O Billboard Women In Music anualmente celebra a contribuição das mulheres para a indústria da música. Em 2020, apresentado por Teyana Taylor, a cerimônia foi feita a distância e contou com homenagens e performances poderosas.
“Enquanto o mundo estava parado, essas mulheres estavam de pé fazendo o que mulheres fazem de melhor: trabalhando e ganhando dinheiro”, disse Teyana ao abirir o evento.
A cerimônia contou com performances de Dua Lipa, Chloe X Halle e Dolly Parton, além da presença de Cardi B, Jennifer Lopez e Jessie Reyez. Nomes como Beyoncé, Miley Cyrus e Maluma também marcaram presença com rápidas aparições.
As performances deram um show de empoderamento e você pode relembrar os destaques agora.
Melhores momentos do Billboard Women In Music
Dua Lipa
Dua Lipa abriu o evento com uma performance de arrepiar. Acompanhada de sua banda inteira composta por mulheres, a cantora performou Boys Will Be Boys, faixa do álbum Future Nostalgia.
A música aborda a desigualdade de gênero e a difícil realidade do cotidiano das mulheres. “É natural voltar para casa antes do Sol se pôr […] Não é engraçado como rimos para esconder nosso medo”, diz uma parte da letra.
Em entrevista para a Vogue Australia, a cantora disse que a música fala sobre as dores de ser uma garota.
Após a performance, Dua recebeu o prêmio Powerhouse, com um discurso do senador Bernie Sanders. O prêmio contempla a artista que dominou os streamings, mídias sociais e vendas.
“Ela deixou bem claro com suas ações que agora é o momento de lutar por um futuro melhor para todos.”, disse Sanders.
Chloe X Halle
As irmãs entregaram tudo com a performance de Baby Girl, faixa do álbum Ungodly Hour. Com a estética impecável e acompanhadas de um teclado e uma guitarra, Chloe e Halle mostraram que são de fato estrelas em ascensão.
A música traz uma mensagem de empoderamento e força feminina. “Faça isso pelas meninas de todo o mundo”, canta o duo.
Em julho, Baby Girl foi tema de um vídeo em homenagem a Breonna Taylor e todas as mulheres negras brutalmente assasinadas na última década.
O duo foi homenageado com o prêmio de Estrelas em Ascensão. Em anos anteriores, nomes como Lady Gaga, Nicki Minaj e Ariana Grande também foram contempladas com o título.
Chloe e Halle receberam o prêmio apresentadas por ninguém mais ninguém menos que Beyoncé. “Vocês conquistaram isso com autenticidade, graça e talento puro. Vocês brilham em qualquer lugar que estiverem.”, disse a cantora.
Cardi B – Mulher do Ano
Cardi B foi a grande homenageada da noite, levando o prêmio de Mulher do Ano. Ela foi a primeira rapper feminina a conquistar esse prêmio.
A rapper fez história em 2020 com ‘WAP’, parceria com Megan Thee Stallion. WAP foi a única música lançada por Cardi esse ano, mas foi o suficiente para render diversos recordes para ela.
O single atingiu mais de 93 milhões de streams na semana de lançamento e passou quatro semanas no topo da Billboard Hot 100. WAP também foi considerada a música do ano pelas revistas Pitchfork e Rolling Stones.
Além do sucesso na música, Cardi mostrou ter uma importante voz em causas sociais. Durante o ano, a cantora usou sua plataforma para chamar atenção para a importância do movimento Black Lives Matter e participou ativamente em campanhas por justiça para Breonna Taylor.
Cardi B também foi muito participativa durante as eleições estadunidenses, incentivando seus fãs a debaterem ideias e votarem em Joe Biden, agora presidente eleito.
O prêmio de Mulher do Ano foi apresentado por Tamika Palmer, mãe de Breonna Taylor.
Cardi fez um discurso inspirador ao receber o prêmio e agradeceu ao apoio de todos. “Sempre há esperança para os seus sonhos.”, disse a rapper.
Lista completa de vencedoras do Women In Music 2020
- Mulher do Ano – Cardi B
- Prêmio Powerhouse – Dua Lipa
- Ícone do Ano – Jennifer Lopez
- Voz de Impacto – Jessie Reyez
- Executivas do Ano – Bryanna Agyemang & Jamila Thomas
- Estrelas em Ascensão – Chloe X Halle
- Artista Hitmaker – Dolly Parton
Você pode assistir a cerimônia completa no YouTube da Billboard: