in , ,

CHARTS: Glastonbury alavanca vendas no Reino Unido; DJ Khaled lidera nos EUA

Na semana passada, mais uma edição do renomado Glastonbury, o maior festival de entretenimento a céu aberto do mundo, foi realizada em Pilton, na Inglaterra. Assim como de praxe, o evento atraiu milhares de pessoas entre seus cinco dias com sua line-up liderada por headliners como Ed Sheeran, Radiohead e Foo Fighters — que, graças aos seus shows, tiveram suas vendas imensamente impulsionadas.

Sheeran, por exemplo, conseguiu retornar ao topo de sua terra natal com o seu último trabalho, “÷”, enquanto o Foo Fighters escalou dezenas de posições com a sua coletânea de sucessos, “Greatest Hits”. Já o Radiohead aparece na vice-liderança com a edição especial do vigésimo aniversário de “OK Computer”, tido como um dos grandes discos da história do rock, agora repaginado com suas faixas originais remasterizadas e canções inéditas gravadas na época de seu lançamento, em 1997.

O festival, contudo, em nada atrapalhou a disputa pela primeira colocação nos Estados Unidos, protagonizada pelos novos álbuns de DJ Khaled e Imagine Dragons. Os dois projetos obtiveram ótimos números de entrada, mas na contagem final o produtor largou na frente com a grande gama de colaborações de “Grateful”, que assim supera o terceiro disco da banda de Las Vegas, “Evolve”.

As paradas musicais dos Estados Unidos e do Reino Unido mantêm uma semelhança apenas em questão de singles. Ambas as listas são lideradas pelo grandioso sucesso de “Despacito”, hit latino de Luis Fonsi e Daddy Yankee remixado com a participação especial de Justin Bieber que ocupa as primeiras posições há dois meses e por lá deve permanecer pelas próximas semanas.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

A soberania de “Despacito”, sucesso dos porto-riquenhos Luis Fonsi e Daddy Yankee em parceria com Justin Bieber, já se estende por dois meses na Billboard Hot 100. O trio não só reina em vendas digitais (136 mil downloads ao longo da última semana) e em streams (62,6 milhões de audições) nos Estados Unidos, como também tem aumentado ainda mais seu público em airplay conforme expande em reproduções nas rádios — onde apenas “That’s What I Like”, atual single de Bruno Mars que desce para a quarta posição, possui maior destaque — , firmando-se cada vez mais no topo da tabela.

Em território americano, ainda não há concorrentes páreos para desbancar o sucesso da canção. Apesar do lançamento de seu novo disco, os dois últimos singles de DJ Khaled, “I’m The One” e “Wild Thoughts” (esta que ganha uma posição em relação à atualização passada), encontram-se nas segunda e terceira colocações, respectivamente, e têm números inferiores ao de “Despacito”.

Apenas nesta semana, três nomes aparecem duas vezes entre os dez primeiros colocados: Justin Bieber (com “Despacito” e “I’m The One), DJ Khaled (com “I’m The One e “Wild Thoughts”, sendo assim o único dos três a ser creditado como artista principal em ambas as faixas) e Quavo (com “I’m The One” e “Congratulations”, último single de Post Malone estacionado no oitavo posto da tabela).

Apesar de DJ Khaled ter superado o Imagine Dragons na Billboard 200 com seu novo álbum, o lançamento do terceiro disco do grupo de Dan Reynolds ajudou à alavancar as vendas de “Believer”, música de trabalho liberada em janeiro. A canção conquistou cinco posições e assumiu o sexto lugar da lista com cerca de 68 mil downloads, 17,9 milhões de streams e uma audiência de 85 milhões de ouvintes em airplay.

Com isso, “Believer” se torna o terceiro single do quarteto a chegar às dez primeiras colocações na parada americana, sucedendo os hits “Radioactive” e “Demons”, e a primeira faixa da banda à alcançar tal região em três anos e meio, além de deixar Kendrick Lamar, Future, The Chainsmokers e Coldplay para trás.

As dez primeiras posições da Billboard Hot 100 são ocupadas pelas seguintes canções:

1. “Despacito”, Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber (-)
2. “I’m The One”, DJ Khaled com Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper e Lil Wayne (-)
3. “Wild Thoughts”, DJ Khaled com Rihanna e Bryson Tiller (4–3)
4. “That’s What I Like”, Bruno Mars (3–4)
5. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
6. “Believer”, Imagine Dragons (11–6)
7. “HUMBLE.”, Kendrick Lamar (6–7)
8. “Congratulations”, Post Malone e Quavo (-)
9. “Mask Off”, Future (7–9)
10. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (9–10)

O topo da última atualização da Billboard 200 esteve dividido entre dois discos ao longo desta semana: “Grateful”, mais recente trabalho de estúdio de DJ Khaled, e “Evolve”, aguardado título inédito do Imagine Dragons. Apesar de terem reunido números próximos um do outro, o novo projeto do produtor conseguiu debutar na liderança com o equivalente à 149 mil cópias vendidas.

O álbum, reforçado com a participação especial de 36 artistas ao todo (incluindo nomes como Beyoncé, Rihanna, Justin Bieber, Jay Z, Drake, Future, Nicki Minaj, Migos, Calvin Harris, Travis Scott, Chance The Rapper, Bryson Tiller e diversos outros), obteve apenas duas mil unidades comercializadas a mais que “Evolve”, responsável pela melhor semana de vendas de um disco de rock em 2017 até então.

Do número total conquistado por “Grateful”, 81 mil pontos foram contabilizados a partir de execuções em serviços de streaming nos Estados Unidos — o maior percentual de streams de um trabalho desde maio, quando “DAMN.”, último álbum de Kendrick Lamar atualmente posicionado no terceiro lugar, acumulou 86 mil unidades em sua quarta semana na tabela.

Na quarta posição, encontra-se a clássica trilha sonora de “Purple Rain”, creditada por Prince e The Revolution, que reestreia na Billboard 200 com a chegada de sua versão deluxe. A reedição do disco, cujo lançamento já estava agendado desde 2014, alcançou a marca de 52 mil cópias comercializadas nos últimos dias, o suficiente para garantir o retorno do guitarrista às paradas mais de um ano após o seu falecimento.

A banda de rock alternativo 311 também aparece entre as estreias da última atualização nos Estados Unidos. Seu mais recente título, “MOSAIC”, debuta no sexto posto da lista com aproximadamente 39 mil unidades vendidas, tornando-se o décimo capítulo de sua discografia a ocupar alguma das dez primeiras posições.

Por fim, a trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” retorna às colocações de destaque ao subir cinco degraus e assumir o décimo lugar. O crescimento comercial se deve à disponibilização da animação na Netflix americana quatro meses após o filme ser liberado em formato digital.

Os dez discos melhor posicionados na Billboard 200 nesta semana são:

1. “Grateful”, DJ Khaled (*)
2. “Evolve”, Imagine Dragons (*)
3. “DAMN.”, Kendrick Lamar (-)
4. “Purple Rain”, Prince & The Revolution (*)
5. “Pretty Girls Like Trap Music”, 2 Chainz (2–5)
6. “MOSAIC”, 311 (*)
7. “÷”, Ed Sheeran (-)
8. “More Life”, Drake (6–8)
9. “24K Magic”, Bruno Mars (10–9)
10. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (15–10)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

Após serem destronados pela regravação beneficente de “Bridge Over Troubled Water”, cujos fundos são destinados às vítimas do incêndio na Grenfell Tower, em Londres, Luis Fonsi, Daddy Yankee e Justin Bieber retomaram a primeira posição da tabela britânica de singles com “Despacito”, registrando uma sétima semana não consecutiva no topo.

Mesmo não sendo a faixa com maior número de vendas digitais pelo Reino Unido — título este que pertence à própria reedição de “Bridge Over Troubled Water”, agora na terceira colocação — , os 34 mil downloads e 7,5 milhões de reproduções em plataformas de streaming obtidos pela música foram suficientes para recuperar a frente do Official Charts.

Porém, a liderança da canção não é tão absoluta quanto nos Estados Unidos. Isso pois a faixa é seguida de perto por “Wild Thoughts”, atual single de DJ Khaled em colaboração com Rihanna e Bryson Tiller que sobe para o segundo lugar, seu mais novo pico na tabela. O produtor americano ainda aparece mais abaixo com “I’m The One”, na sétima posição.

Além de DJ Khaled, Rita Ora também quebrou o recorde pessoal de sua mais recente música de trabalho, “Your Song”. O último lançamento da cantora, que agora possui nove faixas que já alcançaram os dez primeiros postos da tabela, alcança a décima colocação após cinco semanas na tabela e tende a crescer ainda mais nas próximas atualizações.

Jonas Blue e Little Mix são os dois últimos destaques entre as primeiras posições da lista. Enquanto o DJ londrino chega ao quinto lugar com “Mama”, parceria com William Singe, a girlband sobe para o nono degrau com seu novo single, “Power”, remixado com a participação especial do rapper Stormzy.

Confira como são ocupadas as dez primeiras colocações da parada britânica de singles:

1. “Despacito”, Luis Fonsi e Daddy Yankee com Justin Bieber (2–1)
2. “Wild Thoughts”, DJ Khaled com Rihanna e Bryson Tiller (3–2)
3. “Bridge Over Troubled Water”, Artists For Greenfell (1–3)
4. “Unforgettable”, French Montana e Swae Lee (3–4)
5. “Mama”, Jonas Blue e William Singe (6–5)
6. “Strip That Down”, Liam Payne e Quavo (4–6)
7. “I’m The One”, DJ Khaled com Justin Bieber, Quavo, Chance The Rapper e Lil Wayne (9–7)
8. “2U”, David Guetta e Justin Bieber (-)
9. “Power”, Little Mix e Stormzy (10–9)
10. “Your Song”, Rita Ora (11–10)

Em mais uma edição, o Glastonbury impactou grandemente a cena musical britânica com suas centenas de atrações. E, tal como já era esperado, o maior festival de entretenimento a céu aberto do mundo teve grande influência na última atualização da parada britânica de discos — principalmente em torno de seus principais headliners.

O show do Radiohead na terceira noite do Glastonbury coincidiu com o relançamento especial de um de seus mais clássicos projetos, “OK Computer”. O álbum, que recebeu uma nova versão comemorativa para o seu vigésimo aniversário com b-sides, canções inéditas e novas masterizações de seu conteúdo original, reaparece na vice-liderança em sua 101ª semana na tabela.

Responsável por encerrar o festival, Ed Sheeran volta à primeira colocação da tabela graças à sua grandiosa apresentação para o público de aproximadamente 100 mil pessoas de Pilton. O mais recente trabalho do cantor, “÷”, chega à sua 12ª semana não consecutiva no topo do Reino Unido, enquanto seus antecessores, “X” e “+”, posicionam-se nos 12º e 21º lugares da lista, respectivamente.

Possivelmente as duas atrações de rock de maior destaque no festival, o Foo Fighters e o Royal Blood também têm espaço entre as dez primeiras posições. A coletânea de sucessos de Dave Grohl e companhia, “Greatest Hits”, escalou 39 colocações para chegar ao sexto lugar — dois postos abaixo de “How Did We Get So Dark?”, último trabalho do duo britânico.

A coleção de hits do Foo Fighters não é a única a aparecer no Official Charts. “Timeless: The All-Time Greatest Hits”, disco que reúne os principais sucessos dos Bee Gees, abre na nona posição da tabela e impede uma estreia ainda mais significativa de “Grateful”, trabalho inédito de DJ Khaled que amarga no décimo lugar.

Restam ainda dois novos nomes entre as primeiras colocações: “Evolve”, mais recente projeto do Imagine Dragons que debuta diretamente no terceiro posto da parada; e a edição deluxe de “Purple Rain”, de Prince e The Revolution, que assume a sétima posição.

Com isso, os dez primeiros lugares da tabela britânica de discos são ocupados na seguinte ordem:

1. “÷”, Ed Sheeran (2–1)
2. “OK Computer”, Radiohead (*)
3. “Evolve”, Imagine Dragons (*)
4. “How Did We Get So Dark?”, Royal Blood (1–4)
5. “Human”, Rag’n’Bone Man (4–5)
6. “Greatest Hits”, Foo Fighters (45–6)
7. “Purple Rain”, Prince & The Revolution (*)
8. “Truth Is A Beautiful Thing”, London Grammar (7–8)
9. “Timeless: The All-Time Greatest Hits”, Bee Gees (*)
10. “Grateful”, DJ Khaled (*)


 

Calvin Harris deve entrar na disputa pelo topo das paradas americana e britânica de álbuns com o seu novo título, “Funk Wav Bounces Vol. 1”. É esperado que o projeto, assinado por 21 participações especiais, debute em evidência na próxima semana e assim contribua para o desempenho de seus principais singles, como “Slide”, “Heatstroke”, “Rollin” e “Feels”.

A trilha sonora de “Em Ritmo de Fuga”, recém-estreado nos cinemas americanos, também deve emergir entre os principais lançamentos, assim como o mais recente trabalho de estúdio do Stone Sour, “Hydrograd”. Vale ressaltar também a possível aparição de nomes como ZZ Ward e o duo Superfruit, integrado por Mitch Grassi e Scott Hoying, do Pentatonix.

Utilizados como uma maneira de desvio à concorrência e impulso de vendas, os descontos do iTunes têm se tornado uma das principais estratégias entre singles de desempenho mais tímido em outros quesitos de contagem, como streams e reproduções em rádios. Para a próxima semana, espera-se que Charlie Puth, Shawn Mendes e Niall Horan se beneficiem das vendas digitais e assim conquistem novas posições com seus lançamentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *