“folklore” é o Álbum do Ano: 5 álbuns similares para ouvir

Conheça os álbuns que soam similares ao vencedor do maior prêmio do Grammy Awards, “folklore”, de Taylor Swift.

Por em 15 de março de 2021

Chegando as plataformas de streaming de surpresa em julho de 2020, folklore, de Taylor Swift, é além de recordista nas paradas muscais, o vencedor do Álbum do Ano na 63º edição do Grammy Awards 2021. Logo, voltando às suas raízes do pop/alternativo com um toque folk, o oitavo disco de estúdio da artista é de longe o mais ousado, diferente e especial da sua discografia.

Tendo em vista que o vencedor do AOTY detém uma produção 100% caseira e pessoal, já que que foi inteiramente escrito e gravado remotamente em quarentena no ano passado, o folklore é agora o terceiro disco de Taylor Swift a vencer o maior prêmio da noite na cerimônia.

Assim, ao lado de artistas consagrados como Stevie Wonder, Frank Sinatra e Paul Simon, a cantora é a única mulher dentro do seleto grupo a possuir três gramofones de Álbum do Ano.

Nesta edição da premiação, a cantora esteve indicada a seis categorias: Álbum do Ano, Música do Ano, Melhor Performance Pop Solo, Melhor Álbum Pop Vocal, Melhor Performance Pop Duo/Grupo e Melhor Música Escrita Para Mídia Visual. Apesar de ter perdido cinco categorias, Taylor Swift conquistou o maior prêmio da noite.

Leia também: Vencedores do Grammy 2021: veja quem saiu com o gramofone

folklore: Álbum do Ano

Taylor Swift para o folklore, álbum do ano. Nele, ela está sentada olhando pra câmera com a mão encostada no rosto e o cabelo preso.
Foto: BETH GARRABRANT

Consagrando-se na prateleira de Swift como o terceiro Grammy na categoria álbum do ano, o folklore é hoje um marco tanto para a academia quanto para a artista. Mas você sabe a história por trás desse disco que o tornou tão importante para a carreira de Taylor? Em entrevista exclusiva concedida à revista People, a cantora disse:

Estou muito orgulhoso de ‘Ela teve um tempo maravilhoso estragando tudo’ de “the last great american dynasty” (faixa do álbum) porque é sobre o que acontece quando as mulheres saem de suas gaiolas e correm.

Taylor Swift para o folklore, álbum do ano. Nele ela está sentada em uma cadeira de madeiara, usando um casaco de pano caído sobre os ombros. A parede tem papel e cortina florida
Foto: BETH GARRABRANT

Na canção inspirada por Rebekah Harkness, a dona anterior da casa de Taylor Swift em Rhode Island – a vencedora do Grammy reflete sobre a vida colorida da filantropa e seu casamento com o herdeiro da Standard Oil, William Harkness, que era o assunto da cidade.

Pode ser um momento real de agarramento de pérolas para a sociedade quando uma mulher possui seus desejos e selvageria. E eu adoro a ideia de que a mulher em questão ficaria muito feliz em sua liberdade para sequer se importar que ela está arrepiando as penas, levantando sobrancelhas ou se tornando o assunto da cidade. A ideia de que ela decidiu que havia momentos maravilhosos para se viver, e isso era mais importante.

Aprendizados com o álbum folklore

A voz de “willow” comentou sobre a aprendizagem obtida na produção do seus dois mais recentes álbuns, folklore e evermore, enquanto os criavam durante a quarentena. Ela percebeu que a simplicidade pode construir grandes obras.

Acho que uma das revelações desta época que levarei comigo no futuro é que, muitas vezes, menos é mais. Uma sessão de fotos de álbum pode realmente ser tão simples quanto entrar em um campo com um fotógrafo na fazenda de seus amigos e você pode fazer seu próprio cabelo e maquiagem

Ao considerar projetos pós-pandemia, a ganhadora disse que está determinada a resolver o problema por conta própria. “Sinto-me orgulhosa dos elementos DIY desses álbuns e, no futuro, sempre explorarei essa opção antes de adicionar qualquer outra camada a um projetoSe eu puder fazer sozinho, eu o farei“.

Álbuns parecidos com o folklore para ouvir

Você, assim como a gente, também gosta do folklore? Nós separamos alguns dos discos que soam similar ao dono do AOTY e que você vai adorar ouvi-los!

Leia também: folklore: como os planos de Taylor Swift mudaram

1. Phoebe Bridgers – Punisher

Também nomeado ao Grammy em quatro indicações, Phoebe Bridgers e o seu disco Punisher encontram-se paralelos aos últimos materiais lançados por Taylor. Recentemente, alguém chegou a tweetar as capas dos álbuns de folklore and Punisher e notou suas semelhanças composicionais, escrevendo: “isso parece uma cena de dueto de longa distância de um filme gótico da Disney”. Bridgers compartilhou e acrescentou, “v**** eu desejo.”

O trabalho de Phoebe é composto por uma vasto e rico conhecimento em histórias que narram a jornada de personagens e chamam o ouvinte para fazer parte desse universo. Afinal, Punisher é um exemplo clássico do seu modo encantador de contar narrativas.

2. Hayley Williams – FLOWERS for VASES / descansos

Assim como Taylor Swift, a vocalista do Paramore lançou em curto tempo seus dois primeiros álbuns e esses vieram com um toque de folklore por conta do seu gênero alternativo. Hayley Williams chegou a dizer que estava gravando seu “próprio ‘Folklore’”. Além disso, a cantora brincou em uma postagem que mostra ela tocando bateria e outro no qual diz: “Não precisamos de bateria se este for o meu ‘folklore’.

O FLOWERS for VASES / descansos é um pop alternativo ferozmente vulnerável.

3. The National – Sad Songs for Dirty Lovers 

Dramático e animado, com canções sobre romances complexos, Sad Songs for Dirty Lovers é o mais parecido com a música de Taylor Swift dentro da discografia do The Niotanal. Desde “Murder Me Rachael” a “Patterns of Fairytales” que em particular lembram muito as faixas da artista.

4. Big Thief – Masterpiece

Adrianne Lenker uma compositora nata e dedicada, consegue levar o público a se aventurar em uma viagem pelos amores do passado. Afinal, sua voz marcante instiga o ouvinte a compreender de perto sua escrita fascinante a cada verso que toca. Imaginemos uma colaboração entre Taylor e Adrianne.

5. Julie Byrne – Rooms With Walls and Windows

Julie Byrne é uma artista folk indie muito surpreendente e seu estilo de composição é diferente e mais abstrato do que de Swift. Entretanto, assim como as presentes no foklore, cada canção te transporta a um ambiente sereno e reconfortante.

Gostou das nossas sugestões? Se você é fã do folklore, não esquece de dar um play nesses discos que soam similarmente ao do Álbum do Ano de 2020! Não esquece de comentar sobre e nos seguir nas nossas redes sociais!

Leia também: “folklore” no Disney+: 4 coisas que os fãs erraram sobre o álbum


Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!