in ,

Avril Lavigne de 2002 está de volta? O som da cantora no debut e hoje

avril lavigne debut
Foto: Divulgação

Em 4 de junho de 2002, há exatos 19 anos, o debut de Avril Lavigne na música, Let Go, era lançado. Apesar de marcar a estreia de Avril no mundo musical, o disco foi um enorme sucesso ao redor do mundo. Até hoje, algumas faixas do disco, como Sk8 Boi, Complicated e I’m With You, continuam sendo os maiores sucessos da carreira da cantora.

Leia também: Avril Lavigne traz de volta estética de “Sk8er Boi” em performance com Mod Sun

Construção do álbum Let Go

Durante o processo de criação do debut Let Go, Avril Lavigne encontrou dificuldades para definir seu estilo musical. Após o álbum ser considerado uma representação do pop-punk, a cantora foi alvo de muitas críticas, sendo acusada de ser uma ‘poser’ e de se aproveitar do movimento. “Sei que não sou punk. […] Na verdade, ninguém vem até mim e diz: “Você não é punk!” Mas, se o fizessem, eu diria “eu nunca disse que era””, desabafou a artista, na época, em uma entrevista à Entertainment Weekly.

avril lavigne debut
Foto: Divulgação

Grande parte das críticas em relação ao estilo musical de Avril foram feitas por pessoas que consideravam o Let Go como um álbum pop teen, devido aos temas tratados nas letras. No disco, a cantora trata de assuntos relativos à adolescência, como angústia, relacionamentos problemáticos, solidão, insegurança, confusão e autodescoberta.

“Muitas das minhas músicas são pessoais e sobre eu ter 16 anos e garotos partirem meu coração e parecer que é o fim do mundo. São sobre eu ser apenas uma criança e escrever sobre ter uma queda por um skatista ou algo assim. O álbum tem várias atitudes e emoções diferentes: eu sendo louca; estando magoada ou triste”, explicou.

Impacto do disco na indústria musical

Apesar das controvérsias, o debut de Avril Lavigne com Let Go definitivamente impactou toda uma geração de adolescentes e se tornou um grande marco na indústria musical. “[Avril] pode não ter inventado seu som, mas irrevogavelmente colocou sua marca nele”, disse Jonathan Bradley, da revista Billboard. Quebrando as percepções de visual ‘feminino’ esperado das adolescentes no início dos anos 2000, a artista influenciou diversas jovens com seu estilo skatista, usando tênis All Star e roupas largas.

Além disso, o disco foi responsável por abrir portas para muitas artistas femininas dentro do cenário musical, como Ashlee Simpson, Lindsay Lohan, Kelly Clarkson, Hilary Duff, Miley Cyrus e Demi Lovato. Hayley Williams, vocalista do Paramore, já chegou a dizer que provavelmente não teria sido contratada por uma gravadora se não fosse por Avril.

Comercialmente, o trabalho foi o segundo projeto musical mais vendido em 2002 e o nono em 2003, segundo a Federação Internacional da Indústria Fonográfica. Com isso, Avril entrou para o Guinness Book como a artista feminina mais nova a alcançar o #1 nas paradas de álbuns mais vendidos do Reino Unido. Mais tarde, os leitores da Rolling Stone elegeram o LP como o 4° melhor álbum da década. O disco também rendeu à cantora oito indicações ao Grammy, incluindo Artista Revelação e Música do Ano, por Complicated e I’m With You, em 2002 e 2003, respectivamente.

Avril Lavigne de 2002 está de volta?

Avril Lavigne seguiu com a influência pop-punk nos álbuns subsequentes, Under My Skin e The Best Damn Thing. Foi apenas em 2011, com o disco Goodbye Lullaby, que a sonoridade da cantora começou a mudar. O trabalho deu início à uma transição para uma Avril mais pop, com músicas que combinavam mais com os hits tocados nas rádios. Porém, isso não significou o fim da popularidade da artista. Goodbye Lullaby proporcionou à artista alguns dos maiores êxitos de sua carreira, como as faixas What The Hell e Smile.

Nos álbuns mais recentes, Avril Lavigne e Head Above Water, a canadense continuou seguindo por um caminho mais pop rock e soft rock, distante do pop-punk. No entanto, agora, quase duas décadas após seu debut, Avril promete voltar ao estilo musical que a consagrou como uma das artistas mais importantes dos anos 2000.

Flames

O primeiro indício da volta de Avril Lavigne ao seu som antigo foi o lançamento do single Flames, parceria com o cantor Mod Sun. A faixa faz parte do mais recente álbum do artista, Internet Killed The Rockstar, e traz à tona a nostalgia do pop-punk dos anos 2000.

Inclusive, durante uma performance no programa Jimmy Kimmel Live, a dupla reviveu a estética do álbum Let Go, realizando uma performance inspirada no videoclipe de Complicated. Avril e Mod apresentaram a música diretamente de uma pista de skate, rodeados por diversos skatistas. Além da localização, a cantora usou e abusou do estilo 2002, com roupas pretas, largas e um par de tênis.

Novo disco de Avril Lavigne

Desde o final de 2020, Avril Lavigne não esconde que está preparando seu novo álbum. A cantora chegou a compartilhar no Instagram fotos no estúdio ao lado do próprio Mod Sun e do cantor Machine Gun Kelly, que deu início à sua era pop-punk em 2020. Outro músico que está trabalhando com Avril é Travis Clark, vocalista da banda We The Kings. Clark revelou, em entrevista à revista Alternative Press, que ele, a cantora e MGK colaboraram em algumas músicas novas.

Já a produção do disco será assinada por John Feldmann, importante produtor da cena pop-punk. No passado, Feldmann já trabalhou com algumas das maiores bandas do estilo musical, como blink-182, Good Charlotte e The Used. “Alguém se lembra do icônico Under My Skin? Teremos prazer em pegar mais um pouco disso”, adiantou o produtor em entrevista ao Wall of Sound, confirmando o retorno de Avril para o gênero musical.

Além do envolvimento de Feldmann, Avril deixou claro que blink-182 é uma das principais influências para o novo trabalho. No Instagram, a cantora publicou uma série de stories tocando baixo e afirmou que estava se inspirando em Mark Hoppus, vocalista do grupo. Hoppus também confirmou, durante live no Twitch, que está trabalhando em um projeto com a artista.

E aí, você acha que a Avril Lavigne do debut está de volta? O que você espera da nova era de Avril? Para ficar por dentro das últimas notícias sobre a cantora, siga o Tracklist nas redes sociais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *