lorde, Taylor Swift, Lana del Rey, e, mais recentemente, Zoe Kravitz. Há quem diga que o hiatus do fun. ocorreu devido a já cheia agenda de Jack, que havia diversos shows com o Bleachers na época. Apesar de longos anos sem notícias dos três como um trio, torcemos para que a volta ainda aconteça!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *