Tendo um grande peso em seu nome, o efeito Taylor Swift vai além do seu meio musical, atingindo e movendo mercados. A cantora é uma das maiores referências quando se trata de impacto comercial e influência artística.
Separamos alguns dos efeitos na qual a participação da artista foi essencial!
Taylor Swift e a criação de superestrelas
Em 2018, o E! News pontuou a importância dos atos de aberturas nos shows de Taylor Swift como primordiais para a construção das carreiras de novos artistas.
Camila Cabello
Nos shows da Reputation Stadium Tour, Camila foi uma das cantoras que abriram os shows. Logo, em seu início de carreira, Cabello pôde, a partir da mentoria de Taylor, administrar sua recente carreira solo e, assim, poder vivenciar ainda que cedo a emoção de comandar um palco para milhões de pessoas em uma turnê mundial.
Charli XCX
Juntamente com Camila Cabello, a intérprete de “Fancy” também foi uma das artistas que se apresentaram no ato de abertura da Reputation Stadium Tour. Isto é, ela, ao se apresentar diante uma mar de pessoas e sob supervisão de Taylor, soube absorver os conselhos profissionais compartilhados por quem está nas estradas há bastante tempo.
Ed Sheeran
A colaboração na “Everything Has Changed” entre a dupla já obteve a Ed um grande impacto, mas quando o britânico foi convidado para participar como ato de abertura durante a Red Tour em 2013, a oportunidade alavancar sua música nos EUA foi maior.
Embora fosse bastante conhecido no Reino Unido, a chance de garantir popularidade em território americano foi se tornando maior conforme suas apresentações nos palcos da turnê da amiga. Em 2014, Ed disse em uma entrevista à Nightline:
A mesma coisa que a Taylor me disse foi a coisa que Pharrell me disse, e a mesma coisa que Chris Martin disse: Mantenha-se sempre humilde, evolua constantemente e seja uma esponja, absorva suas influências.
Shawn Mendes
Também como um ato de abertura por um mês durante a 1989 Tour, o canadense compartilhou com Taylor o nervosismo que estava tomando conta do seu corpo. Sendo assim, o interprete de “Mercy” revelou o conselhou dado a ele pela artista.
‘Lembre-se de que todos vieram aqui para se divertir. Isso não é como um The Voice, ninguém está te julgando ou avaliando você de 0 a 10.’ Às vezes é a coisa mais simples que muda toda sua mentalidade e eu lembro do segundo que ela disse que foi o melhor show de toda a turnê.
Afinal, o cantor aprendeu muito com Taylor, levando essa aprendizagem para o resto de sua vida.
Eu levo isso comigo não importa o que eu esteja fazendo, seja uma entrevista ou uma performance ou algo assim
Aaron Dessner: parceria com Taylor Swift em Folklore
A participação do guitarrista da banda The National na produção do álbum surpresa de Taylor, o Folklore, rendeu 11 das 16 músicas presente no 8º disco da loirinha. Assim, durante a pandemia, as inspirações musicais criadas por Aaron resultaram nas canções de sucesso do Folklore.
Em publicação no Instagram, o músico agradeceu à Taylor pela colaboração feita no álbum e pela confiança que a cantora teve durante todo o processo de criação por Aaron.
Estou muito orgulhoso de todas essas músicas e profundamente grato à Taylor por me convidar e confiar em mim em seu processo. Ela é uma das artistas mais talentosas, trabalhadoras e preocupadas que já encontrei. Há uma humanidade palpável, calor e emoção tão crua nessas músicas, que eu espero que vocês as amem e sejam consolados tanto quanto eu.
Publicação completa:
As pesquisas no Google pelo nome de Aaron Dessner após a parceria com Taylor também esteve destaque. De acordo com o Google Trends, o nome do integrante de The National teve um aumento repentino em países como Nova Zelândia, Singapura, Canadá, Estados Unidos e Irlanda.
Olive Garden
Na faixa “no body, no crime” do álbum evermore, a menção ao restaurante Olive Garden no trecho “Este wasn’t there Tuesday night at Olive Garden” (“Este não estava lá no Olive Garden na terça-feira à noite”) gerou um engajamento em volta do estabelecimento.
Dessa forma, em reconhecimento ao feito na letra da música, Gene Lee, o CEO da Darden Restaurants (operadora de vários restaurantes americanos), agradeceu à Taylor nas teleconferências da empresa.
Apenas pensem no que aconteceu semana passada depois que Taylor Swift lançou a música com Olive Garden na letra, e como fomos capazes de capturar isso socialmente e criar um buzz em volta do assunto. Quando Taylor Swift cita nosso nome em uma música, nossa marca se torna muito, muito relevante.
Em entrevista a revista Entertainment Weekly, Taylor revelou que escolheu citar Olive Garden na letra após Este Haim, em resposta à cantora, falar sobre o seu restaurante favorito.
Então, nas redes sociais, as integrantes de HAIM compartilharam um vídeo ouvindo a música enquanto comiam Olive Garden.
Taylor Swift: influência nos mercados e na política
O pedido de Taylor Swift em seu Instagram e no American Music Awards 2018 foi respondido. Segundo o site Vote.org, foram contabilizados mais de mais de 300 mil novos eleitores nos estados para as eleições daquele ano.
Sendo assim, nas primeiras 24 horas após a publicação de Taylor, mais de 65 mil pessoas haviam se registrado e logo após a aparição no AMA, o pico voltou a subir. Foram 364 mil novos votantes em apenas 3 dias.
Efeito Taylor Swift na moda
Em maio deste ano, a cantora postou uma selfie usando uma camisa floral, o que resultou no esgotamento da coleção das peças apenas em dois dias. Aliás, a foto rara que causou alvoroço nas vendas da peça da marca R13 é mais um efeito de Taylor que envolve além de sua música, seu estilo.
O impacto virou matéria na revista People, que chegou a descrever o look como casual:
O look de botões é casual, descolado e peculiar o suficiente para ser um grampo do verão. Pois, Swift provou posar com os raios do sol brilhando diretamente para ela.
A vestimenta custava 300 doláres, que convertidos ao real são R$ 1.700 reais.
Efeito Taylor Swift também no esporte
A partir de uma pesquisa feita pelo administrador da conta “Timão Dados” no Twitter, foi constatado que há uma relação entre o Corinthians e a cantora. Assim, os dados levantados apontam que o timão nunca perdeu nas partidas que antecederam, ou sucederam, os lançamentos de álbuns de estúdio da artista.
Logo, o surgimento dessa inédita informação obteve destaque na mídia internacional. A BBC inglesa elaborou uma matéria sobre o tema e alguns outros veículos como a ESPN americana também replicaram o assunto.
O clube, após vitória contra o São Paulo chegou a convidar a Miss Americana para participar do desfile de carnaval da agremiação da Gaviões da Fiel.
Portanto, seguindo a lógica dos dados obtidos, a artista vêm abençoando o tradicional time há mais de 10 anos. Sendo então, um verdadeiro amuleto para o clube brasileiro de futebol!
Você concorda que Taylor Swift movimenta os mais diversos mercados? Comente nas nossas redes sociais!