Desde que começou a trabalhar em seus projetos solo quando ainda estava no Fifth Harmony, Camila Cabello vem recebendo atenção da mídia. Mas foi a partir de dezembro, quando saiu oficialmente do grupo, que a cantora se dedicou exclusivamente a sua música, realizando algumas conquistas na sua nova, porém notória, carreira.
Dueto com Shawn Mendes
O começo de tudo. Quando Camila Cabello e Shawn Mendes lançaram “I Know What You Did Last Summer”, em novembro de 2015, os fãs ficaram com medo de que a cantora saísse do Fifth Harmony. No entanto, Camila afirmou que não faria isso, que era só parte de um projeto paralelo dela.
A canção chegou a atingir o 20º lugar no Hot 100 da Billboard, quase dois meses depois de debutar no 97º lugar. Camila e Shawn saíram juntos para divulgar a música em programas como Live! With Kelly and Michael, The Late Late Show with James Corden, The Tonight Show Starring Jimmy Fallon e The Ellen DeGeneres Show, além do People’s Choice Awards de 2016. A faixa conta com um certificado de platina nos Estados Unidos por vender um milhão de cópias.
Bad Things
Lançada em outubro de 2016, “Bad Things” é a segunda colaboração de Camila Cabello enquanto ainda estava no Fifth Harmony. A parceria com o rapper Machine Gun Kelly tem duas certificações de platina, pelos dois milhões de cópias vendidas em território americano.
A música chegou a pegar o 4º lugar no Hot 100, se tornando o primeiro top 5 de Camila como artista solo. No Reino Unido, a faixa alcançou o 16º lugar quase um mês após debutar em 98º lugar. MGK e Camila performaram juntos no The Tonight Show Starring Jimmy Fallon, no The Late Late Show with James Corden e no The Ellen DeGeneres Show, já oficialmente como artista solo.
Primeiro single solo pós Fifth Harmony
“Crying In The Club” foi lançada em maio deste ano como o primeiro single do seu álbum The Hurting, The Healing, The Loving. Escrita pela própria artista em parceria com a cantora Sia e Benny Blanco, a canção conta com um sample de “Genie in a Bottle” de Christina Aguilera. Em uma matéria sobre Camila Cabello, a Billboard destacou que a canção tem uma melodia familiar, o que ajudou a se tornar um sucesso nas rádios.
Apesar da curiosidade do púbico para saber qual direção a carreira solo da cantora ia tomar, “Crying In The Club” chegou até o 47º lugar no Hot 100. Já no Reino Unido a música teve mais sucesso, alcançando a 12º posição.
Capa de revista
Só neste ano Camila estampou a capa de cinco revistas importantes, são elas Seventeen, Billboard, Flaunt, Fault e Latina. Sempre quando perguntada sobre o grupo, a cantora mostrou grata por participar do Fifth Harmony. Veja o que ela falou:
Latina: “Comecei no grupo com apenas 15 anos. Eu precisava seguir meu coração e minha visão artística. Sou grata por tudo que tivemos no Fifth Harmony e por [essa nova] oportunidade. Estou menos focada no sucesso e mais em fazer meu melhor e seguir minha visão artística ao máximo, onde quer que isso me leve. Claro que também espero que as pessoas gostem da minha música!”
Fault: “Acho que a parte mais assustadora é deixar um projeto bem-sucedido para perseguir um novo sonho com um caminho cheio de dúvidas de autodescobrimento que só você pode responder. Mas mesmo quando me sinto tão grata pela oportunidade de ser parte do meu antigo grupo, expressar-me como artista tornou-se uma necessidade”.
Seventeen: “Agora é a hora certa de mudar o foco para minha música solo. Claro, não foi fácil, mas sempre entendi que o propósito todo da vida é ser realizado e seguir seus sonhos. Se não acha que está fazendo isso onde está, é seu trabalho fazer uma mudança. Vou continuar a desejá-las tudo do melhor e estou feliz que continuem suas jornadas como Fifth Harmony. Também estou animada para ouvir novas músicas do grupo e de seus projetos solo”.
Billboard: “A rota mais fácil seria calar minha boca, cantar as músicas, vestir as roupas e continuar, sabe? Digo, nós estávamos no topo de nossa carreira. Definitivamente não era a opção segura. Eu tenho isso no meu DNA. A forma com que minha mãe me criou, sempre foi: não se acomode. Pule e espere que cresçam asas em você na descida”.
