in

Morre Astrud Gilberto, ícone da Bossa Nova, aos 83 anos

Informação foi confirmada pela neta e colaborador da artista nas redes sociais

Foto: Divulgação

Na última segunda-feira, 5 de maio, faleceu Astrud Gilberto, aos 83 anos de idade. A cantora e compositora baiana, considerada ícone da Bossa Nova, ficou conhecida por dar voz a grandes músicas do gênero que ganharam o mundo.

Morre Astrud Gilberto, aos 83 anos

A informação do falecimento de Astrud Evangelina Weinert, mais conhecida como Astrud Gilberto, foi confirmada nas redes sociais por Paul Ricci, colaborador da cantora, e sua neta Sofia Gilberto, que usou no vídeo de homenagem uma música feita para ela, chamada “Linda Sofia”.

“A vida é linda, como diz a música, mas venho trazer a triste notícia que minha avó virou estrela hoje e está ao lado do meu avô, João Gilberto”, escreveu Sofia. “Astrud foi a verdadeira garota que levou a Bossa Nova de Ipanema para o mundo. Foi a pioneira e a melhor”. 

A publicação revisita um pouco da carreira de Astrud Gilberto, que casou-se com João Gilberto em 1959, ocasião em que adotou o sobrenome. “Aos 22 anos, deu voz à versão em inglês de ‘Garota de Ipanema’ e ganhou fama internacional. A música, um hino da Bossa Nova, se consagrou como a segunda mais tocada em todo o mundo principalmente por sua causa”, relembra a neta da artista. 

Conhecida também por ser a primeira artista mulher a vencer o Grammy Awards de Gravação do Ano, que levou o prêmio ao lado de Stan Getz por sua versão em inglês de “Garota de Ipanema”, como citado na publicação.

No mesmo ano, 1965, o álbum ao qual pertence a canção, “Getz/Gilberto”, parceria de João Gilberto com o artista americano, e que conta com vocais de Astrud, levou o Grammy de Álbum do Ano. Além disso, Astrud foi indicada a Artista Revelação e Melhor Performance Vocal Feminina.

“Amo e amarei Astrud eternamente e ela foi o rosto e a voz da Bossa Nova na maior parte do planeta. Astrud estará para sempre em nossos corações, e neste momento temos que celebrar Astrud”, finaliza Sofia Gilberto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *