É evidente, na atual indústria fonográfica, a influência e a potência comerciais de dois nomes masculinos em especial: Drake e Ed Sheeran. Ambos os cantores dominam as paradas musicais com seus mais recentes lançamentos e devem manter os bons percentuais de vendagem ao longo das próximas semanas.
Enquanto Ed atualmente encontra-se na primeira colocação das tabelas americana e britânica de singles com “Shape Of You” e mantém-se absoluto no topo da lista de discos de sua terra natal com “÷”, o recém-lançado trabalho de Drake, “More Life”, atualmente é líder em álbuns nos Estados Unidos, enquanto que faixas como “Passionfruit” e “Blem” alternam constantemente entre as posições de destaque nas paradas de músicas dos dois lados do Atlântico.
Apesar disso, os dois artistas devem encontrar concorrência com a iminência de lançamentos de Kendrick Lamar, The Chainsmokers e Harry Styles, todos nomes de grande poder comercial que prometem movimentar as paradas em suas próximas atualizações.
BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS
Assim como já era de se esperar, Ed Sheeran se mantém no topo da Billboard Hot 100 pela décima atualização não consecutiva com o sucesso de “Shape Of You”. A canção obteve 85 mil downloads e 46,2 milhões de execuções em plataformas de streaming ao todo na última semana, superando os crescentes percentuais de “That’s What I Like”, atual música de trabalho de Bruno Mars que ocupa o segundo lugar.
Logo abaixo, encontra-se a mais recente parceria entre o The Chainsmokers e Coldplay, “Something Just Like This”, que subiu quatro casas rumo à terceira posição. Com isso, a faixa não só empata com “Don’t Let Me Down”, colaboração com Daya, como o segundo maior sucesso do duo na parada americana de singles, mas também se torna o título de melhor desempenho do grupo de Chris Martin desde “Viva La Vida”, que alcançou o topo da lista em 2008.
Além disso, graças à “Something Just Like This” e “Paris”, que nessa atualização assume o nono lugar, a dupla chega à marca de 48 semanas seguidas entre as dez primeiras posições da tabela americana de singles, empatando com o Ace Of Base como o grupo com maior número de atualizações consecutivas entre tais colocações de destaque.
Outras duas faixas nessa semana alcançaram novos picos: “I Feel It Coming”, single inédito do The Weeknd com Daft Punk que sobe para a quarta posição; e “iSpy”, colaboração entre Kyle e Lil Yachty que chega à quinta colocação ao escalar sete degraus na lista, tornando-se o maior sucesso de ambos os rappers na Billboard Hot 100.
Confira como ficam as dez primeiras posições da tabela americana de singles nessa atualização:
1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “That’s What I Like”, Bruno Mars (-)
3. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (7–3)
4. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (5–4)
5. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (12–5)
6. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (4–6)
7. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (3–7)
8. “Tunnel Vision”, Kodak Black (6–8)
9. “Paris”, The Chainsmokers (10–9)
10. “Passionfruit”, Drake (8–10)
Em sua segunda semana na Billboard 200, Drake conseguiu manter as ótimas médias de vendagem de seu mais novo trabalho, “More Life”, e assegurou-se no topo da lista por mais uma atualização. O projeto, que quebrou vários recordes em sua entrada na tabela, chegou à marca de 226 mil cópias comercializadas ao longo dos últimos sete dias — número este 55% inferior ao percentual alcançado em seu lançamento.
“More Life” se torna o segundo título de Drake a ocupar o posto de líder da lista por mais de uma atualização, sucedendo as surpreendentes 13 semanas não consecutivas que o último disco do rapper, “Views”, passou no topo da parada americana
Com isso, o canadense mostra grande concorrência para Ed Sheeran, que após passar duas semanas na primeira colocação com seu novo álbum de estúdio, “÷”, estaciona na vice-liderança. Nessa atualização, o disco somou “apenas” 98 mil unidades vendidas, representando uma queda de 17% em relação à sua última média na tabela.
O maior destaque da semana, porém, fica por conta da estreia de “Tremaine The Album”, trabalho de estúdio inédito de Trey Songz que debutou no terceiro lugar. O disco acumulou cerca de 67 mil cópias vendidas em seu lançamento e assim se tornou o quinto álbum do rapper a se poisicionar entre os dez títulos melhor colocados da Billboard 200.
Por fim, vale mencionar o retorno de “Hardwired… To Self-Destruct”, mais recente disco do Metallica, à quinta posição da tabela. O trabalho obteve um grande aumento comercial a partir das vendas de sua turnê de divulgação, a “WorldWired Tour”, que oferecia o álbum junto ao ingresso dos shows da banda, escalando 14 degraus na lista em relação à semana passada.
Os dez títulos melhor posicionados na Billboard 200 nessa semana são:
1. “More Life”, Drake (-)
2. “÷”, Ed Sheeran (-)
3. “Tremaine The Album”, Trey Songz (*)
4. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (-)
5. “Hardwired… To Self-Destruct”, Metallica (19–5)
6. “24K Magic”, Bruno Mars (-)
7. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (-)
8. “Rather You Than Me”, Rick Ross (3–8)
9. “FUTURE”, Future (8–9)
10. “Starboy”, The Weeknd (9–10)
OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO
O sucesso comercial de Ed Sheeran em sua terra natal é mais visível do que nunca. O cantor chega à décima segunda semana consecutiva no topo da tabela britânica de singles com “Shape Of You”, além de também ocupar a vice-liderança com sua atual música de trabalho, “Galway Girl”.
Após três atualizações seguidas, entretanto, Sheeran perdeu a terceira posição da lista anteriormente ocupada por “Castle On The Hill”, que foi ultrapassada pelo crescente desempenho de “Passionfruit”, de Drake, e “Symphony”, parceria entre o grupo Clean Bandit e a cantora Zara Larsson, agora nas terceira e quarta colocações, respectivamente.
O grande destaque dessa atualização fica por conta do ganho de posições de “It Ain’t Me”, colaboração entre Kygo e Selena Gomez que retorna ao seu pico no Official Charts. A faixa escalou doze degraus rumo ao sétimo lugar da tabela, passando à frente de nomes como Martin Jensen e Anne-Marie, que também obteve o seu melhor desempenho com seu mais recente single, “Ciao Adios”, nessa semana.
Confira as dez primeiras colocações da tabela britânica de singles nessa semana:
1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
3. “Passionfruit”, Drake (4–3)
4. “Symphony”, Clean Bandit e Zara Larsson (6–4)
5. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (3–5)
6. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (5–6)
7. “It Ain’t Me”, Kygo e Selena Gomez (19–7)
8. “Solo Dance”, Martin Jensen (-)
9. “Ciao Adios”, Anne-Marie (10–9)
10. “Blem”, Drake (14–10)
Os percentuais positivos de Ed Sheeran também se refletem na lista de discos. Pela quarta atualização consecutiva, “÷”, o mais recente trabalho de estúdio do cantor, estaciona na primeira colocação, apesar de ter encontrado uma concorrência acirrada ao longo da semana com o lançamento de “Wonderland”, do Take That.
O novo álbum do trio britânico somou aproximadamente 113,2 mil unidades comercializadas pelo Reino Unido em critérios de vendas físicas, downloads e streams. Com isso, o trabalho obteve a maior entrada da semana na parada, estreando diretamente na segunda posição e superando o sucesso de “More Life”, de Drake, que cai para o terceiro lugar.
Outra estreia de destaque dessa atualização é a de “The Afterlove”, novo álbum de estúdio de James Blunt que debuta na sexta posição, tornando-se o quinto capítulo da discografia do cantor a alcançar as dez primeiras colocações do Official Charts.
Com isso, as dez primeiras posições da tabela britânica de discos são ocupadas pelos seguintes títulos:
1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Wonderland”, Take That (*)
3. “More Life”, Drake (2–3)
4. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
5. “100”, Vera Lynn (3–5)
6. “The Afterlove”, James Blunt (*)
7. “X”, Ed Sheeran (6–7)
8. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (-)
9. “Gang Signs & Prayer”, Stormzy (-)
10. “+”, Ed Sheeran (-)
É esperado que o rap continue em alta na próxima atualização das tabelas americanas tanto em singles quanto em discos. Enquanto Kendrick Lamar deve impactar a primeira das listas com a sonoridade comercial de sua nova música de trabalho, “Humble”, Kodak Black deve garantir uma boa estreia com o álbum “Painting Pictures”, alavancado pelo sucesso de “Tunnel Vision”.
Outros discos que prometem debutar entre as primeiras colocações na próxima semana são “Automaton”, aguardado trabalho inédito do Jamiroquai, e “Emperor Of Sand”, novo álbum do Mastodon.