Parceria com marcas famosas
Camila Cabello é estrela das campanhas da Guess, Skechers e L’Oreal. De acordo com Paul Marciano, diretor criativo da Guess, a “confiança, força e a beleza de Camila refletem as qualidades que eu procuro em uma Guess Girl. Escolhendo Camila para ser o rosto da marca celebramos que as Guess Girls são mulheres multi-talentosas, dinâmicas e realizadas”.
Já para Michael Greenberg, presidente da Skechers, marca que teve Demi Lovato como garota propaganda por anos, “Camila é a herdeira natural da nossa tradição de superstars da música – ela já é amada por milhões de pessoas, e é uma estrela que merece atenção nesse ano e além. Com sua confiança e sua personalidade, ela é um grande ícone global para nossa marca”.
Indicação ao Grammy Latino
Sua parceria com o rapper Pitbull e o colombiano J Balvin na música “Hey Ma”, para a trilha sonora do filme Velozes e Furiosos 8, além de render o 5º lugar no Hot Latin Songs da Billboard, rendeu também uma indicação ao Grammy Latino de 2017 na categoria Melhor Canção Urban, que, infelizmente, acabou perdendo para a música “Somos Anormales” de Residente. Mas já é um ótimo começo para Camila!
24K Magic World Tour
Camila Cabello foi convidada pelo cantor Bruno Mars para abrir cerca de 20 shows esgotados da 24K Magic World Tour pelos Estados Unidos e Canadá durante o verão norte-americano. Foi uma ótima oportunidade para a cantora divulgar suas músicas, já que nos shows realizados em Chicago, por exemplo, o público chegou a 47.942 pessoas.
Prêmios importantes
De 36 indicações em diferentes premiações pelo mundo, Camila ganhou cerca de 17. Entre as mais importantes estão o Europe Music Awards 2017 por Melhor Artista Pop, Teen Choice Awards 2017 pela música “Crying In The Club” (melhor música de artista feminina), “Know No Better” (melhor música eletrônica), Melhor Artista Feminina do Verão e Mulher Mais Gata.
Em 2016, Camila esteve presente na lista dos 30 Adolescentes Mais Influentes do ano da Time Magazine, pelos seus trabalhos com o Fifth Harmony e pela sua voz sobre os imigrantes cubanos.
Recentemente a Billboard anunciou que Cabello vai receber o prêmio de artista revelação no Woman In Music, que tem Selena Gomez como maior homenageada da noite, pelo excelente desempenho e destaque nos charts e nas plataformas de streaming desde que seguiu carreira solo. Ela também vai performar na cerimônia, que acontece no dia 30 de novembro.
Participação em festivais e premiações
Billboard Music Awards 2017, MuchMusic Video Awards, B96 Summer Bash, Billboard Hot 100 Festival, BBC Radio 1 Teen Awards, Latin American Music Awards, iHeartRadio Fiesta Latina, Wango Tango, LOS40 Music Awards e Europe Music Awards foram alguns dos festivais e premiações que Camila Cabello cantou neste ano. Lembrando que ela vem no próximo ano para a Argentina e Chile para a edição do Lollapalooza 2018.
Havana
A última e não menos importante conquista da lista de Camila Cabello é o single “Havana”. Lançada em agosto, inicialmente como faixa promocional de seu primeiro álbum, a música se tornou um sucesso espontâneo, fazendo com que a cantora transformasse a música em single.
Há 3 semanas, pela primeira vez Cabello atingiu o topo do Official Charts no Reino Unido e o 2º lugar no Billboard Hot 100. A música também já vendeu um milhão de cópias nos Estados Unidos, obtendo certificação de platina. Além disso, “Havana” está há semanas no segundo lugar no Spotify Global, atingiu o 1º lugar no iTunes US e está há quase um mês no topo das músicas mais vendidas no mundo do iTunes.
Por conta do sucesso, Camila adiou o lançamento do álbum, que estava agendado para setembro de 2017, para compor mais músicas e nesta quarta-feira (22) anunciou pelas redes sociais que o CD, que não se chama mais de The Hurting, The Healing, The Loving, já está pronto. Ela lançou também uma versão remix de “Havana” com o cantor latino Daddy Yankee, presente no megahit “Despacito”.
Que ano para Camila Cabello! Estamos ansiosos para saber o que vem pela frente!