in ,

Entrevista: Clau fala sobre novo EP e planos para 2019

Por: Allan César

Depois de emplacar “Pouca Pausa” como um dos maiores hits de 2018, Clau lança seu segundo o EP, o VemK. A convite da Universal Music, nós batemos um papo super descontraído com a morena, onde ela contou sobre o material e planos para o futuro. Confira:

TRACKLIST: Quase dois anos de “menina de ouro”, “Pouca Pausa” bombando no ano passado…Qual balanço você faz da sua carreira de lá pra cá?

CLAU: Mudou muita coisa! Menina de Ouro foi a primeira musica que eu lancei pela gravadora. Eu tava morando lá na minha cidade ainda, tava me descobrindo uma cantora de fato. Menina de Ouro, Relaxa, Me Sentir, que são musicas do primeiro EP, foi como se fosse minha primeira experiência como uma cantora. Eu estive com produtores realmente muito bons, que eu estive com artistas compositores. Então, eu acho que ali foi o primeiro choque assim de “to podendo fazer aquilo que eu sempre quis fazer, sabe”. Foi um momento de me mostrar como artistas, e conforme eu analiso de lá pra cá, o tempo passando, eu acho que da pra ver muito o amadurecimento o crescimento, e a experiência também, que eu tive que eu conquistei, porque até na forma de cantar, na forma de escrever. Tudo da pra sentir que eu to mais confiante agora, que eu to mais segura, que eu sei o que eu to fazendo. É muito legal vê essa comparação com o primeiro EP, que era um momento que eu me via como alguém que tava descobrindo o universo da música e como as coisas funcionavam. Agora eu já me vejo, claro uma artista que ta no inicio da carreira, mas que já tem experiência, que já tem auto confiança suficiente pra fazer as coisas, e colocar a minha personalidade e fazer do jeito que eu acredito e me garantir mais. Eu acho que essa é a principal mudança.

TRACKLIST: Com os singles que você tem lançado é possível ver um mix de gêneros. Temos pop com “relaxa”, rap com “pouca pausa” e agora um R&B super bacana com o EP. Você gosta de transitar por todos os gêneros? Você curte?

CLAU: Eu acho que o meu gênero é pop mesmo, acho que a musica pop é muito ampla. Funk pode ser pop, sertanejo pode ser pop, rock pode ser pop. Ele traz muita coisa, e a minha referencia maior sempre foi o pop. As divas do pop foram as que me inspiraram a cantar…. Beyoncé, Lady Gaga , Christina Aguilera, Pink. Com certeza dentro do pop eu sempre vou colocar a minha cara, meu estilo, meu temperinho especial, digamos assim, que é essa minha referência do R&B do Rap, fazer alguma coisa um pouco mais com meu estilo, que eu possa trazer algo diferente, que transmita a minha essência na música. De forma geral, eu sempre me vestir como uma artista pop, mas, eu trago esses elementos que são naturais pra mim, que eu gosto de sempre ter presente no meu som.

TRACKLIST: Focando no EP, tenho escutado bastante ele , tá muito bom! Você tem uma faixa favorita?

CLAU: Que legal! Eu tenho sim! O meu xodó é Meia Noite.  É minha musica favorita desde que eu gravei ela. Tava com várias músicas gravadas e prontas pra gente escolher as músicas que iam pro EP. Rola aquele processo todo pra escolher as músicas, são muitas opiniões. Essa minha equipe tem a visão mais comercial do negócio. Eu respeito muito a opinião deles pra dar o meu “ok” também, claro. Mas, eu tinha um pedido, que poderia escolher a primeira música que tinha que ter no EP e eu falei que eu queria Meia Noite. Não queria adiar ela, deixar guardada, eu não queria arriscar não lançar ela. Meia Noite é aquela que escuto e fico “nossa essa música é muito minha, é muito especial”.

TRACKLIST: Vi que você participou da composição de todas as faixas. Como foi o processo de produção? De onde vem a inspiração para as letras?

CLAU: Sim, eu sempre gostei de escrever, eu sempre gostei de compor. Como é a minha música como é meu nome, minha cara, minha voz, eu acho que é essencial eu participar de cada mínimo detalhe de cada música. As vezes eu até recebo uma música que tá praticamente pronta, que eu acho incrível, de algum outro compositor, e eu sempre pergunto, “o compositor autoriza que eu mexa na musica?” se falar que não, eu não vou nem gravar. Então, é uma coisa que eu preciso sentir a liberdade de poder mexer na música, de fazer alguma mudança pra deixar com a minha cara, ou de escrever um verso a mais meu, pra mostrar o que eu quero transmitir, pro publico sentir que eu que to cantando a música.

TRACKLIST: Bom.. Temos dois EPS, parcerias… Há planos para um disco?

CLAU: Tem muita música gravada! Eu estou sempre gravando mais, estou toda hora no estúdio, toda hora compondo mais, mas por enquanto ainda não temos previsão de álbum. Acho que a gente tem que estudar um momento certo pra lançar um álbum que é um trabalho muito grande  de ser feito. É um esforço assim, enorme, pra talvez nesse momento eu ainda não ter um retorno proporcional ao esforço que eu colocaria num trabalho como um álbum, sabe. Até porque se eu lançasse um álbum provavelmente seriam trabalhadas, aproximadamente quatro músicas do álbum inteiro, e o resto talvez ficaria esquecido. Então, eu acho que vale mais apena lançar o EP que são quatro musicas realmente, que seriam as trabalhadas no álbum, né? Lançando de forma menor acabam chamando mais atenção do público e por enquanto é isso. Esse ano, acho que não tem álbum ainda, vamos ter só mais música, mais EP, mas é uma vontade enorme minha lançar um álbum. Com certeza, eu acho incrível poder lançar uma obra completa, assim. Quando acontecer vai ser demais!

TRACKLIST: Podemos esperar mais clipes do EP?

CLAU: Podem esperar mais clipes sim! Tem o clipe da moreno que é o primeiro single, mas vamos trabalhar mais o EP. A galera fica perguntando se vai ter clipe de todas as músicas. Então, é uma coisa ainda que eu não sei dizer, eu acho que tá bem interessante também, porque antes de lançar o EP, rolava essa questão de qual musica vai ser a favorita da galera e tal. Agora que lançou ta dando pra ver que ta super dividido, tem pessoal amando Meia Noite, amando VemK, amando Sabe como é, tipo tudo igual assim. Então, não sabemos nem qual vai ser o próximo single, mas com certeza vamos trabalhar mas o EP aí.

TRACKLIST: Você curte participar da produção dos clipes?

CLAU: Completamente! Faço questão de participar de tudo. O clipe foi algo que eu criei junto com a minha equipe, mas que eu a todo o momento tô lá. Tô opinando seja no roteiro, seja lá mesmo na gravação. Vou lá dando ideia. Em moreno mesmo, a parte da interação com os caras lá, com os morenos do clipe muita coisa foi improvisado na hora. Eu acho que eu sempre tenho que tá ligada dentro do que tá acontecendo pra não perder o feeling. Qualquer coisa eu posso tá criando e botando um pouquinho do meu estilo no clipe ou em qualquer coisa que eu tiver fazendo.

TRACKLIST: Clau, recentemente tivemos parcerias com a Francinne, com os meninos do Tropkillaz… Podemos esperar mais algum feat. por agora ou foco vai ser totalmente o EP?

CLAU: Agora eu foquei no EP justamente pra mostrar músicas só minha….Acho que eu tinha lançado vários feats e tinha deixado um pouco de lado as músicas completamente sozinha. Eu tenho uma música gravada com a Cynthia Luz que é minha amiga. A gente fez uma música super legal que eu espero lançar logo depois do EP. Quero fazer outros feats sim, é incrível poder realizar músicas novas com artistas diferentes e unir forças e estilos. Todo mundo adora, né? É bom pros artistas porque os dois acabam conquistando o público do outro, acabam tendo um trabalho aí, trabalhado por dois artistas e o fãs ficam doidos e amam. Então, espero fazer muita parceria ainda. Eu dei um tempinho agora pra galera conhecer minha  música com o VemK, saber quem é a Clau. Qual é o meu estilo, a minha vibe, sem parceira, sem colaboração. Mas eu amo fazer feat! Eu quero fazer vários ainda, por exemplo, um que eu quero muito fazer é com a Gloria Groove, eu sou muito fã e é o maior exemplo agora de feat que eu quero fazer pra esse ano ainda.

TRACKLIST: Clau, pra gente finalizar eu vou fazer um pingue-pong bem simples e cê me responde com o que vier na cabeça, tudo bem?

CLAU: Sim!

TRACKLIST: Artista do momento
CLAU: Ariana Grande!


TRACKLIST: Videoclipe mais visto por você
CLAU: Moreno! Sem dúvidas!


TRACKLIST: Artista que você chamaria pro rolê
CLAU: Gloria Groove!


TRACKLIST: Feat dos sonhos
CLAU: Bruno Mars!


TRACKLIST: Hit do carnaval 2019
CLAU: Bola Rebola!


TRACKLIST: O mundo precisa de:
CLAU: O mundo precisa de respeito!


TRACKLIST: Clau, nós do Tracklist agradecemos muito você ter falado com a gente e pode contar conosco sempre!


CLAU: Obrigado vocês!

Uma fada, não é mesmo? O EP da Clau já está disponíveis em todas as plataformas digitais e para ouvir basta clicar aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *