in ,

CHARTS: Bruno Mars e The Weeknd atingem novos picos na parada americana

Ao que tudo indica, não vai ser tão cedo que Ed Sheeran abandonará o topo das paradas. O cantor ainda colhe os frutos do recente lançamento de seu novo disco, “÷”, e deve ocupar a ponta das tabelas musicais por muito mais tempo. Entretanto, o enorme sucesso do trabalho não ofusca completamente os outros materiais abaixo dele (ao menos, em questão de singles), que seguem por fora em busca de boas colocações.

É o caso, por exemplo, das mais recentes músicas de trabalho de artistas como Bruno Mars e The Weeknd. Ambos os cantores intensificam a divulgação de seus novos singles e, com isso, devem representar concorrência para o britânico ao decorrer das próximas semanas. Enquanto o havaiano assume a vice-liderança nos Estados Unidos com “That’s What I Like”, “I Feel It Coming”, segunda colaboração de Abel Tesfaye com o duo Daft Punk, continua a escalar a parada americana.

Enquanto isso, faixas como “Something Just Like This”, parceria entre o The Chainsmokers e Coldplay e a canção melhor posicionada no Reino Unido descartando as músicas do novo disco de Ed Sheeran; e “iSpy”, de Kyle e Lil Yachty, ainda ascendem aos poucos nas tabelas americana e britânica. Ou seja, as próximas semanas devem ser importantes não apenas para títulos que buscam se firmar, mas também para aqueles que, de degrau em degrau, conquistam picos inéditos.

BILLBOARD
ESTADOS UNIDOS

Pela oitava semana não consecutiva, o topo da Billboard Hot 100 pertence à “Shape Of You”, de Ed Sheeran. A canção, apesar de também liderar as listas de downloads, streams e audiência em rádios em território americano, é seguida de perto por “That’s What I Like”, mais recente single de Bruno Mars.

A nova música de trabalho do havaiano supera a sua antecessora, “24K Magic”, ao chegar à segunda colocação da tabela após nove semanas. Para alcançar tal feito, a faixa acumulou aproximadamente 78 mil vendas digitais e 27 milhões de audições em serviços de streaming apenas nos Estados Unidos, além das visualizações de seu videoclipe oficial, que acabaram exercendo grande influência em seu percentual final.

Outra canção que se destaca ao atingir uma nova posição de pico é “I Feel It Coming”, de The Weeknd e Daft Punk. Após emplacar “Starboy” no topo da parada, o cantor reafirmou sua parceria com o duo francês — esta que ainda deve render grandes números, visto sua campanha rumo ao quinto lugar da lista em apenas uma semana após o lançamento de seu videoclipe oficial.

Por fim, vale salientar também duas novas entradas entre as dez faixas melhor posicionadas nesta semana: “Something Just Like This”, colaboração entre o duo The Chainsmokers e a banda britânica Coldplay que sobe para o oitavo andar da tabela; e “iSpy”, novo single de Kyle em parceria com Lil Yachty que assume a décima colocação, tornando-se o mais bem-sucedido single do rapper na Billboard Hot 100.

Dado isso, as dez primeiras colocações da mais recente atualização da Billboard Hot 100 são ocupados da seguinte maneira:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “That’s What I Like”, Bruno Mars (3–2)
3. “Bad And Boujee”, Migos e Lil Uzi Vert (2–3)
4. “I Don’t Wanna Live Forever (Fifty Shades Darker)”, Zayn e Taylor Swift (-)
5. “I Feel It Coming”, The Weeknd e Daft Punk (12–5)
6. “Tunnel Vision”, Kodak Black (-)
7. “Love On The Brain”, Rihanna (5–7)
8. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (11–8)
9. “Paris”, The Chainsmokers (7–9)
10. “iSpy”, Kyle e Lil Yachty (14–10)

Como já era de se esperar, “÷”, novo trabalho de estúdio de Ed Sheeran, permanece mais uma atualização no topo da Billboard 200. Ao longo de sua segunda semana disponível, o disco obteve aproximadamente 87 mil unidades vendidas — representando uma queda de 73% em comparação aos números de sua estreia avassaladora na tabela.

Com isso, o disco se torna o primeiro título em seis meses a assumir o topo em suas duas primeiras semanas na parada. O último trabalho a alcançar tal feito foi a trilha sonora de “Esquadrão Suicida”, que contou com produções de nomes como Twenty One Pilots, Imagine Dragons, Skrillex, Eminem, Panic! At The Disco, Grimes, entre vários outros.

A grande estreia da semana na Billboard 200 fica por conta da trilha sonora da versão live-action de “A Bela e a Fera”. Apesar do filme ter chegado às telonas do cinema apenas nesta sexta-feira (17), o disco já havia sido disponibilizado na semana anterior, e desde então acumulou cerca de 57 mil cópias comercializadas pelos Estados Unidos.

O material conta com, além das interpretações do elenco da produção e faixas instrumentais extraídas diretamente do filme, gravações de artistas como Ariana Grande e John Legend — responsáveis por recriar “Beauty And The Beast”, clássico da animação original nas vozes de Céline Dion, que também figura na trilha sonora com “How Does A Moment Last Forever”, e Peabo Bryson.

Confira as dez primeiras colocações da Billboard 200 nessa atualização:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Hardwired… To Self Destruct”, Metallica (-)
3. “Beauty And The Beast (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “A Bela e a Fera” (*)
4. “24K Magic”, Bruno Mars (3–4)
5. “Moana (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Moana: Um Mar de Aventuras” (8–5)
6. “FUTURE”, Future (4–6)
7. “Starboy”, The Weeknd (-)
8. “Culture”, Migos (6–8)
9. “HNDRXX”, Future (5–9)
10. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (-)

OFFICIAL CHARTS
REINO UNIDO

As vendas de Ed Sheeran em sua terra natal não poderiam ser melhores. Além de “÷” assumir o topo da lista local de discos, o cantor também ocupa nove das dez primeiras posições da tabela britânica de singles com faixas da edição standard do trabalho. A melhor colocada delas é “Shape Of You”, que permanece na liderança pela décima semana consecutiva.

A canção é seguida de perto por “Galway Girl”, recentemente escolhida como a segunda música de trabalho do álbum. É esperado que a faixa conquiste pontos maiores na lista com o lançamento de seu lyric video no tradicional feriado de Dia de São Patrício na Irlanda, país cuja sonoridade local exerceu grande influência na produção do próprio single.

Assim como na semana passada, a única faixa entre as dez melhor posicionadas além das de Sheeran é “Something Just Like This”, colaboração entre The Chainsmokers e Coldplay que subiu três degraus rumo ao quarto lugar nesta atualização.

Mais além na tabela, é possível destacar também a ascensão de artistas como Martin Jensen, catapultado para a 12ª colocação com sua nova música de trabalho, “Solo Dance”; Zedd e Alessia Cara, cuja mais recente parceria, “Stay”, atingiu um novo pico no 23º lugar; e Julia Michaels, que alcança as 40 primeiras posições com seu single de estreia, “Issues”.

Veja como ficam as dez primeiras posições da tabela britânica de singles nesta semana:

1. “Shape Of You”, Ed Sheeran (-)
2. “Galway Girl”, Ed Sheeran (-)
3. “Castle On The Hill”, Ed Sheeran (-)
4. “Something Just Like This”, The Chainsmokers e Coldplay (7–4)
5. “Perfect”, Ed Sheeran (4–5)
6. “New Man”, Ed Sheeran (5–6)
7. “Happier”, Ed Sheeran (6–7)
8. “Supermarket Flowers”, Ed Sheeran (9–8)
9. “What Do I Know?”, Ed Sheeran (10–9)
10. “Dive”, Ed Sheeran (8–10)

Incontestavelmente, a liderança da tabela de álbuns também é de Ed Sheeran pela segunda atualização seguida. Ao longo da última semana, “÷” obteve impressionantes 304 mil cópias vendidas, somando quase um milhão de unidades comercializadas pelo Reino Unido em apenas 17 dias disponível digital e fisicamente.

Além de “÷”, outros dois trabalhos do cantor continuam a se destacar assim como nas semanas anteriores: seu antecessor, “X”, que sobe para a terceira posição; e o seu disco de estreia, “+”, que figura na sexta colocação.

Entre as posições de destaque da tabela, encontram-se apenas dois álbuns debutantes. Um deles é “Semper Femina”, novo trabalho de estúdio da cantora e compositora britânica Laura Marling que estreia no quinto lugar da lista, tornando-se assim o seu primeiro material a alcançar as dez primeiras colocações do Official Charts.

A outra estreia desta semana é a de Marc Almond e de sua antiga dupla, Soft Cell. O cantor inglês reuniu os sucessos tanto de sua carreira solo quanto do grupo para a coletânea “Hits And Pieces: The Best Of Marc Almond & Soft Cell”, que aparece na sétima colocação.

Os dez títulos melhor posicionados na tabela britânica de discos nessa semana são:

1. “÷”, Ed Sheeran (-)
2. “Human”, Rag’n’Bone Man (-)
3. “X”, Ed Sheeran (4–3)
4. “Gang Signs & Prayer”, Stormzy (3–4)
5. “Semper Femina”, Laura Marling (*)
6. “+”, Ed Sheeran (5–6)
7. “Hits And Pieces: The Best Of Marc Almond & Soft Cell”, Marc Almond e Soft Cell (*)
8. “Glory Days”, Little Mix (-)
9. “Trolls (Original Motion Picture Soundtrack)”, trilha sonora de “Trolls” (10–9)
10. “Starboy”, The Weeknd (9–10)


Apesar de atualmente dominar o topo de todas as paradas americanas e britânicas, Ed Sheeran certamente terá concorrência na semana que vem. O lançamento do novo projeto de Drake, “More Life”, deve agitar as tabelas musicais, assim como os sucessos em potencial do trabalho, como “Passionfruit”, “Free Smoke” e “Portland”, parceria com Quavo e Travis Scott. O canadense também figura em um dos três singles surpresa de Nicki Minaj, que deve retornar às primeiras posições da parada americana em peso.

Além de “More Life”, outros álbuns que podem vir a conquistar bons números nas próximas atualizações das paradas são “Rather You Than Me”, novo disco do rapper Rick Ross; “So Good”, aguardado trabalho de estreia de Zara Larsson; e a trilha sonora de “A Bela e a Fera”, cujas vendas devem alavancar com a estreia mundial do filme.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *