in , ,

“folklore” é o Álbum do Ano: 5 álbuns similares para ouvir

Chegando as plataformas de streaming de surpresa em julho de 2020, folklore, de Taylor Swift, é além de recordista nas paradas muscais, o vencedor do Álbum do Ano na 63º edição do Grammy Awards 2021. Logo, voltando às suas raízes do pop/alternativo com um toque folk, o oitavo disco de estúdio da artista é de longe o mais ousado, diferente e especial da sua discografia.

Tendo em vista que o vencedor do AOTY detém uma produção 100% caseira e pessoal, já que que foi inteiramente escrito e gravado remotamente em quarentena no ano passado, o folklore é agora o terceiro disco de Taylor Swift a vencer o maior prêmio da noite na cerimônia.

Assim, ao lado de artistas consagrados como Stevie Wonder, Frank Sinatra e Paul Simon, a cantora é a única mulher dentro do seleto grupo a possuir três gramofones de Álbum do Ano.

https://twitter.com/alltwanda/status/1371446075194802176

Nesta edição da premiação, a cantora esteve indicada a seis categorias: Álbum do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Pop Solo, Melhor Álbum Pop Vocal, Melhor Performance Pop Duo/Grupo e Melhor Música Escrita Para Mídia Visual. Apesar de ter perdido cinco categorias, Taylor Swift conquistou o maior prêmio da noite.

Leia também: Vencedores do Grammy 2021: veja quem saiu com o gramofone

folklore: Álbum do Ano

Taylor Swift para o folklore, álbum do ano. Nele, ela está sentada olhando pra câmera com a mão encostada no rosto e o cabelo preso.
Foto: BETH GARRABRANT

Consagrando-se na prateleira de Swift como o terceiro Grammy na categoria álbum do ano, o folklore é hoje um marco tanto para a academia quanto para a artista. Mas você sabe a história por trás desse disco que o tornou tão importante para a carreira de Taylor? Em entrevista exclusiva concedida à revista People, a cantora disse:

Estou muito orgulhoso de ‘Ela teve um tempo maravilhoso estragando tudo’ de “the last great american dynasty” (faixa do álbum) porque é sobre o que acontece quando as mulheres saem de suas gaiolas e correm.

Taylor Swift para o folklore, álbum do ano. Nele ela está sentada em uma cadeira de madeiara, usando um casaco de pano caído sobre os ombros. A parede tem papel e cortina florida
Foto: BETH GARRABRANT

Na canção inspirada por Rebekah Harkness, a dona anterior da casa de Taylor Swift em Rhode Island – a vencedora do Grammy reflete sobre a vida colorida da filantropa e seu casamento com o herdeiro da Standard Oil, William Harkness, que era o assunto da cidade.

Pode ser um momento real de agarramento de pérolas para a sociedade quando uma mulher possui seus desejos e selvageria. E eu adoro a ideia de que a mulher em questão ficaria muito feliz em sua liberdade para sequer se importar que ela está arrepiando as penas, levantando sobrancelhas ou se tornando o assunto da cidade. A ideia de que ela decidiu que havia momentos maravilhosos para se viver, e isso era mais importante.

Aprendizados com o álbum folklore

A voz de “willow” comentou sobre a aprendizagem obtida na produção do seus dois mais recentes álbuns, folklore e evermore, enquanto os criavam durante a quarentena. Ela percebeu que a simplicidade pode construir grandes obras.

Acho que uma das revelações desta época que levarei comigo no futuro é que, muitas vezes, menos é mais. Uma sessão de fotos de álbum pode realmente ser tão simples quanto entrar em um campo com um fotógrafo na fazenda de seus amigos e você pode fazer seu próprio cabelo e maquiagem

Ao considerar projetos pós-pandemia, a ganhadora disse que está determinada a resolver o problema por conta própria. “Sinto-me orgulhosa dos elementos DIY desses álbuns e, no futuro, sempre explorarei essa opção antes de adicionar qualquer outra camada a um projetoSe eu puder fazer sozinho, eu o farei“.

Álbuns parecidos com o folklore para ouvir

Você, assim como a gente, também gosta do folklore? Nós separamos alguns dos discos que soam similar ao dono do AOTY e que você vai adorar ouvi-los!

Leia também: folklore: como os planos de Taylor Swift mudaram

1. Phoebe Bridgers – Punisher

Também nomeado ao Grammy em quatro indicações, Phoebe Bridgers e o seu disco Punisher encontram-se paralelos aos últimos materiais lançados por Taylor. Recentemente, alguém chegou a tweetar as capas dos álbuns de folklore and Punisher e notou suas semelhanças composicionais, escrevendo: “isso parece uma cena de dueto de longa distância de um filme gótico da Disney”. Bridgers compartilhou e acrescentou, “v**** eu desejo.”

O trabalho de Phoebe é composto por uma vasto e rico conhecimento em histórias que narram a jornada de personagens e chamam o ouvinte para fazer parte desse universo. Afinal, Punisher é um exemplo clássico do seu modo encantador de contar narrativas.

2. Hayley Williams – FLOWERS for VASES / descansos

Assim como Taylor Swift, a vocalista do Paramore lançou em curto tempo seus dois primeiros álbuns e esses vieram com um toque de folklore por conta do seu gênero alternativo. Hayley Williams chegou a dizer que estava gravando seu “próprio ‘Folklore’”. Além disso, a cantora brincou em uma postagem que mostra ela tocando bateria e outro no qual diz: “Não precisamos de bateria se este for o meu ‘folklore’.

O FLOWERS for VASES / descansos é um pop alternativo ferozmente vulnerável.

3. The National – Sad Songs for Dirty Lovers 

Dramático e animado, com canções sobre romances complexos, Sad Songs for Dirty Lovers é o mais parecido com a música de Taylor Swift dentro da discografia do The Niotanal. Desde “Murder Me Rachael” a “Patterns of Fairytales” que em particular lembram muito as faixas da artista.

4. Big Thief – Masterpiece

Adrianne Lenker uma compositora nata e dedicada, consegue levar o público a se aventurar em uma viagem pelos amores do passado. Afinal, sua voz marcante instiga o ouvinte a compreender de perto sua escrita fascinante a cada verso que toca. Imaginemos uma colaboração entre Taylor e Adrianne.

5. Julie Byrne – Rooms With Walls and Windows

Julie Byrne é uma artista folk indie muito surpreendente e seu estilo de composição é diferente e mais abstrato do que de Swift. Entretanto, assim como as presentes no foklore, cada canção te transporta a um ambiente sereno e reconfortante.

Gostou das nossas sugestões? Se você é fã do folklore, não esquece de dar um play nesses discos que soam similarmente ao do Álbum do Ano de 2020! Não esquece de comentar sobre e nos seguir nas nossas redes sociais!

Leia também: “folklore” no Disney+: 4 coisas que os fãs erraram sobre o álbum

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *