in

Música multilíngue! Lorde e mais 4 artistas que cantam em vários idiomas

Surpreendendo a todos, Lorde lançou um novo EP com algumas músicas do seu último lançamento, o “Solar Power”, cantadas na língua maori — do povo nativo da Nova Zelândia, país de origem da cantora. Confira também outras 4 artistas, além de Lorde, que também são multilíngues!

Leia também: Offline: Lorde, Selena e mais 5 artistas que já saíram das redes sociais

Música multilíngue! Lorde e mais 4 artistas que cantam múltiplos idiomas

Se vocês achavam que um disco era o único lançamento de Lorde após um longo hiato, estão muito enganados! A cantora revelou a surpresa lançando um EP com algumas músicas do álbum cantadas na língua maori.

Intitulado “Te Ao Mārama”, o novo projeto da artista chegou às plataformas digitais na quinta-feira passada (09/09) e conta com cinco faixas do “Solar Power”. Para o projeto, Lorde contou com a ajuda de Bic Runga e Marlon Williams, artistas neozelandeses.

Em uma mensagem para os fãs, a cantora escreveu:

Muitas coisas se revelaram lentamente para mim enquanto eu estava fazendo este álbum, mas a principal percepção, de longe, foi que muito do meu sistema de valores em torno de cuidar e ouvir o mundo natural vem dos princípios tradicionais Māori.

“Eu não sou maori, mas todos os neozelandeses crescem com elementos dessa visão de mundo. […] Foi importante para mim poder dizer: isso nos torna quem somos aqui. É também uma língua linda e louca — adorei cantar nela”, finalizou ela.

Todos os rendimentos do novo EP irão beneficiar as instituições de caridade da Nova Zelândia: Forest And Bird e Te Hua Kawariki Charitable Trust.

Para quem não lembra, o “Solar Power” alcançou a 5ª posição da Billboard 200, 2ª posição no Official UK Albums Chart e plena liderança na ARIA Albums Chart.

Além de Lorde, confira outros 4 artistas que também são multilíngue e cantam em outros idiomas

1. Shakira

Dentre os principais artistas no mundos, Shakira definitivamente é a primeira que vem à nossa cabeça quando pensamos naqueles que cantam em mais de um idioma.

A colombiana tem uma verdadeira e invejável forma de se comunicar com fluência em cinco línguas (espanhol, português, inglês, francês e italiano), mas canta também em outras além dessas.

Inclusive, em 2011, ela considerou gravar um álbum inteiro em árabe para homenagear suas raízes libanesas, mesmo admitindo não conhecer bem o idioma; como sabemos, seus planos não foram para frente.

A cantora também cuida para que seus filhos Milan (8) e Sasha (6), cresçam em contato com vários idiomas — para se ter uma ideia, ela os põe em contato com o espanhol, catalão, inglês, francês, alemão, russo e chinês.

2. Anitta

Tal como Shakira, Anitta é uma artista que vem facilmente à cabeça de muitos brasileiros quando o quesito é cantar em idiomas além do português.

A artista já cantou em inglês, em espanhol, em italiano e em francês — e também já colaborou com diversos artistas do mundo inteiro, provando que seu sucesso internacional é altamente consolidado.

Dentre os maiores destaques de sua carreira, podemos citar: “Will I Ser You”, com Poo Bear; “Paradinha”; “Me Custa”, parceria com Cardi B e Mike Towers; “Mon Soleil”, com DADJU; e, por fim, “Paloma”, com Fred de Palma.

Não poderíamos deixar de mencionar também seu último lançamento, o single “Girl From Rio”. A canção foi lançada no semestre passado e conta com o sample da clássica faixa “Garota de Ipanema”.

Leia também: Tradução de “Girl From Rio”: sobre o que fala a faixa de Anitta?

3. Lady Gaga

Lady Gaga sempre entrega tudo em suas músicas e, em algumas delas, a cantora também decide colocar outras línguas para deixar sua arte ainda mais conceitual.

Em “Bad Romance”, por exemplo, há um pouco de francês; em “Born This Way”, há trechos em italiano; e, em “Paparazzi”, há sueco nas cenas de abertura do videoclipe.

Não à toa, a artista é uma das mais aclamadas e bem-sucedidas do mundo pop dos últimos anos e, para chegar a esse patamar, ela trilhou um lindo caminho.

Em “Nasce uma Estrela” (2018), ela canta o clássico “La Vie en Rose” em francês — apenas dê o play e arrepie conosco na primeira nota que Gaga solta. Conceito, coesão e aclamação!

4. Pabllo Vittar

A drag queen mais seguida do mundo é brasileira, sim! Ela faz sucesso aqui no Brasil, em outros países e nos enche de orgulho a cada passo que dá.

Pabllo Vittar é verdadeiramente um ícone multilíngue e já cantou em inglês e espanhol. Dentre seus maiores hits em outros idiomas, temos: “Tímida”, parceria com Thalía; “Flash Pose”, com Charli XCX; e, claro, a recém lançada “Fun Tonight”, remix com Lady Gaga.

No próximo ano, a cantora passará com sua turnê nos estados americanos da Califórnia, Chicago, Washington e Nova York, passará também pelo Canadá e, posteriormente, pela Europa. Um verdadeiro sucesso poliglota!


O que você achou do novo EP? Conhecia a língua maori? Quais outros artistas, além de Lorde, também são multilíngue e cantam em outros idiomas? Comente e acompanhe essa e outras notícias por nossas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *